segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O futuro das Bibliotecas na era digital





As bibliotecas públicas sobreviverão?



O avanço da tecnologia digital tem levantado muita discussão sobre o futuro dos livros impressos, CDs e DVDs. Está na hora de agregar um outro ingrediente nessa polêmica: o que vai ocorrer com as bibliotecas públicas numa sociedade em que se pode ter acesso à informação em qualquer lugar, a qualquer hora, com um computador, um smartphone ou um tablet? Apesar de importante, o tema tem sido esquecido.

A primeira biblioteca do mundo, pelo que se sabe, surgiu em Ninive, na Assíria (atual Iraque), onde eram guardadas tabuletas de barro escritas com caracteres cuneiformes. Mas teriam sido os gregos os primeiros a criar uma biblioteca pública, a de Atenas, onde eram guardados kilindros (rolos de papiros).

De maneira geral, uma biblioteca pública tem duas dimensões. A principal, até há pouco tempo, era a física: a biblioteca em si, um “depósito de livros”, como etimologicamente indica a palavra grega bibliothék, junção de biblion (obra composta por um conjunto de kilindros) com thék (armário ou depósito). Outra dimensão é a virtual, a extensão da biblioteca proporcionada pelo empréstimo de livros, pratica igualmente iniciada pelos gregos, que permitiam aos freqüentadores das bibliotecas levar os manuscritos para casa.


Continue lendo...

sábado, 29 de outubro de 2011

Cursos on line grátis



A Escol@ Virtual  Bradesco oferece mais de 150 cursos nas modalidades on-line e semipresencial. Em parceria com conceituados provedores de conteúdos, com o objetivo de oferecer aos alunos grande variedade de cursos na área de TI. Com 70% de aproveitamento, o aluno poderá imprimir o Certificado de Conclusão do Curso.


Se você deseja atualizar seu currículo clique aqui e bons estudos

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto de pesquisa

A PLURALIDADE DA LINGUAGEM E A  INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

                          



                                JUSTIFICATIVA:

Um dos maiores desafios e dificuldades do professor na época atual á trabalhar em sala de aula explorando a expressão do aluno, sua criticidade, seu pensar, agir, inclusive seu linguajar, e ainda abordar as questões tecnológicas, enfim respeitar o aluno para que seja respeitado e atualizado.

É profunda e complexa a análise da dificuldade evidenciada pelos professores; entretanto, pode-se citar como exemplo, a fobia que se tem com relação à Informática, e ramificando ainda para a Informática Educativa.

Visando abordar diferentes ângulos de leitura, conduzir um novo caminhar voltado para a utilização do computador, não como diversão, mas como uma ferramenta no processo de construção do conhecimento, tanto na escola, como em casa, enfim… no nosso dia-a-dia, e em busca da valorização do nosso patriotismo, expressão corporal, linguagem gestual, verbal, etc… despertar a sensibilidade para a música, difundir a poesia, a ilustração, a liberdade de expressão é que surgiu a idéia dessa monografia.



Continue lendo aqui:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Portal gratuito para escolas

                               

Recebi por e-mail, e como não conhecia quero divulgar que o  site da Encyclopedia Britannica está com uma  ótima novidade lançada recentemente:  um novo portal de aprendizagem digital gratuito, o Britannica Escola Online, que foi desenvolvido em parceria com o Ministério de Educação (CAPES), voltado especialmente para os alunos do ensino fundamental no Brasil.

O portal apresenta materiais didáticos interativos, artigos enciclopédicos por temas, enciclopédia escolar, dicionário de pesquisa na nova ortografia, recursos multimídia, e muito mais! Todo o conteúdo foi escrito especialmente para o nível de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.







quarta-feira, 12 de outubro de 2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estudos



Tecnologia na Escola

Os Fronteiras do Pensamento lançaram a cartilha "Tecnologia na Escola - Como Explorar o Potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação na Aprendizagem".

