quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

NOVO ANO LETIVO



Semana Pedagógica

By Roseli Brito
De fato o ano letivo começa quando inicia a Semana Pedagógica dentro da Escola. Infelizmente muitas não sabem verdadeiramente o que fazer na Semana Pedagógica e outras utilizam este precioso tempo apenas para ficar discutindo longos textos, realizando dinâmicas de motivação, um oba-oba que não acrescenta nada de concreto ao trabalho que deverá ser realizado ao longo do ano.
Mas, o que é a Semana Pedagógica ? Porque ela é importante? Por que a Escola DEVE realizá-la ? Objetivamente falando a Semana Pedagógica é um momento de analisar o que deu e o que não deu certo, ajustar e corrigir o rumo do que deu errado, planejar novas ações para fazer mais do certo e menos do errado, implementar as ações, ou popularmente falando: arregaçar as mangas e fazer acontecer.
Geralmente esta Semana Pedagógica ocorre no mês de Janeiro, logo que os Professores retornam do recesso. Em algumas Escolas ocorrem em 5 dias, outras em 7 a 10 dias. O fato é: não importa se você tem mais ou menos tempo, o que importa é que há assuntos ou temas importantes que não podem deixar de ser discutidos nesse período.

Pauta/Temas da Semana Pedagógica:
. Integração dos Professores novos com todos membros da Equipe (Apoio, Administrativo, etc), bem como o esclarecimento das metas da escola a serem atingidas nesse novo ano
. Análise dos dados do ano anterior (aprovação/reprovação/por sala/turma (índices: ex.IDEB)
. Ajustes no PPP com avaliação e monitoramento das metas estabelecidas
. Desafios enfrentados no ano anterior, com definição de ações /soluções para o novo ano que se inicia
. Calendário escolar e estabelecimento da rotina escolar
. Passagem da turma para o novo Professor (informar as necessidades a serem trabalhadas e progressos já alcançados)
. Planejamento Geral (Plano de Ensino/Projetos/Reforço/Alunos com NEE/Avaliação)
. Formação Continuada: como ela ocorrerá durante o ano
. Avaliação Institucional e da Equipe: informar como ela ocorrerá

Materiais necessários:
. Quadros com índices de aproveitamento por sala/turma
. Quadro de Horário das Aulas
. Calendário Escolar
. Cópias do PPP
. Proposta curricular
. Planos de Ensino

Lembre-se a Semana Pedagógica começa no início do ano letivo, porém só termina quando o ano letivo se encerra. Encare da seguinte forma, o PPP é a bússola que norteará todo o trabalho desenvolvido no ano, e a Semana Pedagógica fornece o grande “itinerário”, dessa jornada.
Por esta razão é de extrema importância logo no início do ano mostrar a toda a Equipe, o resultado, em números, do trabalho que eles estão desempenhando na Escola. Só assim ficará claro que se os resultados apresentados ainda não estão satisfatórios, significa que a Equipe terá que fazer melhor neste novo ano, ou seja, fazer diferente do que estão fazendo até então, e para isso será necessário implantar novas ações, dar importância a capacitação que deve ser constante e fazer parte da rotina da Escola.

Caberá ao Coordenador, juntamente com os demais envolvidos na Equipe Estratégica (Diretor, Vice, Supervisor) elaborar um Programa de Educação Continuada para todos os membros da Equipe, pois é a capacitação dos envolvidos que garantirá que as metas estabelecidas no PPP e compartilhadas na Semana Pedagógica sejam alcançadas.

A Semana Pedagógica tem seus objetivos atingidos quando todos saem dela sabendo que a “sua” parte compõe o “todo”, e que se esse “todo” está “doente” e caminha de modo ineficiente, então cada um deverá mudar. Ficar do mesmo tamanho também já não será mais uma opção, todos deverão crescer, aprimorar-se, fazer o melhor e sair em busca de mais.
Agora você decide: ou fica do mesmo jeito e continua contribuindo para deixar a Escola “doente”, ou aceita o desafio de mudar e trazer a “cura”.
Então, o que vai ser ?
FONTE:http://www.sosprofessor.com.br


