![]() |
Agarradinhos para mensagens |
![]() |
Pregador coelhinho |
![]() |
Lindas velinhas |
![]() |
Molde do prendedor |
sexta-feira, 25 de março de 2011
Muito além do lápis e papel
Aplicada à educação, a tecnologia pode ser vista como uma grande caixa de ferramentas. Dela podem
sair uma série de novos recursos a serem explorados tanto pelo aluno quanto pelo professor, resumem
os especialistas consultados pela Revista da TV Escola. São inúmeras as possibilidades de pesquisa na internet, os novos programas e os jogos que permitem simular ou exercitar o que está sendo trabalhado nas aulas. As imagens e vídeos
disponíveis on-line também podem suscitar aprofundamento dos temas em questão. E o interessanteé que tudo isso se dá num ambiente em que o aluno não é leitor passivo, mas participa, podendo dividir sua produção com a classe, com a escola
ou com o resto do mundo.
A revista TV Escola apresenta um artigo sobre tecnologias como recursos educativos.
Clique aqui para ler a revista virtual
terça-feira, 22 de março de 2011
Concurso de Arte Contemporânea
O Ministério das Relações Exteriores recebe, até 25 de março, inscrições para o I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea. Serão concedidos prêmios de até R$ 20 mil, em quatro áreas: pintura, escultura, fotografia e obras em papel.
O artista deve ser brasileiro e só pode inscrever uma obra. Para participar, é preciso enviar para artecontemporanea@itamaraty.gov.br os documentos: ficha de inscrição; currículo, com dez imagens de obras dos últimos dois anos; imagem da obra a ser inscrita (resolução de 300 dpi, em formato JPG ou TIFF); e declaração de autoria e propriedade dessa obra.
Outras informações estão disponíveis no site do Ministério e no edital. O objetivo do concurso é incentivar a produção artística brasileira e ampliar sua divulgação no exterior. O Itaú Cultural se soma ao Itamaraty nos esforços de difundir a ação.
I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea
Inscrições até 25 de março de 2011
Outras informações
Consulte o edital
Acesse a ficha de inscrição
imagem: Departamento Cultural - Ministério das Relações Exteriores/divulgação
Recursos on line
quinta-feira, 10 de março de 2011
Hipertexto
O que é hipertexto?
Hipertexto é o conjunto de textos organizados de forma não só linear, isto é, texto que possibilita uma leitura em vários sentidos e não só da esquerda para a direita e de cima para baixo. Apresenta links que remetem a outros textos ou explicações. As páginas eletrônicas do computador apresentam hipertextos: palavras sublinhadas levam você a outras páginas ou abrem quadro explicativo, permitindo que você salte de uma idéia para outra, de um texto para outro, conforme seu interesse.
http://www.klickeducacao.com.br/frontdoor/0,5884,POR,00.html
PLANO DE AULA COM HIPERTEXTO
1 - TEMA: Trabalhando o Hino Nacional usando o hipertexto
2 - DISCIPLINA: Língua Portuguesa
3 - CONTEÚDOS ABORDADOS: Significados das palavras
4 - PÚBLICO ALVO: 7º ano
5 - OBJETIVOS:
- Localizar informações através do hipertexto;
- Levar os alunos a participar ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento;
- Enriquecer de forma atrativa o processo de leitura e escrita;
- Ter acesso às várias formas de informações navegando pelo hipertexto.
- Comparar a letra do Hino Nacional Brasileiro com os hinos de outros países.
6 - METODOLOGIA
INTRODUÇÃO:
Trabalhar com música é muito prazeroso e mais dinâmico agregando-a ao hipertexto. Utilizando este recurso, os alunos perceberão a grande quantidade de informação e interatividade que esta ferramenta nos oferece.
ATIVIDADE:
No Laboratório de Informática o aluno irá buscar a letra do Hino Nacional no site
http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm e digitá-la no writer. Neste site o aluno terá acesso a informações bem como à história, criação e autores do Hino Nacional.
Logo após a digitação, os mesmos deverão selecionar as palavras que não conhecerem e linkar ao site Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.htm. Feito isso os alunos irão assistir a um vídeo no youtube “YouTube - Hino Nacional.htm” no datashow.
No final, em um momento de descontração, os alunos assistirão a um vídeo no youtube de pessoas cantando o Hino Nacional errando a letra: http://www.youtube.com/watch?v=xiLB1kQeGik&p=7457079B94777E79&playnext=1&index=2
- RECURSOS UTILIZADOS:
- Laboratório de Informática;
- Datashow;
- Aparelho de som;
- Caixa de som;
- microfone.
http://sabermaisblogsspot.blogspot.com/2010/09/plano-de-aula-com-hipertexto.html
sábado, 5 de março de 2011
Brincadeiras ecológicas

A EMBRAPA suínos e aves desenvolveu jogos com o objetivo de educar para a sutentabilidade do planeta.
Os jogos foram criados por Flávio Bello Fialho, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, com a colaboração de Viviane Maria Zanella, Doralice Pedroso de Paiva, Simone Anhaia Melo, Júlio Cesar Pascale Palhares, Milton Antônio Seganfredo, Paulo Armando Victoria de http://www.cnpsa.embrapa.br/jogos/resuinos/0-h.htmlOliveira e Andrea Dedini Jacob. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Jogo do controle da erosão: http://www.cnpsa.embrapa.br/jogos/erosao/0-h.html | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
quinta-feira, 3 de março de 2011
Dicionário on line de português para seu blog
É muito fácil leia mais..
http://www.dicio.com.br/widgets/

Encontrei no blogdogaray uma seleção de links de dicionários para português, inglês e espanhol e outros.
Para o Firefox o autor recomenda a instalação do tradutor de páginas web FoxLingo que é multi lingua.
Fox Lingo
Português on line
Dicio
Michaelis
Priberam
Dicionarioweb
Dicionariodeportugues.com/
Meus Dicionários
Bussola Escolar
Aurélio
Inglês on line
Michaelis
Word reference
Inglês on line
Babel mundo
Babylon
Espanhol on line
Woxicon
Dic espanhol
Word reference
Michaelis
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Internet na escola: da relevância social ao letramento digital
Os desafios enfrentados ao longo dos cinco primeiros anos do EducaRede no Brasil (www.educarede.org.br) resultaram, inevitavelmente, em um conjunto de reflexões teóricas e críticas sobre a relação entre internet e aprendizagem¹. Se a internet oportuniza enriquecer o modo de aprender e ensinar, é preciso problematizar sua relação com os processos desejáveis para a aprendizagem significativa e socialmente compartilhada, assim como a produção do conhecimento em contextos educativos.
É necessário incorporar a inclusão digital ao papel social da escola, reconhecendo o caráter midiático da atual sociedade. Nesse contexto, ganha relevância a noção de letramento digital, tanto do aluno quanto do professor, entendido como o desenvolvimento do conjunto de habilidades e competências necessárias para valer-se das tecnologias digitais em seus diversos usos em nossa vida social.
Continue lendo, clique aqui...
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Site de imagens
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
25 anos Nova Escola
Saiba o que melhorou na Educação brasileira desde 1986 e o que ainda precisa avançar.
- Acesso e qualidade
- Educação rural
- Financiamento e salário
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Carreira e formação
- Educação indígena
- Infraestrutura
- Tecnologia
- Educação Infantil
- Gestão escolar
- Inclusão