sábado, 26 de fevereiro de 2011
Internet na escola: da relevância social ao letramento digital
Os desafios enfrentados ao longo dos cinco primeiros anos do EducaRede no Brasil (www.educarede.org.br) resultaram, inevitavelmente, em um conjunto de reflexões teóricas e críticas sobre a relação entre internet e aprendizagem¹. Se a internet oportuniza enriquecer o modo de aprender e ensinar, é preciso problematizar sua relação com os processos desejáveis para a aprendizagem significativa e socialmente compartilhada, assim como a produção do conhecimento em contextos educativos.
É necessário incorporar a inclusão digital ao papel social da escola, reconhecendo o caráter midiático da atual sociedade. Nesse contexto, ganha relevância a noção de letramento digital, tanto do aluno quanto do professor, entendido como o desenvolvimento do conjunto de habilidades e competências necessárias para valer-se das tecnologias digitais em seus diversos usos em nossa vida social.
Continue lendo, clique aqui...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário