quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aprendendo a importância de reciclar o lixo



  Simples e direto o filme demonstra as consequências
do lixo jogado nas ruas e como é o destino correto da reciclagem.
As crianças aprendem de forma lúdica e criativa.

Veja aqui...


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Laboratório de informática: um aliado




Realizar uma atividade no laboratório não é algo que acontece de repente, mas sim um ato planejado, de acordo com seus conteúdos e objetivos a serem alcançados.
O laboratório pode ser utilizado para iniciar, fixar ou encerrar um assunto.
Tudo dependerá da turma que você tem e de como ela responde às atividades propostas.

Vamos começar com um exemplo simples, mas que vale ser feito.

CONTINUE LENDO...

terça-feira, 15 de maio de 2012

Cursos on line

Aprimore seus conhecimentos em informática.
Aqui:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Conversando sobre novas tecnologias



Você já deve ter escutado muitas recomendações a respeito do uso de recursos tecnológicos em suas aulas, certo? Eu também! Mas, em que medida estes são realmente importante em nossas salas? A interação de nossos alunos com as novas tecnologias muda alguma coisa em sua forma de aprender? Pensando nestas questões gostaria de propor uma reflexão.

Bem, sabemos que nossa sociedade está cada vez mais conectada, que nossos aluninhos e alunões, estão cada vez mais inseridos neste ambiente, não é verdade? Não podemos negar que tamanha imersão tem provocado algumas mudanças de comportamento e reações em sala de aula, concorda ou não? Não precisamos ir longe, você mesmo pode listar uma série de mudanças na última década, certo?

CONTINUE LENDO...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Guigo e o sol.

O Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia possui uma página dedicada as crianças: SBD KIDS
onde os pequenos podem aprender brincando e através de histórinhas sobre vários assuntos de prevenção com os cuidados da pele. Muito interessante e esclarecedor. Vale conferir!

http://www.sbd.org.br/Kids/

sábado, 28 de abril de 2012

Senado lança passeio virtual





O Senado lança oficialmente nesta sexta-feira (27) o seu Tour Virtual, programa que permite visualizar os espaços mostrados durante a visita guiada oferecida pela Secretaria de Relações Públicas da Casa.

O sistema traz imagens dos salões Negro e Azul e do túnel que liga o edifício principal ao Anexo 2, conhecido como Túnel do Tempo. Há também textos com informações sobre cada ambiente, além de fotos de detalhes de algumas obras de arte expostas no Salão Nobre, sede atual do Museu do Senado.

O passeio virtual inclui o Plenário, espaço principal de debates e votações, com explicações que ajudarão o internauta a compreender melhor como ocorrem as decisões.

CONTINUE LENDO...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Desenho animado na sala de aula

Crianças mostram como vêem a região semiárida onde vivem por meio da animação

 Crianças mostram como vêem a região semiárida onde vivem
 Um grupo de crianças de uma comunidade rural, na região semiárida, quer mostrar
como é a sua realidade desenhando. Do resultado dessa iniciativa, nasceu a série de animação Água,

 Vida e Alegria no Semiárido, produzida pela ONG ASA
 (Articulação no Semi-Árido Brasileiro) em parceria com o Canal Futura.
Fernanda Cruz, da ONG ASA, conta que assim que os desenhos foram animados, os vídeos
foram apresentados às crianças, que deram sugestão na finalização do projeto.
“Todos os episódios têm a carinha deles, que nos ajudaram a conceber esse projeto
até o fim”.   
Segundo Fernanda, as crianças adoraram o resultado, que está sendo exibido na grade
do Canal Futura.
“É importante que crianças de todo o Brasil aprendam que existem realidades diversas,
que o jeito como elas vivem não é igual ao de todo o mundo”, explica Fernanda.
Confira os vídeos no site do Canal Futura. (–> Fonte: website Canal Futura)

Fonte: Brinquedos Pimpão

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula

Recursos didáticos.Como usar a tecnologia na sala de aula.



