segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O futuro das Bibliotecas na era digital





As bibliotecas públicas sobreviverão?



O avanço da tecnologia digital tem levantado muita discussão sobre o futuro dos livros impressos, CDs e DVDs. Está na hora de agregar um outro ingrediente nessa polêmica: o que vai ocorrer com as bibliotecas públicas numa sociedade em que se pode ter acesso à informação em qualquer lugar, a qualquer hora, com um computador, um smartphone ou um tablet? Apesar de importante, o tema tem sido esquecido.

A primeira biblioteca do mundo, pelo que se sabe, surgiu em Ninive, na Assíria (atual Iraque), onde eram guardadas tabuletas de barro escritas com caracteres cuneiformes. Mas teriam sido os gregos os primeiros a criar uma biblioteca pública, a de Atenas, onde eram guardados kilindros (rolos de papiros).

De maneira geral, uma biblioteca pública tem duas dimensões. A principal, até há pouco tempo, era a física: a biblioteca em si, um “depósito de livros”, como etimologicamente indica a palavra grega bibliothék, junção de biblion (obra composta por um conjunto de kilindros) com thék (armário ou depósito). Outra dimensão é a virtual, a extensão da biblioteca proporcionada pelo empréstimo de livros, pratica igualmente iniciada pelos gregos, que permitiam aos freqüentadores das bibliotecas levar os manuscritos para casa.


Continue lendo...

sábado, 29 de outubro de 2011

Cursos on line grátis



A Escol@ Virtual  Bradesco oferece mais de 150 cursos nas modalidades on-line e semipresencial. Em parceria com conceituados provedores de conteúdos, com o objetivo de oferecer aos alunos grande variedade de cursos na área de TI. Com 70% de aproveitamento, o aluno poderá imprimir o Certificado de Conclusão do Curso.


Se você deseja atualizar seu currículo clique aqui e bons estudos

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto de pesquisa

A PLURALIDADE DA LINGUAGEM E A  INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

                          



                                JUSTIFICATIVA:

Um dos maiores desafios e dificuldades do professor na época atual á trabalhar em sala de aula explorando a expressão do aluno, sua criticidade, seu pensar, agir, inclusive seu linguajar, e ainda abordar as questões tecnológicas, enfim respeitar o aluno para que seja respeitado e atualizado.

É profunda e complexa a análise da dificuldade evidenciada pelos professores; entretanto, pode-se citar como exemplo, a fobia que se tem com relação à Informática, e ramificando ainda para a Informática Educativa.

Visando abordar diferentes ângulos de leitura, conduzir um novo caminhar voltado para a utilização do computador, não como diversão, mas como uma ferramenta no processo de construção do conhecimento, tanto na escola, como em casa, enfim… no nosso dia-a-dia, e em busca da valorização do nosso patriotismo, expressão corporal, linguagem gestual, verbal, etc… despertar a sensibilidade para a música, difundir a poesia, a ilustração, a liberdade de expressão é que surgiu a idéia dessa monografia.



Continue lendo aqui:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Portal gratuito para escolas

                               

Recebi por e-mail, e como não conhecia quero divulgar que o  site da Encyclopedia Britannica está com uma  ótima novidade lançada recentemente:  um novo portal de aprendizagem digital gratuito, o Britannica Escola Online, que foi desenvolvido em parceria com o Ministério de Educação (CAPES), voltado especialmente para os alunos do ensino fundamental no Brasil.

O portal apresenta materiais didáticos interativos, artigos enciclopédicos por temas, enciclopédia escolar, dicionário de pesquisa na nova ortografia, recursos multimídia, e muito mais! Todo o conteúdo foi escrito especialmente para o nível de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.







quarta-feira, 12 de outubro de 2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estudos



Tecnologia na Escola

Os Fronteiras do Pensamento lançaram a cartilha "Tecnologia na Escola - Como Explorar o Potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação na Aprendizagem".

O texto é de Carlos Seabra e a edição é de 2010. Apoio do Instituto Claro.

Podemos melhorar a Educação ou necessitamos transformá-la?

Estamos alcançando a inclusão da escola brasileira na cultura digital? Ela se transforma como legítima instituição da nova Sociedade do Conhecimento?

O Governo Federal propõe a mudança do modelo de laboratórios“um computador para muitos alunos” para o modelo “um computador para cada aluno” em 300 escolas, pilotos do Projeto UCA
nos 27 Estados.

Todos os alunos recebem seu laptop conectado à internet.
Foram distribuídos 150 mil equipamentos e providenciada a infraestrutura correspondente. Ao mesmo tempo, especialistas foram chamados a colaborar com governos estaduais e municipais para realizar a formação em serviço, presencial e a distância dos docentes e gestores dessas escolas, com acompanhamento de avaliação de todo o processo.

Alunos das escolas públicas e seus familiares estão confiantes e esperançosos.

Mas e seus professores? Serão os principais atores, sua responsabilidade pesa. Eles têm receio!

Pesquisas no hemisfério norte apontam sua recusa em participar dessa revolução cultural.
Vamos tentar oferecer-lhes solidariedade, compreensão e apoio?

Todas as tecnologias têm tido uso tradicional em educação, tanto na cultura oral, em que os mais idosos transmitiam aos mais novos, como no surgimento da escrita e também na revolução da
imprensa, em que o texto impresso passou a armazenar e permitir amplo acesso ao conhecimentos das gerações anteriores, até as novas mídias de ilustrações, fotos e filmes, telefone e televisão
 
NAVEGAÇÃO
COMUNICAÇÃO
VIDEO
SOM
IMAGENS
BLOGS
TEXTOS PLANILHAS
MAPAS
REDES SOCIAIS
JOGOS E SIMULAÇÕES
DIÁLOGO COM OS PROFESSORES
 
Para baixar a cartilha, clique no link abaixo. Ou visite diretamente o site do Fronteiras do Pensamento.

Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem
Site Mingau Digital


Para baixar a cartilha clique aqui: