domingo, 24 de janeiro de 2010
WEBQUEST UMA METODOLOGIA DE PESQUISA ORIENTADA
Professores prestem atenção nesta importante ferramenta do uso das tecnologias para o desenvolvimento da aprendizagem
Procurei explicar e trazer as maneiras mais compactas de como criar e usar essa fonte de pesquisa, que impede os famosos contrl c e control v. Onde os alunos só copiam e não aprendem nada.
WEBQUEST
WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, com valiosos fins educacionais envolvendo a Internet. Ela está fundamentada na aprendizagem cooperativa e em métodos baseados na construção do saber.
A metodologia de uma WebQuest favorece a aprendizagem colaborativa e os processos investigativos na construção do conhecimento. Portanto fundamenta-se em estratégias construtivistas. As atividades são baseadas numa pesquisa orientada, onde o professor norteia os caminhos a serem seguidos.
Segundo Seara (2008) "O objetivo dessa nova metodologia não é restringir a ida dos alunos a outros sites, mas evitar que se percam. É uma abordagem singela, mas que gera uma dinâmica muito boa. Coloca o professor como um facilitador, como um mediador"
Desenvolver uma Webquest é uma forma de instigar os alunos à pesquisa em grupo, à leitura, à interação, à cooperação e à criação. Desta forma, é promovido o letramento digital dos alunos, visando torná-los sujeitos críticos e criativos.
COMO CRIAR UMA WEBQUEST
A Webquest é projetada pelo professor para ser solucionada pelos alunos, que deverão estar reunidos em grupos.
O professor pode partir da exploração de Webquests já existentes, que sirvam de exemplo para a confecção de uma nova ou se utilizar de alguma webquest pronta, que se encaixe no contexto curricular que necessita.
Antes de iniciar a criação propriamente dita da Webquest, é necessário todo um planejamento por parte do professor, onde ele vai selecionar o conteúdo a ser utilizado. É um processo de criação que exige reflexão e tempo.
Não existe uma fórmula pronta para elaboração de uma Webquest. Seu criador apenas sugere alguns itens a serem seguidos:
Tema: É definido o assunto a ser abordado dentro do currículo, visando que este desperte o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado.
Tempo: Descreve-se a duração, considerando-se a complexidade e a faixa etária a que a webquest se destina. A Webquest pode ser de curta duração, quando dura de uma a três aulas e de longa duração, de uma semana a um mês.
Recursos: São pesquisadas fontes na Web que satisfaçam o desenvolvimento do tema proposto. As fontes que serão utilizadas serão definidas pelo professor. Elas podem abranger todo o conteúdo ou ainda podem necessitar do apoio de algum material externo à internet.
Tarefa: Deve ser explicado detalhadamente ao grupo como a tarefa será realizada, quais fontes devem ser utilizadas em cada etapa e o que cada componente terá que fazer.
Avaliação: Trata sobre a forma com que os alunos serão avaliados (individualmente ou em grupo). São estabelecidas também especificações sobre o que será avaliado.
Introdução: O texto que compõe esta etapa deve ser objetivo, claro e, ao mesmo tempo inspirador, motivador, capaz de induzir os alunos ao desafio da realização.
Conclusão: Esta deve ser breve, simples e compreensível. Deve levar à reflexão sobre o que foi realizado, assim como instigar a curiosidade de investigações aprofundadas sobre o tema.
Terminada esta fase de elaboração, formate e revise sua Webquest e em seguida publique-a na Internet.
EXEMPLOS DE WEBQUEST
A seguir relacionaremos alguns links de acesso a exemplos de Webquest.
Galeria de webquest de alunos - http://nbinfoeducacional.googlepages.com/%C2%A0x-galeriadaswebquests
Agrupamento de Escolas de Fajões – Webquest -http://fajoes.org/webquest/procesa_index_todas.php
WebQuest: um desafio aos professores para os alunos - http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/
Clube do professor - http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/
Referências Bibliográficas
http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/agenda/agenda_webquest2.html
PASSO-A-PASSO COMO CRIAR UMA WEBQUEST
http://abweb.no.sapo.pt/material/modelos/modelo1.htm
MAIS UM BOM EXEMPLO DE UMA WEBQUEST: “DIREITOS HUMANOS”
http://www.minerva.uevora.pt/netdays99/direitos/index.htm#topo
CRIADOR DE WEBQUEST
PhPWebQuest
Criador de WebQuests -
• ONDE CRIAR UMA WEBQUEST
• Aqui constam alguns endereços de páginas web que oferecem serviços de blog.
• Obs.: tais endereços foram escolhidos de forma aleatória, sem nenhum critério de comparação com as demais webquests disponíveis na web.
PUBLICAR
• http://www.webquestbrasil.org/node/4
http://webquest.sp.senac.br/enviar
http://vivenciapedagogica.com.br/publicar_webquest_geocities.html
TEMPLATE
• http://webquest.sdsu.edu/LessonTemplate.html
http://www.educationaltechnology.ca/resources/webquest/templates.php
• FONTE: EPROINFO
HISTÓRIAS DE APRENDIZAGENS COM AS TICŚ
http://nonio.ese.ips.pt/nonio21/cdespaco39/
Procurei explicar e trazer as maneiras mais compactas de como criar e usar essa fonte de pesquisa, que impede os famosos contrl c e control v. Onde os alunos só copiam e não aprendem nada.
