terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA

Quem faz um poema abre uma janela!



Respira, tu que estás numa cela
abafada,
esse ar que entra por ela.

Por isso é que os poemas têm ritmo
- Para que possas profundamente respirar.

  Quem faz um poema salva um afogado.

Mário Quintana
                               



A ARTE DE SER FELIZ


CECÍLIA MEIRELES


 Houve um tempo em que minha janela se abria
sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.

Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.

Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,
e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega:
era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.

E eu olhava para as plantas, para o homem,
para as gotas de água que caíam de seus dedos magros      
e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.

Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.

Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.

Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

O QUE VOCÊ VÊ DA SUA JANELA?

Esse lindo poema de Cecília Meireles foi uma sugestão da minha amiga Maria do Carmo Santiago do grupo Blogs Educativos


Vou trabalhar com os alunos e divulgar aqui no blog para socializar os resultados
Quem sabe podemos interagir com outras turmas? Seria muito interessante e motivador para os educandos

Como o blog trata de tecnologias pensei em trabalhar com uma sugestão que encontrei no blog do também amigo Vitor Araújo do:

http://jogoaula.blog.br  que indico para você conhecer, vale à pena.


Estive pensando como desenvolver a metodologia de ensino desta proposta de trabalho.
Fica aqui registrado.

                                          INTRODUÇÃO
  Como proposta inicial é necessário que as atividades sejam construídas no conhecimento prévio que os alunos trazem do meio que estão inseridos. Como cita Paulo Freire com os seus educandos utilizando um levantamento sobre o que fazia parte do mundo em que viviam, para trabalhar com os seus “temas geradores”. Para isso levarei para a sala de aula em forma de fichas ( textos recortados e colados em papel reciclado) de poemas, prosas e textos não verbais.
 Que provoquem a discussão da importância da palavra, de ler e de escrever.
 Para que possam discutir sobre as diferentes formas de linguagens. E, dessa maneira, venham demonstrar o que pensam e o que conhecem sobre o tema.
  Esse momento é enriquecedor para o trabalho que o professor está mediando. Além disso, levamos a oportunidade de ouvirem e conhecerem diversos textos literários escrito. Para que possamos trazer à luz a discussão acerca das diferenças lingüísticas.

                                DESENVOLVIMENTO
  Depois de explorar os aspectos literários dos textos pertencentes ao grupo selecionado, como os gêneros literários e suas particularidades e as figuras, o sentido conotativo e o denotativo das palavras, levantar a estrutura de linguagem de um texto poético.
 Lendo com a turma a poesia de Cecília Meireles “ A arte de ser feliz”. Estimulando os alunos a produção de textos poéticos a partir da reflexão “O QUE VOCÊ VÊ DA SUA JANELA?”

Na sala de informática em duplas pesquisar na internet sobre a vida da autora.


 Criar releituras da suas JANELAS DA ARTE DE SER FELIZ
 Cs alunos escreverão seus textos numa folha onde criarão com a professora de artes o desenho de sua janela que representa os seus olhares.

        O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA
Por fim os textos serão digitados no LID livro infantil digital onde será formado o CD LIVRO DA TURMA
Este recurso vou postar a partir do dia 14 quando serão liberados no blog jogoaula


    PARA REFLETIR COM OS ALUNOS: "UMA JANELA ABERTA PARA UM
     JARDIM DIGITAL"






http://www.greenblog.org.br/?p=4836



                                CONCLUSÃO
Assim sendo, estas atividade levaram em consideração a importância do estudo da língua portuguesa inserida com a literatura. É dentro dela que o estudo da língua faz sentido e pode ser ensinada de maneira mais eficaz, democrática e contextualizada. Portanto, espero que este projeto sirva não apenas como crítica ao ensino tradicional mas sim como um instrumento de mudança do modo de se ensinar a língua portuguesa dentro de uma sala de aula. E agora com o reforço das tecnologias na educação.


4 comentários:

  1. Olá Maira! Seu blog está demais!! Sucesso nesse ano letivo de 2010 pra você.

    ResponderExcluir
  2. Maira, que bacana essa atividade, vou guardar e tb passar para uma colega da área.Parabéns pelo blog! BJ!

    ResponderExcluir
  3. Olá Maira.
    Fiquei super feliz de conhecer o seu blog. Com certeza poderemos compartilhar nossos conhecimentos com aqueles que gostam de ensinar e aprender!!
    Parabéns!!
    Abraços
    Maurene

    ResponderExcluir
  4. olá Maira,


    Amei seu blog, a sugestao da atividade tenho certeza que irá fazer sucesso na minha sala.Com certeza o seu conhecimento esta sendo compartilhado. Abraços
    Irlandia da Bahia. 25/05/10

    ResponderExcluir