terça-feira, 29 de novembro de 2011

Brinquedoteca




Adotou-se a nomenclatura LABRIMP para sua criação formal no interior da Faculdade de Educação da USP em decorrência do termo “Centro” exigir uma diretoria administrativa, financeira e executiva, estrutura que o novo setor não poderia dispor. A nomenclatura “laboratório’ equacionava-se melhor às possibilidades de ser um espaço para a formação teórico-prático dos alunos, tendo o lúdico como preocupação formativa.

A participação da Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto em projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, em diferentes cidades, “Projeto das Seis Brinquedotecas geradoras do Estado de São Paulo: Centros de Cultura Infantil”, na qual foi contemplada com uma brinquedoteca para ser instalada junto à Faculdade de Educação da USP torna possível sua implantação no espaço da universidade.

A proposta foi encaminhada pelas professoras doutoras da Faculdade de Educação Tizuko Morchida Kishimoto e Leny Magalhães Mrech. junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada.

Os objetivos organizados que deram corpo para o Labrimp foram:

- Dinamizar os canais de contato, execução e avaliação de brinquedos e materiais pedagógicos pelos alunos e docentes da Faculdade de Educação/USP;

- Criar um acervo de material pedagógico, visando a sua classificação e utilização;

- Criar um acervo de brinquedos para a constituição de uma brinquedoteca circulante;

- Criar um acervo de materiais de sucata para a confecção de brinquedos e materiais pedagógicos;

- Desenvolver e promover o conhecimento e a análise de brinquedos e materiais pedagógicos dentro de áreas de interesse por intermédio de cursos e conferências;

- Promover atividades diversas como prestação de serviço a comunidade;

- Criar uma oficina de brinquedos e materiais pedagógicos;

- Implementar subprojetos de trabalhos vinculados ao LABRIMP que envolvam alunos e professores;

- Manter intercâmbio com diferentes instituições no sentido de promover a pesquisa, o estudo, difusão e a elaboração de brinquedos e materiais pedagógicos.
Conheça clicando aqui...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A história do computador

A Evolução do Computador






A Primeira Geração


J.P. Eckert e John Mauchly, da Universidade da Pensilvânia, inauguraram o novo computador em 14 de fevereiro de 1946. O ENIAC era mil vezes mais rápido do que qualquer máquina anterior, resolvendo 5 mil adições e subtrações, 350 multiplicações ou 50 divisões por segundo. E tinha o dobro do tamanho do Mark I: encheu 40 gabinetes com 100 mil componentes, incluindo cerca de 17 mil válvulas eletrônicas. Pesava 27 toneladas e media 5,50 x 24,40 m e consumia 150 kW. Apesar de seus inúmeros ventiladores, a temperatura ambiente chegava às vezes aos 67 graus centígrados. Executava 300 multiplicações por segundo, mas, como foi projetado para resolver um conjunto particular de problemas, sua reprogramação era muito lenta. Tinha cerca de 19.000 válvulas substituídas por ano. Em 1943, antes da entrada em operação do ENIAC a Inglaterra já possuía o Colossus, máquina criada por Turing para decifrar os códigos secretos alemães. Possuía 2.000 válvulas, coincidentemente o mesmo número proposto por Zuse alguns anos antes.



Foto do ENIAC



Em 1945 Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores, e que as instruções e dados fossem compilados e armazenados internamente no computador, na seqüência correta de utilização. Estas sugestões tornaram-se a base filosófica para projetos de computadores. (Atualmente pesquisam-se computadores "não Von Neumann", que funcionam com fuzzy logic, lógica confusa) A partir dessas idéias, e da lógica matemática ou álgebra de Boole, introduzida por Boole no início do século XIX, é que Mauchly e Eckert projetaram e construíram o EDVAC, Electronic Discrete Variable Automatic Computer, completado em 1952, que foi a primeira máquina comercial eletrônica de processamento de dados do mundo. Eles haviam tentado isso com o BINAC, computador automático binário, de 1949, que era compacto (1,40 x 1,60 x 0,30 m) o suficiente para ser levado a bordo de um avião, mas que nunca funcionou a contento. O EDVAC utilizava memórias baseadas em linhas de retardo de mercúrio, bem mais caras e lentas que os CRTs, mas também com maior capacidade de armazenamento. Wilkes construiu o EDSAC, Electronic Delay Storage Automatic Calculator em 1949, que funcionava segundo a técnica de programas armazenados.

sábado, 12 de novembro de 2011

Educação: mensagem para encontro pedagógico

Gostei deste artigo e recomendo à todos educadores como uma reflexão para a construção de uma escola que contribua com a formação de seres humanos verdadeiros e autênticos

Uma boa sugestão para apresentação e discusão nos encontros pedagógicos.