 

domingo, 15 de janeiro de 2012

NOVO ANO LETIVO




Planejamento Anual e a Indisciplina diária

By Roseli Brito
O ano começa e com ele novas expectativas de maiores realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar.
Entretanto, os bimestres passam e a mudança nos alunos em termos de caráter, amadurecimento, relacionamentos, são muito poucas. A indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento.
Mas, o que acontece realmente que faz com que no final do ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e constatação de que o planejamento não `funcionou`.
A grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem, é que eles são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50% do processo de educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em pauta e que extrapolam a sala de aula.
Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres.
Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.
É preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além dos livros didáticos, das provas, avaliações e lições de casa.
Aqui está o esboço de um Plano de Ação com dez itens para serem considerados no seu próximo planejamento:
RESULTADOS DO ANO ANTERIOR: analise os resultados do que deu certo e errado no ano anterior (levantamento de números e causas)
QUALIDADE DO APRENDIZADO: crie um sistema de avaliação que priorize a qualidade de aprendizado e não apenas a quantidade de conteúdo memorizado
FAZER DIFERENTE: Levante novas estratégias pedagógicas, adequadas aos modelos de aprendizagem dos seus alunos
GERENCIAMENTO SALA DE AULA: crie procedimentos para o gerenciamento e gestão de sala de aula
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: crie um sistema de resolução de conflitos (aluno x aluno) , (aluno x professor), (professor x pais)
RELACIONAMENTO COM A FAMILIA: crie estratégias para encantar e se relacionar com as famílias dos alunos
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA: Crie estratégias e atividades para a participação da família no ambiente escolar e fora dele
HABILIDADES E NECESSIDADES: Levante pontos fortes e fracos dos alunos , trace objetivos, crie intervenções e monitore semanalmente
PORTFOLIO INDIVIDUAL: Levante os modelos de aprendizagem dos seus alunos e trabalhe as inteligências
PORTFOLIO DO PROFESSOR: Levante os seus pontos fortes e fracos e trace um plano para sua mudança pessoal com metas, estratégias e tarefas a realizar.
Esses 10 itens compõem a parte dinâmica e viva do Planejamento Escolar, o verdadeiro Plano de Ação que conduzirá os alunos a um novo patamar de aprendizado não apenas pedagógico, mas de vida, de auto estima, de relacionamento , de valores, de novas e maiores possibilidades.
Agora você já tem o esboço do grande Plano de Ação para começar o ano. Afinal, um ano só pode ser chamado de novo, se novas coisas forem feitas. Lembre-se, os resultados sempre são proporcionais ao esforço que fazemos. Você é a peça fundamental do Planejamento Escolar, com você ele ganhará vida, e o seu aluno conquistará asas.
Lembre-se: mudar o comportamento dos alunos, começa com um Planejamento Escolar que contemple esses 10 ítens.

sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012!







Que no próximo ano...
(texto de Maurício Louzada)

Olá

Que o próximo ano seja um ano especial, cheio de conquistas, mas que com cada uma delas venha uma nova percepção do que realmente é ser feliz.

Que você consiga uma casa maior, mas que quase todos os cômodos fiquem vazios por sua família estar unida ao redor de uma única mesa.

Que você compre o carro dos seus sonhos, e descubra que ele pode ficar parado na garagem enquanto você caminha de mãos dadas por um parque.

Que você realize o desejo de comprar uma TV enorme, 3D, com home theater, mas que ela permaneça desligada durante o jantar, para que você possa ouvir como foi maravilhoso o dia da sua família.

Que sua conta bancária esteja satisfatoriamente recheada, mas sobretudo, que você tenha em seu bolso um ou dois reais para comprar algodão doce e saboreá-lo sujando os dedos.

Que você tenha um excelente plano de saúde, mas que se esqueça que ele existe por não precisar usá-lo.

Que você jante em badalados restaurantes para descobrir que a maior chef que existe, cozinha todos os dias dentro da sua casa.

Que sua internet trafegue em altíssima velocidade, mas que sua melhor rede seja aquela pendurada entre duas árvores, onde você possa ouvir os pássaros cantarem.

