quarta-feira, 3 de março de 2010

RECURSOS AUDIO VISUAIS

A fotografia como recurso didático-pedagógico na elaboração de textos poéticos e para o desenvolvimento de uma consciência ecológica, através do ensino de educação ambiental.       
Objetivo geral:                                           
 Analisar a contribuição das novas tecnologias audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem e na sensibilização do estudo do meio ambiente.

Objetivos específicos:
- Refletir sobre as representações de diferentes linguagens dos textos verbais e não verbais
- Envolver a fotografia e o desenho na construção de textos poéticos.
-Promover a conscientização ecológica em relação ao meio ambiente e a comunidade no qual se está inseridos
-Participar do concurso de fotografia da Secretaria Municipal de Cultura
-Escrever poesias sobre curiosidades de Campo Alegre para participar do concurso municipal

         Foto: Céu azul Cascatinha do calçadão
              Aluno: Djonathan Greipel


Participação dos alunos: para motivar os alunos com o projeto vamos participar do concurso municipal de fotos.

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS:
 "Campo Alegre: natureza, tradições e costumes”
O presente Concurso de Fotografias, intitulado "Campo Alegre: natureza, tradições e costumes” é promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer através da prefeitura de Campo Alegre, e pelo Lions Clube “Paraíso da Serra” de Campo Alegre. O concurso é destinado a fotógrafos amadores, e têm como obje...
           Veja mais...
http://www.campoalegre.sc.gov.br/home/index.php?# 

CAMPO ALEGRE O PARAÍSO DA SERRA
 ESTÁ EM FESTA
12º FESTA DA OVELHA  
Assista um slide com fotos desta festa que é  orgulho de nossa gente!
Churrasco de carneiro, o baile, concurso da rainha, apresentações culturais, fanfarras, praça de alimentação, passeio pelas barracas com artesanato de lãs de carneiro e alimentação.
Venha participar! Estamos esperando a sua visita!










Mais fotos e sugestões de passeios que encontrei navegando pela internet:
http://www.ferias.tur.br/fotos/8400/campo-alegre-sc.html

Conhecida como Paraíso da Serra, Campo Alegre, no Planalto Norte de Santa Catarina, encanta turistas por suas belas paisagens naturais, com cascatas, saltos e florestas de araucárias deslumbrantes, que podem ser visitadas em pontos como o Salto do Engenho, o Salto Branco, os Campos do Quiriri e a Cascata Paraíso.





             http://www.radarsul.com.br/campoalegre/index.asp

Coletânea de Receitas Campo-alegrenses   

RECEITAS COM OVELHA
Quem gosta de culinária ou saborear uma comida gostosa vale a pena conferir!
http://pm.fecam.org.br/conteudo/?mode=pa&item=14685&fa=7&cd=15010&siglamun=campoalegre
 

LEITURAS MOTIVADORAS  
Paginas de pesquisas que os alunos "navegaram" para conhecer e pesquisar sobre o uso da fotografia como recurso de conscientização ecológica.


Veja fotos da natureza selecionadas por concurso mundial de fotografia

Sony World Photography Awards analisou 80 mil imagens.

Divulgação de vencedores de cada uma das 21 categorias será em abril.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1501661-5603,00.html

Veja imagens premiadas em concurso anual da revista 'Science'

Vencedores foram anunciados na última edição do periódico publicado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1501457-5603,00-VEJA+IMAGENS+PREMIADAS+EM+CONCURSO+ANUAL+DA+REVISTA+SCIENCE.html

Foto mostra região da Antártida mais parecida com a paisagem de Marte

Imagem foi divulgada nesta sexta-feira (4) pela Nasa.

Vales Secos de McMurdo abrigam bactérias nas rochas.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1403340-5603,00-FOTO+MOSTRA+REGIAO+DA+ANTARTIDA+MAIS+PARECIDA+COM+A+PAISAGEM+DE+MARTE.html

saiba mais
• Estudo revela que o degelo começa a atingir Antártida Oriental
• Equipe da Nasa prossegue em missão para avaliar aquecimento na Antártida
• Vírus se multiplicam em lago da Antártida, revela estudo
• Foto de satélite da Nasa flagra formação de icebergs na Antártida
• Derretimento de gelo na Antártida e na Groenlândia está mais rápido
• Geleira da Antártida derrete quatro vezes mais rápido que há dez anos, diz estudo
• Antártida se parecia com os Alpes há 34 milhões de anos, diz estudo
• Micróbios na Antártida aumentam chances de encontrar vida extraterrestre
• Aquecimento leva a deslocamento de plataforma de gelo na Antártida
• Cientistas descobrem 'Alpes' submersos na Antártida
  
