quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Site educativo

Uma boa sugestão para a criançada na sala de informática é o site do Tio Gui uma oficina de Arte, jogos origames, adivinhas, sombras chinesas e muito mais...
Acesse aqui:
http://www.tiogui.com.br/

domingo, 26 de setembro de 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Estudo dos Estados brasileiros

O Almanaque dos Estados brasileiro possui um excelente conteúdo para aula de história, geografia ou economia junto com uma galeria de fotos.

Para navegar nessa aula multisciplinar é só clicar no Estado Brasileiro de seu interesse conhecer tudo sobre:
  • Dados gerais               
  • História
  • Quadros físicos
  • Economia
  • Hino do Estado
  • Site oficial                  
  • Capital
  • Gentílico
  • Àrea
  • Localização
  • Densidade demográfica
Acesse aqui...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Os 7 maravilhosos fenômenos da natureza

Ao Senhor pertence a terra e tudo o que ela contém, a órbita terrestre e todos os seres que nela habitam, pois o próprio Senhor a assentou sobre as águas do mar. E sobre as águas dos rios a consolidou.
Salmo 23.2


Neste mundo somos apenas mordomos dos bens do Senhor.
Cuidar do que ainda resta no planeta terra
É nossa grande responsabilidade.
Nelso Figueiró

Apresentação
O maior desafio tanto neste século quanto nos próximos é salvar o planeta da destruição. Isso exigirá das pessoas uma mudança de comportamento no tocante ao relacionamento dos seres com o meio em que vivem.

Para isso é necessário cuidar de nossas formas de convívio promovendo a paz, a solidariedade e a justiça; cuidar de nosso ambiente para que seja possível a convivência entre todas as formas de vida; cuidar da nossa querida e generosa mãe Terra.

Com os atuais padrões de consumo e as constantes agressões contra a natureza, que levam à degradação
ambiental e à deterioração da qualidade de vida, torna-se evidente a importância da preservação e da utilização racional dos recursos naturais em todo o mundo.


Assim, esta cartilha tem como premissa orientar adultos, adolescentes e crianças sobre o que é meio
ambiente e como cuidar desse patrimônio da humanidade.



Esta excelente cartilha sobre o meio ambiente você pode trabalhar com seus alunos em sala de aula ou na sala de informática, imprimindo os assuntos para debates e escrita de textos com os alunos ou até mesmo, eu creio talvez solicitando algumas para a o EPAGRI SC. Direcionada para estudantes e no auxílio do educador para promover uma educação ambiental de qualidade. Demora um pouquinho carregar mas:
VALE CONFERIR...


  Outra ótima cartilha ecológica,com muitas atividade para trabalhar com a educação infantil:

Este projeto pretende melhorar a qualidade da água da nossa bacia, a bacia do Itajaí. Para que isso aconteça, serão realizadas várias atividades com o apoio do seu município: projetos de recuperação de mata ciliar, incentivo à criação de políticas ambientais municipais e várias ações educativas.
CLIQUE AQUI...

OUTRA CARTILHA COM DIVERSAS ATIVIDADES PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA:


Você pode imaginar que estas maravilhas podem estar com os dias contados???

Você já pensou que estas maravilhas podem acabar se nós não cuidarmos do meio ambiente? O arco-íris de fogo... nuvens mammatus...circulos de gelo...maré vermelha...buracos azuis...colunas de basalto...pedras que se movem...


7 Maravilhosos Fenômenos da Natureza que Pouca Gente Conhece


UM SHOW MISTERIOSO PARA NÓS MORTAIS DA DIVINA NATUREZA



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dicionário Aurélio cinquentenário



O dicionário Aurélio está comemorando cinquenta anos de existência e para acompanhar a evolução tecnológica adicionou à sua nova edição verbetes e palavras do mundo virtual como: e-book, tablets, pop up, etc

E novos verbos como: tuitar, blogar e substantvos como: fotolog, blue tooth.E outros termos tecnológicos e ecológicos

É a flexibilidade da linguagem sendo incorporada com o desenvolvimento da sociedade.

Um ótimo assunto para uma aula de língua portuguesa e pode partir do video sobre a história de Aurélio Buarque de Holanda que mostra como ele criou o famoso dicinário da língua portuguesa.

Fonte: G1 O globo

ACESSE O LINK AQUI...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Biblioteca Digital Mundial

Recebi por e-mail da minha amiga Rosa Athayde está pérola de conhecimento:

A UNESCO presenteia o mundo com o lançamento na internet da Biblioteca Digital Mundial o acervo reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as preciosidades e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Fácil de navegar:

Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas O PORTUGUÊS. A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.

Como se acende ao sítio global?

Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet.

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registrarem.

Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.

Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.

Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de La Fontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.

Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas:

América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria no Egipto e à Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.

A estrutura da BDM foi decalcada do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e atualmente contém 11 milhões de documentos em linha.

Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste esse sítio vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audio-visual.

  VALE A PENA CONHECER!!!
http://www.wdl.org/pt/ 

  Teresa Cristina Maria, Imperatriz, Consorte de Pedro II, Imperador do Brasil

Brasil Memória das Artes

Conheça o acervo digitalizado da Funarte
Imagens, áudios, videos e muito mais sobre as Artes no Brasil: teatro. música, circo,Artes visuais...