Que você tenha um smartphone de última geração, mas que não precise usá-lo para dizer às pessoas mais importantes da sua vida o quanto elas são especiais.

Que você tenha um tablet, mas que use mais as pontas dos seus dedos para fazer cafunés do que para mandar e-mails.

Que você possa comprar boas roupas, bolsas e relógios, mas que sua verdadeira marca seja a "inspiração" deixada pelos lugares por onde passará.

E que assim, conquistando tudo o que você sempre quis, você descubra que mais importante do que aquilo que você tem, é o que você faz com tudo o que conquistou.
FELIZ ANO NOVO !
DEUS OS ABENÇÕE COM MUITAS ALEGRIAS EM 2012!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Natal tecnológico

                                               


                                                  Dê um CLIQUE DUPLO neste NATAL!
Arraste JESUS para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL.

                                        SALVE-O em todos seus ARQUIVOS PESSOAIS.

                                          SELECIONE-O como seu DOCUMENTO MESTRE.

                                Que Ele seja a FONTE da graça da sua ÁREA DE TRABALHO,

                                            O PAINTBRUSH para colorir seu sorriso,

                                              A CONFIGURAÇÃO da sua simpatia,

                               A NOVA JANELA para VISUALIZAR o tamanho do seu amor,

                                    O PAINEL DE CONTROLE para CANCELAR seus RECUOS,

                                             COMPARTILHAR seus RECURSOS e

                                                 ACESSAR o coração de suas amizades.

                                              COPIE tudo que é bom, DELETE seus erros.

                                                         Não deixe À MARGEM ninguém.
                                                       Abra as BORDAS de seu coração,
                                                     REMOVA dele o VÍRUS do egoísmo.

                                  Antes de FECHAR, coloque JESUS nos seus FAVORITOS,

e seu Natal será o ATALHO de sua felicidade!
CLIQUE agora em OK para ATUALIZAR seus conteúdos.

FELIZ Natal!!!!



Fonte: Tecnologia na Sala de Aula

sábado, 10 de dezembro de 2011

Como ensinar os estudantes digitais




a) Metodologia:
- ser mais rápido e sucinto ao transmitir a informação;
- utilizar ações paralelas;
- usar acessos aleatórios;
- organizar trabalho em grupo;
- permitir a partilha;
- estimular a criatividade.

b) Conteúdos:
* Saberes tradicionais:
- leitura e escrita;
- aritmética;
- pensamento lógico;
- compreensão dos textos e das ideias do passado.

* Novos saberes:
- mundo digital;
- tecnologia.

c) Recursos:
- Materiais adaptados à linguagem dos estudos digitais;
- Elaborar jogos de computador e outros tipos de software para qualquer conteúdo e disciplina;
- Pedir ajuda aos próprios estudantes digitais para ajudarem na invenção de novas metodologias para o ensino de qualquer matéria ou nível escolar.

(FONTE: http://www.slideshare.net/isabelcristinavale/nativos-digitais-e-imigrantes-digitais-m-prensky)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tribo do Guaraná


Este site com características bem brasileiras sensibiliza e ensina sobre a importância da  
preservação de nossa fauna e flora.

Conheça aqui...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Brinquedos de papel


Brinquedos de papel para imprimir, recortar, colar e brincar. Conta também com teatrinhos mágicos.




sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Educação virtual inclusiva



“ Uma visão sem ação é somente um sonho.
Uma ação sem visão é apenas um passa tempo.
Uma visão com ação pode transformar o mundo.
Começar já é metade de toda ação."


 
Uma das maiores Universidades do país a USP oferece um curso de Braille Virtual gratuito que destina-se ao ensino do código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas.

Como uma forma de auxiliar na inclusão dos deficientes visuais na sociedade.

 A Universidade de São Paulo desenvolveu o Braille Virtual, baseado em animações gráficas com o qual pessoas que veêm poderão rapidamente aprender o sistema e estabelecer uma comunicação completa com os deficientes visuais.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Brinquedoteca




Adotou-se a nomenclatura LABRIMP para sua criação formal no interior da Faculdade de Educação da USP em decorrência do termo “Centro” exigir uma diretoria administrativa, financeira e executiva, estrutura que o novo setor não poderia dispor. A nomenclatura “laboratório’ equacionava-se melhor às possibilidades de ser um espaço para a formação teórico-prático dos alunos, tendo o lúdico como preocupação formativa.