Para encerrar o projeto "brincando" com suas fotos.
Sites geradores de fotos engraçadas
Você já usou aquele site que te transforma em um Simpson? Ou aquele que faz com que você se pareça um personagem de South Park? E se você distorcesse fotos suas e de seus amigos? Confira essa lista de sites que transformam suas fotos de uma forma rápida e prática:

Face Transformer Generator

Hypescience




Já tentou imaginar como você se pareceria se fosse japonês? Ou então se tivesse nascido na África? Com o Face Transformer Generator você não precisa mais imaginar. Além de poder mudar sua etnia, você também pode mudar sua idade para ver como se parecerá quando for mais velho. Aliás, essa função chega a ser assustadora. Recomendado apenas para os mais corajosos.

Funny Face Generator

Se você concorda que simetria é sinônimo de beleza, prepare-se para ficar bem feioso! Colocando fotos um pouco tortas, ele busca um eixo de simetria vertical e o corta, dando o efeito de que seu rosto foi “sugado por seu nariz”. Muito rápido e divertido!


3D Face Generator

Respondendo apenas a algumas perguntas você pode ter uma imagem 3D da sua cabeça. Pode não ser “muito preciso”, mas é definitivamente engraçado. Só testando para ver! Dica: fica abaixo de todos aqueles links de propaganda

Sketch Generator                  


Pode ser mais rápido para aqueles que não possuem um conhecimento básico nas ferramentas de edição de imagens do Windows, mas não é inovador. Basicamente sua foto se transforma em um “esboço” de um desenho. O efeito é bonito, mas há um limite para o tamanho da foto que você quer usar – ela não pode ter mais do que 2048 pixels tanto de altura quanto de largura.
Fonte: 4 Sites geradores de fotos engraçadas.
http://hypescience.com/28037-4-sites-geradores-de-fotos-engracadas/

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA

Quem faz um poema abre uma janela!



Respira, tu que estás numa cela
abafada,
esse ar que entra por ela.

Por isso é que os poemas têm ritmo
- Para que possas profundamente respirar.

  Quem faz um poema salva um afogado.

Mário Quintana
                               



A ARTE DE SER FELIZ


CECÍLIA MEIRELES


 Houve um tempo em que minha janela se abria
sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.

Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.

Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,
e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega:
era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.

E eu olhava para as plantas, para o homem,
para as gotas de água que caíam de seus dedos magros      
e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.

Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.

Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.

Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

O QUE VOCÊ VÊ DA SUA JANELA?

Esse lindo poema de Cecília Meireles foi uma sugestão da minha amiga Maria do Carmo Santiago do grupo Blogs Educativos


Vou trabalhar com os alunos e divulgar aqui no blog para socializar os resultados
Quem sabe podemos interagir com outras turmas? Seria muito interessante e motivador para os educandos

Como o blog trata de tecnologias pensei em trabalhar com uma sugestão que encontrei no blog do também amigo Vitor Araújo do:

http://jogoaula.blog.br  que indico para você conhecer, vale à pena.


Estive pensando como desenvolver a metodologia de ensino desta proposta de trabalho.
Fica aqui registrado.

                                          INTRODUÇÃO
  Como proposta inicial é necessário que as atividades sejam construídas no conhecimento prévio que os alunos trazem do meio que estão inseridos. Como cita Paulo Freire com os seus educandos utilizando um levantamento sobre o que fazia parte do mundo em que viviam, para trabalhar com os seus “temas geradores”. Para isso levarei para a sala de aula em forma de fichas ( textos recortados e colados em papel reciclado) de poemas, prosas e textos não verbais.
 Que provoquem a discussão da importância da palavra, de ler e de escrever.
 Para que possam discutir sobre as diferentes formas de linguagens. E, dessa maneira, venham demonstrar o que pensam e o que conhecem sobre o tema.
  Esse momento é enriquecedor para o trabalho que o professor está mediando. Além disso, levamos a oportunidade de ouvirem e conhecerem diversos textos literários escrito. Para que possamos trazer à luz a discussão acerca das diferenças lingüísticas.

