domingo, 24 de janeiro de 2010

BANNER PARA SEU BLOG, SITE OU SUA CRIATIVIDADE MANDAR

ImageChef Custom Images 

Para criar o seu. Click na imagem.

MOSAICO DE LETRAS

Um bom recurso para criar sua marca  personalizada

ImageChef Word Mosaic - ImageChef.com

VOCÊ ESCREVE A MENSAGEM

RECURSOS VISUAIS PARA TRABALHAR PEQUENAS E IMPORTANTES MENSAGENS

Beach custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more - ImageChef.com

WEBQUEST UMA METODOLOGIA DE PESQUISA ORIENTADA

Professores prestem atenção nesta importante ferramenta do uso das tecnologias para o desenvolvimento da aprendizagem
Procurei explicar e trazer as maneiras mais compactas de como criar e usar essa fonte de pesquisa, que impede os famosos contrl c e control v. Onde os alunos só copiam e não aprendem nada.

WEBQUEST   
WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, com valiosos fins educacionais envolvendo a Internet. Ela está fundamentada na aprendizagem cooperativa e em métodos baseados na construção do saber.


A metodologia de uma WebQuest favorece a aprendizagem colaborativa e os processos investigativos na construção do conhecimento. Portanto fundamenta-se em estratégias construtivistas. As atividades são baseadas numa pesquisa orientada, onde o professor norteia os caminhos a serem seguidos.

Segundo Seara (2008) "O objetivo dessa nova metodologia não é restringir a ida dos alunos a outros sites, mas evitar que se percam. É uma abordagem singela, mas que gera uma dinâmica muito boa. Coloca o professor como um facilitador, como um mediador"


Desenvolver uma Webquest é uma forma de instigar os alunos à pesquisa em grupo, à leitura, à interação, à cooperação e à criação. Desta forma, é promovido o letramento digital dos alunos, visando torná-los sujeitos críticos e criativos.

COMO CRIAR UMA WEBQUEST


A Webquest é projetada pelo professor para ser solucionada pelos alunos, que deverão estar reunidos em grupos.

O professor pode partir da exploração de Webquests já existentes, que sirvam de exemplo para a confecção de uma nova ou se utilizar de alguma webquest pronta, que se encaixe no contexto curricular que necessita.

Antes de iniciar a criação propriamente dita da Webquest, é necessário todo um planejamento por parte do professor, onde ele vai selecionar o conteúdo a ser utilizado. É um processo de criação que exige reflexão e tempo.


Não existe uma fórmula pronta para elaboração de uma Webquest. Seu criador apenas sugere alguns itens a serem seguidos:

Tema: É definido o assunto a ser abordado dentro do currículo, visando que este desperte o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado.


Tempo: Descreve-se a duração, considerando-se a complexidade e a faixa etária a que a webquest se destina. A Webquest pode ser de curta duração, quando dura de uma a três aulas e de longa duração, de uma semana a um mês.

Recursos: São pesquisadas fontes na Web que satisfaçam o desenvolvimento do tema proposto. As fontes que serão utilizadas serão definidas pelo professor. Elas podem abranger todo o conteúdo ou ainda podem necessitar do apoio de algum material externo à internet.

Tarefa: Deve ser explicado detalhadamente ao grupo como a tarefa será realizada, quais fontes devem ser utilizadas em cada etapa e o que cada componente terá que fazer.


Avaliação: Trata sobre a forma com que os alunos serão avaliados (individualmente ou em grupo). São estabelecidas também especificações sobre o que será avaliado.

Introdução: O texto que compõe esta etapa deve ser objetivo, claro e, ao mesmo tempo inspirador, motivador, capaz de induzir os alunos ao desafio da realização.


Conclusão: Esta deve ser breve, simples e compreensível. Deve levar à reflexão sobre o que foi realizado, assim como instigar a curiosidade de investigações aprofundadas sobre o tema.

Terminada esta fase de elaboração, formate e revise sua Webquest e em seguida publique-a na Internet.

                                                                            EXEMPLOS DE WEBQUEST


A seguir relacionaremos alguns links de acesso a exemplos de Webquest.

Galeria de webquest de alunos - http://nbinfoeducacional.googlepages.com/%C2%A0x-galeriadaswebquests

Agrupamento de Escolas de Fajões – Webquest -http://fajoes.org/webquest/procesa_index_todas.php

WebQuest: um desafio aos professores para os alunos - http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/


Clube do professor - http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/


Referências Bibliográficas

http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/agenda/agenda_webquest2.html


PASSO-A-PASSO COMO CRIAR UMA WEBQUEST


http://abweb.no.sapo.pt/material/modelos/modelo1.htm



MAIS UM BOM EXEMPLO DE UMA WEBQUEST: “DIREITOS HUMANOS”
http://www.minerva.uevora.pt/netdays99/direitos/index.htm#topo


CRIADOR DE WEBQUEST
PhPWebQuest

Criador de WebQuests -


• ONDE CRIAR UMA WEBQUEST


• Aqui constam alguns endereços de páginas web que oferecem serviços de blog.
• Obs.: tais endereços foram escolhidos de forma aleatória, sem nenhum critério de comparação com as demais webquests disponíveis na web.