Nove dicas para usar bem a tecnologia

O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE
Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Práxi pedagógica e a mídia na sala de aula







O mundo está consternado com a notícia de mais uma vida que foi interrompida pelo uso e abuso de álcool e drogas. A morte da cantora Whitney Houston aos 48 anos leva-nos a refletirmos sobre estes vícios que estão ocasionando a morte de milhares de pessoas. Não porque se trata de uma pessoa famosa apenas, esquecendo os demais jovens anônimos que morrem todos os dias devido aos mesmos vícios, mas porque é uma oportunidade oferecida pela repercussão do fato na mídia, o que leva os estudantes a comentarem e com isso o despertar da curiosidade sobre as causa possíveis da morte da cantora .

Um educador atento pode aproveitar esse lamentável ocorrido e elaborar uma aula bem interessante e proveitosa com seus educandos.


Discutir as conseqüências físicas e psíquicas que a dependência química ocasiona nas pessoas e a destruição da família. Escutar as músicas e apresentar aos alunos o Google tradutor no laboratório de informática da escola. Construção de textos sobre o assunto, palestras com especialistas, e depoimento de pessoas que superaram o vício.

Quando estamos querendo utilizar os recursos da mídia na educação não devemos ficar presos a uso de jogos, sites e pesquisas que na maioria das vezes ficam no copiar colar, ou o que é pior ainda, deixar os alunos livres entrando em sites que quiserem sem nem um propósito educativo.

Não podemos desprezar a presença da mídia na sociedade contemporânea.

 Rejeitar as oportunidades das ocorrências na mídia é rejeitar a técnica enquanto benefício na construção do conhecimento.

 
Por isso, não devemos usar a mídia em sala de aula apenas como um recurso ilustrativo, mas como uma abordagem que sirva para manter os educandos conscientes dos valores que a mesma tenta transmitir e a realidade dos fatos na sociedade.

E que a utilização destes meios como ferramenta didática é um rico campo que vai além do território da sala de aula e do livro didático.

Assista ao video da música tema do filme "O GUARDA COSTAS" que também foi interpretado pela cantora que atuou como atriz principal.
Em dupla com Kevin Costner o filme possui cenas romanticas inesquecíveis.

 
If I
Should stay
I would only be in your way
So I'll go
But I know
I'll think of you every step of
the way
And I...
Will always
Love you, oohh
Will always
Love you
You
My darling you
Mmm-mm
Bittersweet
Memories
That is all I'm taking with me
So good-bye
Please don't cry
We both know I'm not what you
You need
And I...
Will always love you
I...
Will always love you
You, ooh
[Instrumental / Sax solo]
I hope
life treats you kind
And I hope
you have all you've dreamed of
And I wish you joy
and happiness
But above all this
I wish you love
And I...
Will always love you
I...
Will always love you
[Repeat]                       
I, I will always love
You....
You
Darling I love you
I'll always
I'll always
Love
You..
Oooh
Ooohhh



Google tradutor:



Se eu
deve ficar
Gostaria apenas de estar no seu caminho
Então, eu vou
Mas eu sei
Vou pensar em você a cada passo
a forma

E I. ..
Will sempre
Amo você, oohh
Will sempre
te amo
você
Minha querida você
Mmm-mm

agridoce
memórias
Isso é tudo que estou levando comigo
Então, adeus
Por favor, não chore
Nós dois sabemos que eu não sou o que você
você precisa

E I. ..
Sempre vou te amar
I. ..
Sempre vou te amar
Você, ooh

[Solo Instrumental / Sax]

Espero
vida boa com você
E eu espero que
você tem tudo que você sonhou
E eu desejo-lhe alegria
e felicidade
Mas, acima de tudo isso
Eu desejo que você ama

E I. ..
Sempre vou te amar
I. ..
Sempre vou te amar
[Repita]

Eu, eu sempre vou te amar
Você ....
você
Querida eu te amo
Eu sempre vou
Eu sempre vou
amar
Você. ..
Oooh
Ooohhh

" O ontem não existe mais. O amanhã ainda não existe.
 Você só tem o hoje. Este é o dia em que Deus age."
Max Lucado



 

Whitney Houston - I Will Always Love You Official Music Video