domingo, 31 de julho de 2011

A abelhinha escreve seu nome...





Atividades para a sala de informática



No início da alfabetização os educadores trabalham eixos temáticos com as crianças, como as suas identidades, famílias entre outros. E a escrita do nome pela criança é uma vitória que os pais comemoram junto: -"Olha, ele já sabe escrever o seu nome sozinho!" comemora a família.

Na sala de informática as crianças podem desenvolver esta aprendizagem brincando com as abelhinhas, escrevendo seus nomes, clicando na colméia delas... E as abelhinhas vão fazer a surpresa!!!!


Clique aqui e boa aula!
http://www.flashfunpages.com/bees2.swf

sábado, 30 de julho de 2011

Spyware




Spyware  você pode estar sendo vigiado!
Esta e outras importantes informações para navegar protegido na internet você encontra no site da Microsoft, é só cadastrar-se e acessar um mundo de informações do uso das TIC´s na educação

Dicas como navegar protegido na internet
O que é? Esse “programa espião” é um aplicativo que recolhe informações pessoais ou altera a configuração do seu computador sem que você permita. Algumas dessas alterações podem provocar lentidão ou até mesmo bloquear o seu computador.
Normalmente as pessoas chamam o spyware pelo seu outro nome, o Adware (Um programa desenvolvido primeiramente para fazer propagandas de produtos dentro dos aplicativos que você baixou pela internet). Com o tempo eles podem se tornar mais nocivos, passando propagandas com vírus, por exemplo.


Como remover:
Antes de mais nada, sempre que for instalar algo no seu computador leia cuidadosamente todos os acordos e preste atenção a todos os aplicativos que serão instalados. Se houver algum “aplicativo estranho” procure instalar um programa anti-spyware e ative o programa da mesma forma que você ativa seu antivírus

Continue lendo aqui:
http://www.navegueprotegido.com.br/Proteja-se.aspx

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A adição da Arte e a matemática


 O site ARTE & MATEMÁTICA é uma opção para se trabalhar a matemática ligada a Arte.
Com a qualidade dos trabalhos da TV Cultura, Alô Escola e TV Escola.
Apresenta programas como;
  • Músicas nas esferas
  • A matemática da música
  • Do zero ao infinito
  • Simetrias
  • O Belo
  • O artista e o matemático e muito mais... com jogos, animações, videos e outros recursos multimídias
Professores de Arte neste site você pode encontrar ótimas inspirações para criar projetos com seus alunos.

CONHEÇA AQUI:

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Educação para o trânsito





No site do projeto “Clubinho Honda – Trânsito Amigo” lançado pela Honda pais e professores poderão encontrar apostilas digitais sobre educação para o trânsito. As crianças poderão interagir com um herói que ensina lições para um trânsito seguro e brincar com personagens bem simpáticos.



No país campeão de acidentes de trânsito, educar desde cedo nossas crianças é uma necessidade, considerando-se que o comportamento humano é determinante neste caso.


A educação para o trânsito deve ser tratada como um processo permanente, de responsabilidade de toda a sociedade.

Entre aqui e aprenda ser um cidadão consciente no trânsito.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Educação financeira na escola


E o que é a Educação Financeira?
Mais importante que dar o peixe é ensinar a pescar!

Já estamos ouvindo falar sobre a inclusão da educação financeira nas escolas coisa que é realizada nos países desenvolvidos na família. Aqui no Brasil ainda é assunto não muito discutido entre os familiares. Somados a isso temos o famoso “jeitinho brasileiro ou a lei de Gerson” que infelizmente nos projetam como um país de caloteiros, de pessoas que gastam mais do que ganham, etc..

Não acho certo mais este papel para a escola, mas como a escola deve complementar a formação do indivíduo devemos ressaltar este importante papel da família e reforçar na escola a educação financeira para desenvolver um cidadão ajustado financeiramente para melhoria de sua qualidadida de vida pessoal e do país.

O site da educadora Cássia D´Aquino chamado de “Educação Financeira” aborda o tema e auxilia pais e professores a discutir com as crianças e adolescentes de forma saudável as relações do dia a dia com o dinheiro.