 PUBLICAR


http://www.webquestbrasil.org/node/4

http://webquest.sp.senac.br/enviar

http://vivenciapedagogica.com.br/publicar_webquest_geocities.html

TEMPLATE


http://webquest.sdsu.edu/LessonTemplate.html

http://www.educationaltechnology.ca/resources/webquest/templates.php

• FONTE: EPROINFO



HISTÓRIAS DE APRENDIZAGENS COM AS TICŚ


http://nonio.ese.ips.pt/nonio21/cdespaco39/

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

AVALIANDO O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Ainda é muito cedo para avaliarmos se o uso das tecnologias na educação terão uma repercussão positiva ou negativa. É preciso tomarmos os cuidados necessários para a correta medida de sua utilização. Mas não podemos também esquecer que neste mundo pós-modernista a realidade é a vivência da incorporação das tecnologias na vida diária que manda.

BENEFÍCIOS: 1) Motivação 2) Acesso a pesquisa no hipertexto 3) Desenvolvimento da capacidade de comunicação 4) Desenvolve a leitura e a escrita 5) Estimula a análise,raciocínio lógico e coordenação motora.

MALEFÍCIOS: 1)Redução do convívio social 2) Interfere nas atividades físicas 2) E nas brincadeiras infantis 3) Estimula o sedentarismo 4) E a obesidade infantil 5) Troca das amizades reais pelas virtuais

domingo, 10 de janeiro de 2010

O USO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO
Como podem ver aqui os blogs são excelentes ferramentas pedagógicas quando devidamente manipuladas
Estou “navegando” neste mundo como principiante e estou cada dia mais entusiasmada.
Tenho aprendido muito e despertado para o envolvimento das convergências de várias mídias que os blogs proporcionam no curso de especialistas de Mídias da FURGS, na plataforma do EPROINFO, com os tutores, coordenadores e principalmente com os colegas que já utilizam este recurso para o desenvolvimento de uma pedagogia de qualidade a mais tempo.



UM POUCO DA HISTÓRIA DOS BLOGS
Foi criado no ano de 1994 pelo americano Justin Hall. Popularizado a partir de 1999 utilizado no começo como diário pessoal mas logo expande seu uso para as mais diferentes áreas do setor profissional,pessoal ou educacional. Por serem de recursos e aplicativos gratuito favorece a sua utilização na educação.

Um weblog ou blog é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente (como um histórico ou diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, se referir ao mesmo assunto ou à mesma pessoa. A maioria dos blogs são miscelâneas onde os blogueiros escrevem com total liberdade. (Wikipedia)

Um weblog ou blog é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente (como um histórico ou diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, se referir ao mesmo assunto ou à mesma pessoa. A maioria dos blogs são miscelâneas onde os blogueiros escrevem com total liberdade. (Wikipedia)

COMO CRIAR UM BLOG
É preciso escolher um site que ofereça o serviço. O provedor já terá os tutoriais ensinando como criar um blog e como editá-lo
COMO INCREMENTAR SEU BLOG
Os sites a seguir servem para você incrementar e personalizar o seu blog.
www.blogs.com.br/dicas
http://www.tudoparablogs.com/
http://www.templatesbymarina.blogger.com.br/
http://dicasparablogs.blogspot.com/
http://www.cutecolors.com/

O blog, usado como ferramenta pedagógica 

Incentiva a leitura e escrita, assim como a reflexão dos alunos, pois eles passam a colaborar e cooperar uns com os outros.

O seu uso favorece a interdisciplinaridade através do diálogo com outras formas do saber, construindo-se redes sociais e de saberes.

Os blogs abrem novos canais de comunicação entre alunos e professores, alunos e comunidade e alunos e o mundo favorecendo sua aprendizagem tanto curricular quanto tecnológica.

Alunos e professores aprendem em conjunto de forma participativa e dinâmica.

O professor passa a mediar o processo de ensino-aprendizagem, instigando o aluno ao aprimoramento de sua autonomia para aquisição da aprendizagem.

Inseridos em projetos, os alunos passam a exercitar a sua expressão criadora crítica, artística e hipertextual.

Exemplos de Atividades educacionais com o uso de blogs

Postagem de projetos, inserindo-se as atividades dos alunos.

Alunos se organizando em equipes, pesquisando sobre assunto trabalhados em aula ou sugeridos pelo professor, elaborando textos ilustrados e publicando no blog do grupo.

Criação de um Blog da escola com links para blogs de cada turma onde toda comunidade escolar possa trabalhar em conjunto. Mostra e promove os acontecimentos tanto da escola como dos projetos desenvolvidos pelas turmas.

Postagem da Resenha de livro, com comentários de opiniões dos colegas

Professores podem lançar problemas de raciocínio lógico, para que colaborativamente a turma chegue a uma solução

Há tantos temas que podem ser tratados, dependendo da criatividades e a faixa etária dos alunos.
(eproinfo mec )