terça-feira, 23 de março de 2010

HISTÓRIAS INFANTIS NA SALA DE AULA E AS TECNOLOGIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE E INCLUSÃO

   DIVERSIDADE  TEXTUAL:  HISTÓRIAS INFANTIS

Ler e escrever são atividades que se completam. Quem é um bom leitor provavelmente escreverá muito bem. já que a leitura é o "combustivel" necessário a escrita.                  
Ler amplia o vocabulário, favorece o conhecimento da estrutura gramatical e as normas da ortografia. Além de desenvolver a leitura de mundo.

Quanto mais variados,interessantes e divertidos forem os textos que o educador apresentar a seus educandos, maiores serão as chances deles se tornarem hábeis leitores. Formar uma sala de aula nos moldes tradicionais onde carteiras estão alinhadas uma atrás da outra em ordem. E só entra textos escritos criados explicitamente para ensinar a ler e escrever com certeza, logo, logo os alunos se desinteressarão pela escrita e pela leitura.

Formar escritores competentes , pressupôe-se portanto, uma prática continuada da produção textual e da leitura.Trabalhar a língua portuguesa de forma “agradável e envolvente” através do lúdico e da fantasia é uma ótima estratégia para despertar o interesse dos alunos. As histórias infantis são utilizadas para divertir desde o surgimento da literatura infantil no século XVIII onde se pretendia através dessas hitórias transmitir valores morais 

A ficção da literatura infantil  também está integrada ao livro didático onde encontramos  vários textos referntes ao assunto. Assim estes perdem em certo momento as suas funções literárias e assumem objetivos pedagógicos.

Para não entrarmos aqui em um longo debate sobre as várias vertentes das teorias que discutem as especificidades do estudo da língua e da literatura destacarei apenas as atividades desenvolvidas pela turma com as várias versões do Chapéuzinho Vermelho.
 

 A turma iniciou com a  leitura em grupo da versão de Perrault no livro didático

Depois foi pesquisar na internet
Charles Perrault - Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Perrault



Chapeuzinho vermelho

Resumo escrito por:lalaaa
A mãe de Chapeuzinho pede à menina que atravesse a floresta para visitar a avó, e para levar-lhe um pote de manteiga com um pouco de bolo e alguns doces. - Chapeuzinho não vá pelo caminho do lago pois la é muito escuro e tem muitas coisas assustadoras.-diz a mãe de Chapeuzinho.-Esta bem mamãe. “Pela estrada a fora eu vou bem sozinha levando esses doces para minha vovozinha ela mora longe e o caminho e deserto e o lobo mau esta aqui por perto!” Chapeuzinho esta andando e cantando feliz quando chega em um lugar que tem que escolher : ir pelo caminho mais longo ou cortar caminho pelo caminho do lago , então escolhe ir pelo caminho do lago.No meio do caminho encontra um lobo e ele pergunta:- Para onde você vai? - Vou à casa da vovozinha, que está muito doente, levar-lhe um presente da mamãe. - Onde fica a casa de sua avó? - Atrás da floresta, na última casa. - Posso acompanhar-te?- Claro!- O que tem nessa cesta?- Doces para minha vovó- Posso pegar um?- Não!!  Então o lobo para de atormentar Chapeuzinho e segue o seu caminho normalmente e nem imagina que o lobo já esta chegando na casa da sua vovó.Quando o lobo chega la ele engole a vovó em uma só bocada e se disfarça de vovó , colocou sua camisola , seu óculos e deitou na cama para esperar Chapeuzinho.Pouco depois “ TOC TOC TOC “ : - Vovó sou eu Chapeuzinho! - Pode entrar minha querida!   Quando Chapeuzinho entra ela entrega a cesta para o lobo disfarçado e começa a falar: - Mas vovó que olho grande você tem... - E para te ver melhor querida - Que braço grande você tem... - E para te abraçar melhor - Que boca grande você tem... - E para te comer melhor!! HAHAHA!!   E o Lobo começa a correr atrás de Chapeuzinho querendo come-la também mas bem quando ele ia pega-la , ela joga uma jarra na cabeça dele e desmaia.Chapeuzinho chama o caçador para tirar a vovó da barriga do lobo e depois colocar uma pedra , e deixaram ele na beira do rio. Em quanto isso vovó , chapéu e o caçador estão lanchando o bolo e os doces que Chapeuzinho levou para a vovó.           
Chapeuzinho vermelho Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/mythology/1704047-chapeuzinho-vermelho/



            Depois a versão de Chico Buarque de Holanda
CHAPEUZINHO AMARELO                                      
Era achapeuzinho amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo,aquela chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada,
Nem descia.,
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca,pra ela,era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada,
deitada ,mas sem dormir,
com medo de pesadelo.
Era a chapeuzinho amarelo.

Chico Boarque de Holanda.