Uma aula inteligente na sala de informática que pode prosseguir na sala de aula com uma de português, matemática, a história do surgimento do dinheiro como conhecemos atualmente, etc.

Leia aqui um artigo da Folha de São Paulo sobre o assunto:

Clique aqui e boa aula:


sábado, 23 de julho de 2011

Folha de São Paulo on line

Mapa do brincar



Projetos, brincadeiras em suas diferentes manifestações culturais, como são realizadas nos diversos Estados brasileiros. Aprendendo geografia, história, ciências e muito mais, brincando de maneira bem divertida.Com vários links interessantes como oficina de bonecos de papel, jogos antigos, dobraduras, revista eletrônica, etc.

Aprenda clicando aqui...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Aula virtuais

Ilustração dos Amiguinhos Virtuais

Sobre as aulas:


Através de sistemas interligados e relacionados o Grupo iPED desenvolveu o mais novo conceito em acompanhamento virtual.
Estes amiguinhos vão aparecer no decorrer do curso, incentivando seu filho a praticar algumas atividades educacionais. São mais de 20 tipos de ambientes, entre sala de aula, pátio da escola, refeitório e até mesmo o quarto de uma das crianças, simulando a importância do estudo em conjunto na casa de um amiguinho.
Por falar em estudo em conjunto, seu filho pode trocar mensagens com outros coleguinhas de sala e todas as mensagens podem ser monitoradas pelos pais.
Esperamos que este projeto seja uma forma de aproximar seu filho não apenas dos estudos, mas também de um meio que se tornou o grande diferencial do futuro: O computador.

Conheça o projeto clicando aqui...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nova rede social

Google Plus a nova rede social

jul 082011

Conheça um pouco sobre o Google Plus
googleplus Google Plus a nova rede social



O Google acaba de lançar o GooglePlus, uma rede social para concorrer de perto com o Facebook.
Aparentemente tem tudo para dar certo, pois, esta rede está integrada com vários serviços do Google, e estão sendo anunciadas integrações futuras com outras aplicações do Google.

LEIA MAIS, AQUI

Finalidade da Sala de Informática Educativa

 É de fundamental importância para que as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs possam ser utilizados como instrumentos na ação pedagógica de forma contextualizada no desenvolvimento de projetos. É necessário que professores e alunos não só aprendam a fazer uso dos recursos tecnológicos mas principalmente discutam para que finalidades devemos utilizá-los e como podem ajudar no pleno exercício da cidadania.

A finalidade da Informática Educativa é que funcione com uma Proposta Pedagógica que pressupõe o aluno como sujeito na construção do conhecimento e os equipamentos como recursos facilitadores deste processo. O professor, peça fundamental neste processo, é o auxiliador que, a partir de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores orienta as ações do aluno com uso da tecnologia, tendo em vista a construção de conhecimento e formação do pensamento crítico. Assim, a instalação da sala de Informática Educativa na escola não representa simplesmente investimento em máquinas, mas o iniciar de um processo que envolve formação continuada de professores, oferta de recursos para os alunos na ação pedagógica, inclusão digital e socilal do pessoal da escola e também das
pessoas da comunidade. Abrindo um leque de possibilidades pedagógicas e sociais.






O professor responsável pela sala de informática educativa
será o elemento de ligação entre a mesma e a comunidade escolar.
Ele deverá promover a inclusão tecnológica na escola, orientar o desenvolvimento
de projetos com uso do computador e demais mídias,
motivar professores e alunos para que utilizem
as tecnologias de informação e comunicação no processo educativo,
difundir e orientar o uso das mídias nas ações pedagógicas.

sábado, 9 de julho de 2011

Bullying

Educação contra bullying começa em casa



O bullying acontece quando uma pessoa pratica atos de violência física ou psicológica contra outra que, por algum motivo, não consegue se defender. Essa atitude frequentemente causa traumas que podem acompanhar um indivíduo durante anos. Muitas vezes, o bullying acontece entre crianças, sendo que o “valentão” pode continuar agindo dessa forma durante toda a sua vida. Uma forma de impedir que crianças desenvolvam esse comportamento é através da educação que os pais dão aos seus filhos dentro de casa e também o modo como o relacionamento entre os adultos e a criança é estabelecido.