A Síndrome do Pinóquio: Entre Gepetos e Raposões

Artigo por Monica Gardelli Franco*
Educação
Arquivo: monica.jpgEstá cada vez mais frequente abrirmos os jornais e nos depararmos com comentários e opiniões e até afirmações sobre o quão nossas escolas estão despreparadas para trabalhar com nossos jovens e adolescentes. E não param aí os articulistas. Nos seus argumentos eles se esmeram, mais e mais, para provar como as escolas lutam e se esforçam em tornar o aprendizado uma coisa chata e sem graça. Uma experiência nada divertida e que, por tolher a criatividade daqueles que a vivenciam, acabam por matar todo o potencial criador dessa geração.
Essas afirmações, na maioria feita por aqueles que tiveram o privilégio de frequentar a elite das instituições educacionais no mundo, caem como uma profecia do apocalipse educativo! E provocam em educadores, pais e a sociedade o sentimento profundo de que o juízo final da escola se aproxima! Eles afirmam também que, na contramão dos métodos da escola, todos verão (e sofrerão, o que é muito pior!) o poder das ferramentas digitais e da distribuição dos conhecimentos acumuladas em espaços virtuais! Livres finalmente da escola todos chegarão ao paraíso do saber fácil, livre e descomprometido!


Continue lendo...




quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Frases inspiradoras

                   


O nome e a vida de Steve Jobs hoje são vistos como um legado de lutas derrotas e acima de tudo de superação e muitas vitórias. Dono de uma ousadia em não aceitar o trivial e de uma constante busca do inovador, viveu uma vida de sucesso e conquistou o que queria: “ deixou sua marca no universo.”



Encontrei estas frases inspiradoras ditas por Steve Jobs que servem para nos fazerem refletir sobre nossas vidas e achei que podemos divulgar mais ainda.

Leia, reflita e divulgue:

• “QUERO DEIXAR UMA MARCA NO UNIVERSO”.


• “Continue com fome, continue tolo”.


“Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos”.


“Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo assim: ‘Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia ele realmente será o último’. Aquilo me impressionou e, desde então, nos últimos 33 anos, eu olho para mim mesmo no espelho toda manhã e pergunto: ‘Se hoje fosse o meu último dia, eu gostaria de fazer o que farei hoje?’. E se a resposta é “não” por muitos dias seguidos, sei que preciso mudar alguma coisa”.


• “Não temos chance de fazer muitas coisas, e todas devem ser realmente excelentes. Porque essa é a nossa vida. A vida é breve, e morremos, sabe? E todos escolhemos fazer isso com a própria vida. Portanto, é melhor ser muito bom. É melhor valer a pena”.


• “Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder”.


“Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for. Esta abordagem nunca me desapontou, e fez toda diferença na minha vida”.

• “Design não é apenas a aparência de um produto. Design é como ele funciona”.


• “Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem chegar ao paraíso não querem morrer para estar lá. Mas, apesar disso, a morte é um destino de todos nós. Ninguém nunca escapou. E deve ser assim, porque a morte é provavelmente a maior invenção da vida. É o agente de transformação da vida. Ela elimina os antigos e abre caminho para os novos. Neste momento, o novo são vocês, mas algum dia não tão longe, vocês gradualmente serão o velho e darão espaço para o novo. Desculpa eu ser tão dramático, mas é a verdade”.

“Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso, isso importa para mim”.

• “Você não pode apenas perguntar aos clientes o que eles querem e depois tentar dar isso a eles. Eles querem ser surpreendidos, eles querem algo novo.”


• “Meu modelo de negócios são Os Beatles: foram quatro caras que mantiveram as tendências negativas de cada outro em cheque; equilibravam-se entre si. O total era maior do que a soma das partes”.


• “Este é um dos meus mantras: foco e simplicidade”.


• “Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles mal sucedidos é a pura perseverança”.

• “O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de um outro alguém. Não fique preso pelos dogmas, que é viver com o resultado do pensamento de outras pessoas. Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior. E o mais importante: tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário”.

Fonte: site Hypscience