A participação da Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto em projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, em diferentes cidades, “Projeto das Seis Brinquedotecas geradoras do Estado de São Paulo: Centros de Cultura Infantil”, na qual foi contemplada com uma brinquedoteca para ser instalada junto à Faculdade de Educação da USP torna possível sua implantação no espaço da universidade.

A proposta foi encaminhada pelas professoras doutoras da Faculdade de Educação Tizuko Morchida Kishimoto e Leny Magalhães Mrech. junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada.

Os objetivos organizados que deram corpo para o Labrimp foram:

- Dinamizar os canais de contato, execução e avaliação de brinquedos e materiais pedagógicos pelos alunos e docentes da Faculdade de Educação/USP;

- Criar um acervo de material pedagógico, visando a sua classificação e utilização;

- Criar um acervo de brinquedos para a constituição de uma brinquedoteca circulante;

- Criar um acervo de materiais de sucata para a confecção de brinquedos e materiais pedagógicos;

- Desenvolver e promover o conhecimento e a análise de brinquedos e materiais pedagógicos dentro de áreas de interesse por intermédio de cursos e conferências;

- Promover atividades diversas como prestação de serviço a comunidade;

- Criar uma oficina de brinquedos e materiais pedagógicos;

- Implementar subprojetos de trabalhos vinculados ao LABRIMP que envolvam alunos e professores;

- Manter intercâmbio com diferentes instituições no sentido de promover a pesquisa, o estudo, difusão e a elaboração de brinquedos e materiais pedagógicos.
Conheça clicando aqui...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A história do computador

A Evolução do Computador






A Primeira Geração


J.P. Eckert e John Mauchly, da Universidade da Pensilvânia, inauguraram o novo computador em 14 de fevereiro de 1946. O ENIAC era mil vezes mais rápido do que qualquer máquina anterior, resolvendo 5 mil adições e subtrações, 350 multiplicações ou 50 divisões por segundo. E tinha o dobro do tamanho do Mark I: encheu 40 gabinetes com 100 mil componentes, incluindo cerca de 17 mil válvulas eletrônicas. Pesava 27 toneladas e media 5,50 x 24,40 m e consumia 150 kW. Apesar de seus inúmeros ventiladores, a temperatura ambiente chegava às vezes aos 67 graus centígrados. Executava 300 multiplicações por segundo, mas, como foi projetado para resolver um conjunto particular de problemas, sua reprogramação era muito lenta. Tinha cerca de 19.000 válvulas substituídas por ano. Em 1943, antes da entrada em operação do ENIAC a Inglaterra já possuía o Colossus, máquina criada por Turing para decifrar os códigos secretos alemães. Possuía 2.000 válvulas, coincidentemente o mesmo número proposto por Zuse alguns anos antes.



Foto do ENIAC



Em 1945 Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores, e que as instruções e dados fossem compilados e armazenados internamente no computador, na seqüência correta de utilização. Estas sugestões tornaram-se a base filosófica para projetos de computadores. (Atualmente pesquisam-se computadores "não Von Neumann", que funcionam com fuzzy logic, lógica confusa) A partir dessas idéias, e da lógica matemática ou álgebra de Boole, introduzida por Boole no início do século XIX, é que Mauchly e Eckert projetaram e construíram o EDVAC, Electronic Discrete Variable Automatic Computer, completado em 1952, que foi a primeira máquina comercial eletrônica de processamento de dados do mundo. Eles haviam tentado isso com o BINAC, computador automático binário, de 1949, que era compacto (1,40 x 1,60 x 0,30 m) o suficiente para ser levado a bordo de um avião, mas que nunca funcionou a contento. O EDVAC utilizava memórias baseadas em linhas de retardo de mercúrio, bem mais caras e lentas que os CRTs, mas também com maior capacidade de armazenamento. Wilkes construiu o EDSAC, Electronic Delay Storage Automatic Calculator em 1949, que funcionava segundo a técnica de programas armazenados.