                                DESENVOLVIMENTO
  Depois de explorar os aspectos literários dos textos pertencentes ao grupo selecionado, como os gêneros literários e suas particularidades e as figuras, o sentido conotativo e o denotativo das palavras, levantar a estrutura de linguagem de um texto poético.
 Lendo com a turma a poesia de Cecília Meireles “ A arte de ser feliz”. Estimulando os alunos a produção de textos poéticos a partir da reflexão “O QUE VOCÊ VÊ DA SUA JANELA?”

Na sala de informática em duplas pesquisar na internet sobre a vida da autora.


 Criar releituras da suas JANELAS DA ARTE DE SER FELIZ
 Cs alunos escreverão seus textos numa folha onde criarão com a professora de artes o desenho de sua janela que representa os seus olhares.

        O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA
Por fim os textos serão digitados no LID livro infantil digital onde será formado o CD LIVRO DA TURMA
Este recurso vou postar a partir do dia 14 quando serão liberados no blog jogoaula


    PARA REFLETIR COM OS ALUNOS: "UMA JANELA ABERTA PARA UM
     JARDIM DIGITAL"






http://www.greenblog.org.br/?p=4836



                                CONCLUSÃO
Assim sendo, estas atividade levaram em consideração a importância do estudo da língua portuguesa inserida com a literatura. É dentro dela que o estudo da língua faz sentido e pode ser ensinada de maneira mais eficaz, democrática e contextualizada. Portanto, espero que este projeto sirva não apenas como crítica ao ensino tradicional mas sim como um instrumento de mudança do modo de se ensinar a língua portuguesa dentro de uma sala de aula. E agora com o reforço das tecnologias na educação.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CULTURA NA SALA DE AULA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS

Mais uma excelente sugestão! Principalmente professores de arte.
Esse site com certeza vocês vão gostar.
Num país como o nosso onde cultura é tão difícil de ter acesso.

Visitar um museu, ouvir música clássica, admirar esculturas e pinturas de mestres renomados
Sem sair da escola. Quando não se tem recursos ou possibilidades...

É um sonho para todo educador que gosta de desenvolver a sensibilidade pelo 
saber cultural de seus educandos

.Um dos trabalhos mais completos já vistos!


Sejam bem vindos professores com sua turma a uma aula cultural de excepcional qualidade!




http://www.sabercultural.com

MOEDAS DO MUNDO

 Mais uma boa sugestão da amiga Maria do Carmo Santiago do grupo Blogs Educativos.
Como é importante a troca de conhecimentos e experiências entre os educadores.
É assim que crescemos e a educação cada dia melhora um pouco mais.

Este site do Banco Central do Brasil mostra com quantos reais você compra a moeda local de outros países. Com cotação do dia anterior a sua consulta.
É só clicar no mapa e procurar o país desejado.
Nossos alunos participam de uma mini aula de geografia e economia.        

Mais uma vez as tecnologias a serviço de uma educação cidadã de qualidade

Clique e ótima aula!




http://www.bc.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm

domingo, 24 de janeiro de 2010

BANNER PARA SEU BLOG, SITE OU SUA CRIATIVIDADE MANDAR

ImageChef Custom Images 

Para criar o seu. Click na imagem.

MOSAICO DE LETRAS

Um bom recurso para criar sua marca  personalizada

ImageChef Word Mosaic - ImageChef.com

VOCÊ ESCREVE A MENSAGEM

RECURSOS VISUAIS PARA TRABALHAR PEQUENAS E IMPORTANTES MENSAGENS

Beach custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more - ImageChef.com

WEBQUEST UMA METODOLOGIA DE PESQUISA ORIENTADA

Professores prestem atenção nesta importante ferramenta do uso das tecnologias para o desenvolvimento da aprendizagem
Procurei explicar e trazer as maneiras mais compactas de como criar e usar essa fonte de pesquisa, que impede os famosos contrl c e control v. Onde os alunos só copiam e não aprendem nada.

WEBQUEST   
WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, com valiosos fins educacionais envolvendo a Internet. Ela está fundamentada na aprendizagem cooperativa e em métodos baseados na construção do saber.


A metodologia de uma WebQuest favorece a aprendizagem colaborativa e os processos investigativos na construção do conhecimento. Portanto fundamenta-se em estratégias construtivistas. As atividades são baseadas numa pesquisa orientada, onde o professor norteia os caminhos a serem seguidos.