Uma aula cultural
Acesse aqui:
http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/ 

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Desenhos para colorir

Sei que os professores do Ensino Fundamenta I procuram e gostam de desenhos para colorir.
Encontrei um site com 20.000 desenhos para colorir.
Tenho certeza que vocês vão gostar.

Acesse aqui...



Arquivo Público do Estado de São Paulo



O Arquivo Público do Estado de São Paulo, publicou o acervo fotográfico do jornal Última Hora, importante meio de comunicação  que circulou entre os anos 1951 por um período de 20 anos de história e documentação. Composto por 166 mil fotos, 500 mil negativos, 2.223 ilustrações e uma coleção de edições do periódico. Inestimável fonte de pesquisa para diversos tipos de estudos, técnicos, desing, jornalismo, ciências políticas e históricas.

Confira acessando aqui:
  http://www.arquivoestado.sp.gov.br/index.php

domingo, 12 de setembro de 2010

Jornal Digital



Extra! Extra! Criar um jornal virtual com os alunos é uma ótima noticía de primeira página, não?

Mais uma sugestão que encontrei no blog da Elaine Pacheco e quero compartilhar com vocês.
As possibilidades educativas com a criação de um jornal virtual como educadores podemos imaginar, eh?

Acesse aqui e crie o seu:
http://www.jex.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=2

Cursos on line grátis

Conheci o blog da professora Elaine Pacheco de Londrina PR,( http://professoraelainebio.blogspot.com/ )e gostei da sugestão de cursos gratuitos on line de importantes instituições desse nosso país como: Fundação Getúlio Vargas e Senai. Segundo Elaine ela mesma fez dois cursos on line e gostou muito. E ainda dá a dica:  quem vai fazer os cursos tenha em mãos um material para fazer anotações e estudar bastante para não se ver apertado nas provas finais. Os cursos todos têm certificado.

Procure os que são de sua área e bons estudos!


http://www5.fgv.br/fgvonline/default.aspx 




                                                                                 
                                                                                    http://www.senai.br/ead/transversais/ 

sábado, 11 de setembro de 2010

Aprendendo vários idiomas de graça pela internet



A rede britânica de comunicação BBC criou um site gratuito onde é possível aprender cerca de 36 idiomas.
Primeiro selecione a língua que deseja aprender e o nível básico ou intermediário,lá pode ser encontrado testes para seu conhecimento, jogos, dicionários, expressões cotidianas, gramática, dicas, conteúdo para professores, vídeos e áudios tudo que é necessário para aprender um idioma com qualidade de pronúncia e escrita.


Acesse aqui:http://www.bbc.co.uk/languages/

Outra boa dica é o site howjsay onde digita-se a palavra e ouve-se a sua pronúncia correta
Confira aqui: http://www.howjsay.com/

Fonte: wwwhatsnew.com 

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sketchcast – Desenhe online para explicar conceitos



Sketchcast – Desenhe online para explicar conceitos

Explicar uma fórmula matemática, criar uma história, escrever uma carta, criar um curso online de letras chinesas, publicar tutoriais de desenho, criar jogos para crianças… Sketchcast é uma ferramenta, disponível em português, que podemos usar para gravar um vídeo enquanto desenhamos qualquer coisa na web ao mesmo tempo que registramos nossa voz.

[...] faça logon no site e clique no link “Criar” na parte superior da página. Você verá um gravador. Deixe o microfone pronto e pegue o mouse. Em seguida, pressione o botão “iniciar a gravação” e pronto, pode desenhar! [...]

O resultado pode ser mostrado em qualquer página web, um perfeito vídeo-tutorial onde desenhamos
Leia mais...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desenhos biblicos para colorir e atividades diversas




O site Voz do Trono trouxe uma sugestão muito boa sobre desenhos biblicos para imprimir,  pintar on line e histórias biblicas que gostei muito. Apesar de ser em inglês tem algumas páginas em português. Com muitas gravações de sons como de cachoeiras, rios, floresta, animais, entre outros. Com games biblicos, atividades, videos de animais e muito mais.Uma aula biblica e de inglês!
http://www.christiananswers.net/portuguese/kids/clr-indx-p.html






"Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é o Cristo, o Senhor." Lucas 2:10-11

domingo, 5 de setembro de 2010

Quebra-cabeças on line

Sei que muita gente gosta de montar quebra-cabeças, uma ótima forma de desenvolver a concentração, o raciocínio e fugir do stress do dia-a-dia.

Se você acha legal passar um tempo com essa diversão poderá encontra uma boa opção neste site onde você escolhe o número de peças e ainda poderá criar o seu com suas fotos ( dê uma conferida essa opção parece que é paga... )

Pessoas com determinação e paciência acessem aqui e bom divertimento!
http://www.jigzone.com/

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Manual de recursos web 2.0

O site http://autoriacoletiva.wordpress.com/ trouxe uma maravilhosa sugestão para todos os  professores interessados em conhecer cada vez mais dos recursos das tecnologias na sala de aula. Manual de recursos web 2.0

http://www.crie.min-edu.pt/publico/web20/manual_web20-professores.pdf