WEBQUEST
WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, com valiosos fins educacionais envolvendo a Internet. Ela está fundamentada na aprendizagem cooperativa e em métodos baseados na construção do saber.
A metodologia de uma WebQuest favorece a aprendizagem colaborativa e os processos investigativos na construção do conhecimento. Portanto fundamenta-se em estratégias construtivistas. As atividades são baseadas numa pesquisa orientada, onde o professor norteia os caminhos a serem seguidos.
Segundo Seara (2008) "O objetivo dessa nova metodologia não é restringir a ida dos alunos a outros sites, mas evitar que se percam. É uma abordagem singela, mas que gera uma dinâmica muito boa. Coloca o professor como um facilitador, como um mediador"
Desenvolver uma Webquest é uma forma de instigar os alunos à pesquisa em grupo, à leitura, à interação, à cooperação e à criação. Desta forma, é promovido o letramento digital dos alunos, visando torná-los sujeitos críticos e criativos.
COMO CRIAR UMA WEBQUEST
A Webquest é projetada pelo professor para ser solucionada pelos alunos, que deverão estar reunidos em grupos.
O professor pode partir da exploração de Webquests já existentes, que sirvam de exemplo para a confecção de uma nova ou se utilizar de alguma webquest pronta, que se encaixe no contexto curricular que necessita.
Antes de iniciar a criação propriamente dita da Webquest, é necessário todo um planejamento por parte do professor, onde ele vai selecionar o conteúdo a ser utilizado. É um processo de criação que exige reflexão e tempo.
Não existe uma fórmula pronta para elaboração de uma Webquest. Seu criador apenas sugere alguns itens a serem seguidos:
Tema: É definido o assunto a ser abordado dentro do currículo, visando que este desperte o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado.
Tempo: Descreve-se a duração, considerando-se a complexidade e a faixa etária a que a webquest se destina. A Webquest pode ser de curta duração, quando dura de uma a três aulas e de longa duração, de uma semana a um mês.
Recursos: São pesquisadas fontes na Web que satisfaçam o desenvolvimento do tema proposto. As fontes que serão utilizadas serão definidas pelo professor. Elas podem abranger todo o conteúdo ou ainda podem necessitar do apoio de algum material externo à internet.
Tarefa: Deve ser explicado detalhadamente ao grupo como a tarefa será realizada, quais fontes devem ser utilizadas em cada etapa e o que cada componente terá que fazer.
Avaliação: Trata sobre a forma com que os alunos serão avaliados (individualmente ou em grupo). São estabelecidas também especificações sobre o que será avaliado.
Introdução: O texto que compõe esta etapa deve ser objetivo, claro e, ao mesmo tempo inspirador, motivador, capaz de induzir os alunos ao desafio da realização.
Conclusão: Esta deve ser breve, simples e compreensível. Deve levar à reflexão sobre o que foi realizado, assim como instigar a curiosidade de investigações aprofundadas sobre o tema.
Terminada esta fase de elaboração, formate e revise sua Webquest e em seguida publique-a na Internet.
EXEMPLOS DE WEBQUEST
A seguir relacionaremos alguns links de acesso a exemplos de Webquest.
Galeria de webquest de alunos - http://nbinfoeducacional.googlepages.com/%C2%A0x-galeriadaswebquests
Agrupamento de Escolas de Fajões – Webquest -http://fajoes.org/webquest/procesa_index_todas.php
WebQuest: um desafio aos professores para os alunos - http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/
Clube do professor - http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/
Referências Bibliográficas
http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/agenda/agenda_webquest2.html
PASSO-A-PASSO COMO CRIAR UMA WEBQUEST
http://abweb.no.sapo.pt/material/modelos/modelo1.htm
MAIS UM BOM EXEMPLO DE UMA WEBQUEST: “DIREITOS HUMANOS”
http://www.minerva.uevora.pt/netdays99/direitos/index.htm#topo
CRIADOR DE WEBQUEST
PhPWebQuest
Criador de WebQuests -
• ONDE CRIAR UMA WEBQUEST
• Aqui constam alguns endereços de páginas web que oferecem serviços de blog.
• Obs.: tais endereços foram escolhidos de forma aleatória, sem nenhum critério de comparação com as demais webquests disponíveis na web.
PUBLICAR
• http://www.webquestbrasil.org/node/4
http://webquest.sp.senac.br/enviar
http://vivenciapedagogica.com.br/publicar_webquest_geocities.html
TEMPLATE
• http://webquest.sdsu.edu/LessonTemplate.html
http://www.educationaltechnology.ca/resources/webquest/templates.php
• FONTE: EPROINFO
HISTÓRIAS DE APRENDIZAGENS COM AS TICŚ
http://nonio.ese.ips.pt/nonio21/cdespaco39/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns Maira pelo seu trabalho!! Caroline T. Oliveira - Curso Mídias na Educação.
ResponderExcluirOlá Maíra,
ResponderExcluirSe quiser saber mais sobre webquest visite a minha webquest sobre podcast
www.vanessarodrigues.net/webquest
abraços!
Vanessa