O texto é de Carlos Seabra e a edição é de 2010. Apoio do Instituto Claro.

Podemos melhorar a Educação ou necessitamos transformá-la?

Estamos alcançando a inclusão da escola brasileira na cultura digital? Ela se transforma como legítima instituição da nova Sociedade do Conhecimento?

O Governo Federal propõe a mudança do modelo de laboratórios“um computador para muitos alunos” para o modelo “um computador para cada aluno” em 300 escolas, pilotos do Projeto UCA
nos 27 Estados.

Todos os alunos recebem seu laptop conectado à internet.
Foram distribuídos 150 mil equipamentos e providenciada a infraestrutura correspondente. Ao mesmo tempo, especialistas foram chamados a colaborar com governos estaduais e municipais para realizar a formação em serviço, presencial e a distância dos docentes e gestores dessas escolas, com acompanhamento de avaliação de todo o processo.

Alunos das escolas públicas e seus familiares estão confiantes e esperançosos.

Mas e seus professores? Serão os principais atores, sua responsabilidade pesa. Eles têm receio!

Pesquisas no hemisfério norte apontam sua recusa em participar dessa revolução cultural.
Vamos tentar oferecer-lhes solidariedade, compreensão e apoio?

Todas as tecnologias têm tido uso tradicional em educação, tanto na cultura oral, em que os mais idosos transmitiam aos mais novos, como no surgimento da escrita e também na revolução da
imprensa, em que o texto impresso passou a armazenar e permitir amplo acesso ao conhecimentos das gerações anteriores, até as novas mídias de ilustrações, fotos e filmes, telefone e televisão
 
NAVEGAÇÃO
COMUNICAÇÃO
VIDEO
SOM
IMAGENS
BLOGS
TEXTOS PLANILHAS
MAPAS
REDES SOCIAIS
JOGOS E SIMULAÇÕES
DIÁLOGO COM OS PROFESSORES
 
Para baixar a cartilha, clique no link abaixo. Ou visite diretamente o site do Fronteiras do Pensamento.

Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem
Site Mingau Digital


Para baixar a cartilha clique aqui:

domingo, 18 de setembro de 2011

Histórias em quadrinhos




O que é Stop Motion ?

Encontrei um ótimo tutorial sobre como criar um Stop Motion.  Para quem não sabe o que é ( como eu também não sabia..) 
Veja o que diz uma parte do tutorial, para ver como vale a pena conhecer e criar um com seus alunos:


“...é uma técnica de animação feita quadro a quadro através de fotos. Fazendo com que desse modo um objeto inanimado ganhe vida, através de uma ilusão de movimentos providos de uma seqüência fotográfica. Em geral para fazer um segundo animação são necessários 15 a 24 quadros (fotos).”



“Para fazer um stop motion é necessário os seguintes materiais básicos: Uma câmera fotográfica digital, um tripé e uma fonte de luz. "

"Apesar de ser comum assistirmos vídeos feitos com massinhas, uma animação em stop motion pode ser obtida através de qualquer material: utensílios, lápis,alimentos, recortes de papel, brinquedos e até mesmo seres humanos!O importante é ser criativo e escolher um material que combine com a sua história!”
E como a criação de uma história tem a função importantíssima de desenvolver a escrita, a leitura, a interpretação e a criatividade Um bom filme resulta da união entre estas habilidades juntamente com o conceito e a técnica. Uma aula de escrita de texto de maneira criativa e nada enfadonha.