Segundo Seara (2008) "O objetivo dessa nova metodologia não é restringir a ida dos alunos a outros sites, mas evitar que se percam. É uma abordagem singela, mas que gera uma dinâmica muito boa. Coloca o professor como um facilitador, como um mediador"


Desenvolver uma Webquest é uma forma de instigar os alunos à pesquisa em grupo, à leitura, à interação, à cooperação e à criação. Desta forma, é promovido o letramento digital dos alunos, visando torná-los sujeitos críticos e criativos.

COMO CRIAR UMA WEBQUEST


A Webquest é projetada pelo professor para ser solucionada pelos alunos, que deverão estar reunidos em grupos.

O professor pode partir da exploração de Webquests já existentes, que sirvam de exemplo para a confecção de uma nova ou se utilizar de alguma webquest pronta, que se encaixe no contexto curricular que necessita.

Antes de iniciar a criação propriamente dita da Webquest, é necessário todo um planejamento por parte do professor, onde ele vai selecionar o conteúdo a ser utilizado. É um processo de criação que exige reflexão e tempo.


Não existe uma fórmula pronta para elaboração de uma Webquest. Seu criador apenas sugere alguns itens a serem seguidos:

Tema: É definido o assunto a ser abordado dentro do currículo, visando que este desperte o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado.


Tempo: Descreve-se a duração, considerando-se a complexidade e a faixa etária a que a webquest se destina. A Webquest pode ser de curta duração, quando dura de uma a três aulas e de longa duração, de uma semana a um mês.

Recursos: São pesquisadas fontes na Web que satisfaçam o desenvolvimento do tema proposto. As fontes que serão utilizadas serão definidas pelo professor. Elas podem abranger todo o conteúdo ou ainda podem necessitar do apoio de algum material externo à internet.

Tarefa: Deve ser explicado detalhadamente ao grupo como a tarefa será realizada, quais fontes devem ser utilizadas em cada etapa e o que cada componente terá que fazer.


Avaliação: Trata sobre a forma com que os alunos serão avaliados (individualmente ou em grupo). São estabelecidas também especificações sobre o que será avaliado.

Introdução: O texto que compõe esta etapa deve ser objetivo, claro e, ao mesmo tempo inspirador, motivador, capaz de induzir os alunos ao desafio da realização.


Conclusão: Esta deve ser breve, simples e compreensível. Deve levar à reflexão sobre o que foi realizado, assim como instigar a curiosidade de investigações aprofundadas sobre o tema.

Terminada esta fase de elaboração, formate e revise sua Webquest e em seguida publique-a na Internet.

                                                                            EXEMPLOS DE WEBQUEST


A seguir relacionaremos alguns links de acesso a exemplos de Webquest.

Galeria de webquest de alunos - http://nbinfoeducacional.googlepages.com/%C2%A0x-galeriadaswebquests

Agrupamento de Escolas de Fajões – Webquest -http://fajoes.org/webquest/procesa_index_todas.php

WebQuest: um desafio aos professores para os alunos - http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/


Clube do professor - http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/


Referências Bibliográficas

http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/agenda/agenda_webquest2.html


PASSO-A-PASSO COMO CRIAR UMA WEBQUEST


http://abweb.no.sapo.pt/material/modelos/modelo1.htm



MAIS UM BOM EXEMPLO DE UMA WEBQUEST: “DIREITOS HUMANOS”
http://www.minerva.uevora.pt/netdays99/direitos/index.htm#topo


CRIADOR DE WEBQUEST
PhPWebQuest

Criador de WebQuests -


• ONDE CRIAR UMA WEBQUEST


• Aqui constam alguns endereços de páginas web que oferecem serviços de blog.
• Obs.: tais endereços foram escolhidos de forma aleatória, sem nenhum critério de comparação com as demais webquests disponíveis na web.


 PUBLICAR


http://www.webquestbrasil.org/node/4

http://webquest.sp.senac.br/enviar

http://vivenciapedagogica.com.br/publicar_webquest_geocities.html

TEMPLATE


http://webquest.sdsu.edu/LessonTemplate.html

http://www.educationaltechnology.ca/resources/webquest/templates.php

• FONTE: EPROINFO



HISTÓRIAS DE APRENDIZAGENS COM AS TICŚ


http://nonio.ese.ips.pt/nonio21/cdespaco39/

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

AVALIANDO O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Ainda é muito cedo para avaliarmos se o uso das tecnologias na educação terão uma repercussão positiva ou negativa. É preciso tomarmos os cuidados necessários para a correta medida de sua utilização. Mas não podemos também esquecer que neste mundo pós-modernista a realidade é a vivência da incorporação das tecnologias na vida diária que manda.