Uma pesquisa desenvolvida nos centros médicos University of Texas Southwestern Medical Center e Children’s Medical Center (EUA) analisou a ocorrência de bullying em filhos de pais que participaram de um estudo nacional sobre saúde infantil de 2003 a 2007. De acordo com esses dados, uma em cada seis crianças entre as idades de 10 e 17 anos praticou o bullying frequentemente durante 2007. Em 2003, 23% das crianças tinham agredido colegas de alguma forma e em 2007 essa estatística aumentou para 35%.

O estudo mostrou que a maioria das crianças que agiam de forma violenta contra outras tinham problemas emocionais, comportamentais ou desenvolvimentistas. Entre as crianças que não praticavam o bullying, as chances de essas complicações ocorrerem eram três vezes menores, sendo que um em cada cinco agressores apresentava algum desses problemas.

Para evitar o bullying e promover a saúde mental da criança, os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos e manter diálogos com as crianças. Alguns fatores que podem aumentar as probabilidades de a criança começar a agredir colegas é a forma como os pais a tratam, sendo violentos ou deixando claro que ela é um incômodo. A autora da pesquisa Dra. Rashmi Shetgiri, afirma que “os pais podem encontrar formas efetivas de administrarem qualquer sentimento de raiva contra a criança e podem trabalhar com profissionais para terem certeza de que quaisquer preocupações emocionais ou comportamentais que eles tiverem com a criança, assim como com a saúde mental deles mesmos, serão abordadas”.

A pesquisa foi apresentada na reunião anual da Pediatric Academic Societies.
(Fonte: Uol – UPI) Sanepar

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Geada nos campos do sul

A minha aluna Fernanda Inglês publicou estas maravilhosas fotos.
Pedi permissão para compartilhar com meus amigos aqui do blog, principalmente para aqueles que moram em regiões que não conhecem esse espetáculo da natureza.
Vejam só:


Os campos amanheceram branquinhos.

No trajeto para o trabalho as paisagens estavam congeladas.

Os dois lados da estrada eram gelo puro!


Até parece que as amigas estão em outro país, não?

A recompensa chega ao amanhecer. O sol brilha majestoso iluminando os campos congelados.
Lindo, lindo!
Só Deus poderia criar essas belezas!

domingo, 3 de julho de 2011

Crianças que usam tecnologia escrevem melhor

criancas-web-getty-300.jpg
(Getty Images)
Crianças que utilizam blogs, SMS ou acessam redes sociais no dia a dia melhoram suas habilidades com a escrita, indicou uma pesquisa realizada pela instituição britânica National Literacy Trust.
Das 3.001 crianças entre 9 e 16 anos entrevistadas pelos pesquisadores, 24% possuem seu próprio blog, enquanto 82% enviam mensagens de texto por celular pelo menos uma vez por mês. Desse total, 73% falam com amigos por meio de serviços de mensagem instantânea, como MSN e Google Talk.
O levantamento também mostrou que, embora utilizem meios digitais na comunicação, os jovens ainda fazem uso de papel e caneta na hora de anotar dicas durante as aulas ou no momento em que precisam finalizar seus deveres de casa.
As crianças que possuem blogs ou estão nas redes sociais foram avaliadas como donas dos melhores textos. "Nossa pesquisa sugere uma forte relação entre a utilização da tecnologia pelas crianças e atividades com leitura e escrita", disse o diretor da National Literacy Trust, Jonathan Douglas. "A relação com as tecnologias on-line incentiva os jovens a escrever pequenas histórias, cartas, letras de música ou diários", completou.

Douglas também quebrou paradigmas ao afirmar que os estilos informais de escrita, comuns na web, não atrapalham o progresso da habilidade na redação de textos. Questionado sobre o futuro da literatura em tempos de mídias digitais, o pesquisador foi enfático: "Nosso estudo mostrou que, quanto mais a tecnologia é utilizada, mais habilidades literárias são desenvolvidas".
Revista Veja