E você também pode fazer parte da Comunidade Virtual de Educadores Ambientais (Caranguejo.com). Compartilhando suas atividades e práticas pedagógicas com outros profissionais sobre educação ambiental.
Clique aqui e confira:

sábado, 17 de setembro de 2011

Curso on line

Comunidade Virtual vai abrir novas vagas para curso online



Depois de superar expectativas no final de agosto, com inscrições que se esgotaram em menos de 24 horas, a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro vai abrir novas inscrições na última semana de setembro para mais turmas do curso Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas. Realizado totalmente à distância, via internet, e voltado para professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio de escolas públicas, a proposta é que educadores vivenciem, como alunos, uma sequência didática em torno de um gênero diferente dos já trabalhados pela Olimpíada. O objetivo final é escrever a resenha de um produto cultural, compreendendo quais são os princípios do trabalho com gêneros e com sequências didáticas na sala de aula. O curso também pretende ajudar a elaborar atividades e exercícios que ensinem crianças e jovens a produzir textos na escola. Para saber mais detalhes, clique em “Cursos online”, item que está localizado no alto, à direita, da nossa página.

As novas turmas iniciam as atividades na primeira semana de outubro. O número total de vagas ainda não foi definido, mas a estrutura do curso prevê que cada turma tenha 40 alunos orientados por um mediador. Atualmente duzentos participantes, divididos em 5 turmas, fazem o curso.

Adriana Vieira, da equipe organizadora do curso, explica que a procura tem sido grande e por isso recomenda aos interessados que fiquem atentos às informações publicadas na Comunidade Virtual. “Quando abrimos as inscrições para as primeiras turmas, no dia 30 de agosto, em cerca de duas horas já tínhamos mais de 60 pessoas inscritas”, afirmou.

Além de estar vinculado a uma escola pública, o interessado deve estar cadastrado na Comunidade Virtual. O cadastramento é simples e exige apenas o número do CPF. Pode ser feito a qualquer hora. Basta entrar em "login", na barra lateral à esquerda da página da Comunidade, e seguir as orientações.

Maiores informações clique aqui...

domingo, 11 de setembro de 2011

Saúde bucal




 Encontrei esse importante post navegando por ai. Achei demais por isso reproduzi por aqui. Depois de assisti-lo garanto que todos vão cuidar bem mais da higiene dentária. Poderão perceber como isso é importante e evita muitas e sérias doenças. Não deixem de assistir é um alerta.

A Johnson & Johnson, em parceria com a empresa americana Anatomical Travelogue, produziu um vídeo com imagens inéditas da cavidade bucal, mostrando, pela primeira vez, o deslocamento das bactérias orais para o resto do organismo. A captação dessas imagens reais, macro e microscópicas, só foi possível graças a uma tecnologia de última geração e câmeras hipersensíveis capazes de demonstrar didaticamente como a saúde oral interfere na saúde global do corpo.

As informações que fundamentam o vídeo foram apuradas por pesquisadores das principais universidades americanas e por estudos epidemiológicos de pesquisadores europeus e brasileiros, que elucidaram dados recentes sobre a relação entre saúde bucal e sistêmica. Esta relação está mobilizando as mais importantes autoridades de saúde no mundo inteiro.

As cenas do vídeo, de três minutos, oferecem imagens que ilustram as evidências destes estudos (que relacionam saúde sistêmica com saúde oral), além de proporcionar momentos de deslumbramento com a visualização de processos e elementos jamais mostrados.

http://youtu.be/nLk7aLAgZbE

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Curitiba a capital ecológica do país







Curitiba é uma das capitais  brasileiras conhecida por sua organização, chamada de capital ecológica e com um dos melhores índices de  qualidade de vida. Curitiba é um modelo em urbanismo, educação e preservação ambiental. 

Eleita Capital Americana da Cultura, em 2003, pela Organização Capital Americana da Cultura e OEA.

Importante centro cultural do país, fortemente influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, dos quais descende a maioria da população de Curitiba. Esse fato é logo percebido por quem chega e nota a arquitetura, gastronomia e costumes locais.
Uma aula de cidadania é o site Curitibinha, navegar e conhecer os maravilhosos pontos turísticos de Curitiba já vale a pena mas isso é só parte da discusão que pode ser feita com os alunos  ainda tem muito mais.