BENEFÍCIOS: 1) Motivação 2) Acesso a pesquisa no hipertexto 3) Desenvolvimento da capacidade de comunicação 4) Desenvolve a leitura e a escrita 5) Estimula a análise,raciocínio lógico e coordenação motora.

MALEFÍCIOS: 1)Redução do convívio social 2) Interfere nas atividades físicas 2) E nas brincadeiras infantis 3) Estimula o sedentarismo 4) E a obesidade infantil 5) Troca das amizades reais pelas virtuais

domingo, 10 de janeiro de 2010

O USO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO
Como podem ver aqui os blogs são excelentes ferramentas pedagógicas quando devidamente manipuladas
Estou “navegando” neste mundo como principiante e estou cada dia mais entusiasmada.
Tenho aprendido muito e despertado para o envolvimento das convergências de várias mídias que os blogs proporcionam no curso de especialistas de Mídias da FURGS, na plataforma do EPROINFO, com os tutores, coordenadores e principalmente com os colegas que já utilizam este recurso para o desenvolvimento de uma pedagogia de qualidade a mais tempo.



UM POUCO DA HISTÓRIA DOS BLOGS
Foi criado no ano de 1994 pelo americano Justin Hall. Popularizado a partir de 1999 utilizado no começo como diário pessoal mas logo expande seu uso para as mais diferentes áreas do setor profissional,pessoal ou educacional. Por serem de recursos e aplicativos gratuito favorece a sua utilização na educação.

Um weblog ou blog é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente (como um histórico ou diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, se referir ao mesmo assunto ou à mesma pessoa. A maioria dos blogs são miscelâneas onde os blogueiros escrevem com total liberdade. (Wikipedia)

Um weblog ou blog é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente (como um histórico ou diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, se referir ao mesmo assunto ou à mesma pessoa. A maioria dos blogs são miscelâneas onde os blogueiros escrevem com total liberdade. (Wikipedia)

COMO CRIAR UM BLOG
É preciso escolher um site que ofereça o serviço. O provedor já terá os tutoriais ensinando como criar um blog e como editá-lo
COMO INCREMENTAR SEU BLOG
Os sites a seguir servem para você incrementar e personalizar o seu blog.
www.blogs.com.br/dicas
http://www.tudoparablogs.com/
http://www.templatesbymarina.blogger.com.br/
http://dicasparablogs.blogspot.com/
http://www.cutecolors.com/

O blog, usado como ferramenta pedagógica 

Incentiva a leitura e escrita, assim como a reflexão dos alunos, pois eles passam a colaborar e cooperar uns com os outros.

O seu uso favorece a interdisciplinaridade através do diálogo com outras formas do saber, construindo-se redes sociais e de saberes.

Os blogs abrem novos canais de comunicação entre alunos e professores, alunos e comunidade e alunos e o mundo favorecendo sua aprendizagem tanto curricular quanto tecnológica.

Alunos e professores aprendem em conjunto de forma participativa e dinâmica.

O professor passa a mediar o processo de ensino-aprendizagem, instigando o aluno ao aprimoramento de sua autonomia para aquisição da aprendizagem.

Inseridos em projetos, os alunos passam a exercitar a sua expressão criadora crítica, artística e hipertextual.

Exemplos de Atividades educacionais com o uso de blogs

Postagem de projetos, inserindo-se as atividades dos alunos.

Alunos se organizando em equipes, pesquisando sobre assunto trabalhados em aula ou sugeridos pelo professor, elaborando textos ilustrados e publicando no blog do grupo.

Criação de um Blog da escola com links para blogs de cada turma onde toda comunidade escolar possa trabalhar em conjunto. Mostra e promove os acontecimentos tanto da escola como dos projetos desenvolvidos pelas turmas.

Postagem da Resenha de livro, com comentários de opiniões dos colegas

Professores podem lançar problemas de raciocínio lógico, para que colaborativamente a turma chegue a uma solução

Há tantos temas que podem ser tratados, dependendo da criatividades e a faixa etária dos alunos.
(eproinfo mec )