segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Revista Pátio

                 


Gosto demais da Revista Pátio e a edição de julho/setembro veio recheada de artigos sobre as tecnologias e a educação: "Infância e cibercultura"
Recomendo a leitura.

Capa:

Educação na era digital

Wim Veen e Bem Wrakking

Os usos das tecnologias influenciaram o modo de pensar e o com­portamento do Homo zappiens. Isso tem importantes repercussões na maneira de aprender e de se relacionar.



Entrevista

Para atender os nativos digitais

Ramon M. Cosenza
Nascidas em uma época na qual as tecnologias digitais fazem parte do cotidiano, as crianças que hoje frequentam as escolas de educação infantil são muito diferentes daquelas de gerações anteriores e desafiam os educadores a interagir com elas. Para ajudar a compreender essa geração, conversamos com o pesquisador Ramon M. Cosenza, médico e doutor em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais, que atua na área de neurociências, com ênfase em neuroanatomia e neuropsicologia. Coautor do livro Neurociência e educação: como o cérebro aprende (Artmed, 2011), Cosenza explica de que modo o cérebro vem se adaptando às novidades e quais devem ser os limites de utilização das tecnologias. "Os brinquedos tradicionais não só continuam a ser importantes, como também devem ser incentivados", afirma. Leia a seguir os principais trechos da entrevista, concedida por e-mail.




Nenhum comentário:

Postar um comentário