               Uma leitura para refletir com os educadores
                                     Chapeuzinho vermelho  
                                Rubem Alves 


 Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará
http://www.releituras.com/rubemalves_chapeuzinho.asp



Autor: Angelo Machado. Ilustrações de May Shuravel Berger. Série: Fenix
Editora Melhoramentos
     Trabalhar com as


Divertidíssimo
Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará Esqueça o lobo-mau e a floresta! Agora, a casa da vovó fica no Cerrado e quem encontra Chapeuzinho é o Lobo-Guará, que é esganado e doido por frutas Planeta Sustentável08/05/2009
Manoella Oliveira
Como você acha que termina essa história? Para matar sua curiosidade, vale a pena ler este livro que é muuuuuito bacana e surpreendente. Se você já leu, quer comentar, aqui, o que mais gostou?
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_469217.shtml 


               SALA DE LEITURA
 Leitura e o desenvolvimento de uma consciencia ecológica e inclusiva

 João, preste atenção! Conheça um livrinho muito bacana sobre o João, um menino com dislexia que aprendeu a ser muito mais feliz Patrícia Engel Secco
inclusão
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_486771.shtml

Crianças da Amazônia Aprenda brincadeiras e histórias de uma criançada esperta do Norte do país, que está sempre curiosa para saber mais Autoria e ilustrações de Maurício Veneza
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_473855.shtml
A festa de aniversário da Aline Divirta-se muito e aprenda com a história da festa de aniversário de Aline, uma menina que tinha mais amigos-bicho do que amigos-gente Angelo Machado
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_431866.shtml

O andar do Samuel Todo mundo tem alguma dificuldade, a de Samuel é andar. E foi pelo seu jeitinho diferente de caminhar é que a turma da escola inventou mil brincadeiras criativas para acompanhá-lo Ricardo Benevides
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_429283.shtml

A última gota Quem acha que tem água sobrando no planeta está por fora. Conheça a história de Chuvisca, uma das últimas gotas do mundo. É emocionante! 
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_424175.shtml
Um curumim descobre o Brasil Um indiozinho vai à cidade pela primeira vez. Para ele, é tudo tão diferente do mundo que conhece... Será que ele vai gostar? Daniel Munduruku. Ilustrações das crianças Munduruku da aldeia Katõ
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_422588.shtml
Na praia e no luar, tartaruga quer o mar Como preservar as tartarugas marinhas em uma comunidade onde a maioria das famílias ganha a vida pela venda dos ovos, da carne e do casco do animal? Esse é o desafio dos irmãos Luísa, Pedro e Rodrigo, que moram à beira da praia e se preocupam com o meio ambiente Ana Maria Machado. Ilustrações de Marcelo Pacheco e Júlio Minervino
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_419583.shtml
Procura-se lobo O livro conta a história divertida dos lobos de verdade e de mentira, dos que comem avós e dos que comem frutinhas: todos em busca de um emprego Ana Maria Machado. Ilustrações de Laurent Cardon
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_418187.shtml
Boniteza silvestre e Rimas da floresta Ler sobre os animais que habitam a natureza é sempre uma ótima viagem. Se for através de poesia, então, melhor ainda! E é assim, desse jeito singelo, que estes dois livros contam suas histórias Lalau e Laurabeatriz
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_410514.shtml
Seis razões para cuidar bem do planeta Terra Dividido em duas partes – uma mais poética e outra mais informativa – este livro ensina o quanto é importante preservar a natureza para a nossa sobrevivência Nilson José Machado, Silmara Casadei e Michele Rascalha
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_410615.shtml

Seis razões para diminuir o lixo do mundo Você sabe o que é reciclagem? E preciclagem? Este livrinho fala sobre tudo relacionado ao lixo de um jeito muito bacana Nilson José Machado e Silmara Casadei; Ilustrações de Vera Andrade
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_410617.shtml

Pequenas ações, grandes mudanças Os personagens destes três livros - crianças como você - mudaram suas atitudes para ajudar a cuidar do planeta. Que tal conhecer suas histórias e se inspirar? Jen Green e Mike Gordon

http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/livros/conteudo_planetinha_410511.shtml



 Aí vem a onda! Descubra como acontece este fenômeno…









As plantas não param! Conheça algumas experiências que você pode fazer em casa para ver, de perto, a movimentação das plantas…
Agito no Jardim Elas parecem quietas e silenciosas, mas as plantas se mexem sem parar. Veja como isso acontece.…


Os brasileiros lêem pouco, mas estimular a leitura não é algo intransponível


Leia uma obra de arte
Os brasileiros lêem pouco, mas estimular a leitura não é algo intransponível. Pelo menos esta é a reflexão, e quase um consenso, entre especialistas em leitura no Brasil. Além de contar histórias, há outras formas de provocar o hábito de ler. Uma delas é tratar o livro como obra de arte, que deve ser apreciada como tal e não como um exercício intelectual obrigatório, um trabalho de leitura encomendado pela escola.
Leia mais...
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/24931

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