domingo, 30 de janeiro de 2011
Músicas infantis
Esta é uma página que se propõe ofertar a todas as crianças um repertório de melodias em formato midi, além de atender a pedidos de educadoras.
Seguindo cada um dos links encontram-se diversos arquivos midi, os quais podem ser copiados gratuitamente.
O autor diz que gosta de tocar, e de conhecer gente nova, e que então aceita que se mande algumas idéias de músicas para que o mesmo possa sequenciar o seu pedido.
Músicas infantis, tutoriais cifras e tablaturas escalas, tutoriais, dicionário de acordes, video-aulas, álbum playe, rafine seu violão, novidades, programa de benefícios, envie cifras/tabs, letras de músicas, cifras gospel, fórum,revista cifras, loja cifras
http://www.cifras.com.br/cifras/musicas-infantis/
Outro site muito bom também no assunto:
ACESSE AQUI
Seguindo cada um dos links encontram-se diversos arquivos midi, os quais podem ser copiados gratuitamente.
O autor diz que gosta de tocar, e de conhecer gente nova, e que então aceita que se mande algumas idéias de músicas para que o mesmo possa sequenciar o seu pedido.
Músicas infantis, tutoriais cifras e tablaturas escalas, tutoriais, dicionário de acordes, video-aulas, álbum playe, rafine seu violão, novidades, programa de benefícios, envie cifras/tabs, letras de músicas, cifras gospel, fórum,revista cifras, loja cifras
http://www.cifras.com.br/cifras/musicas-infantis/
Outro site muito bom também no assunto:
ACESSE AQUI
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Veja como conversar com seu filho sobre uso responsável de tecnologia
Responsáveis precisam deixar claros os limites, mas sem proibir o uso de alguns recursos
A primeira Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Crianças 2009), divulgada na última quinta-feira (7) pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), revela que 16% das crianças brasileiras de cinco a nove anos de idade têm celular.
O índice parece pequeno, mas entre todas as crianças dessa faixa etária,88% usam o aparelho para brincar com joguinhos, geralmente emprestado pelos próprios pais.
A psicóloga Andrea Jotta Barbosa, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, explica que é difícil e inútil proibir o uso de algum tipo de tecnologia quando isso já faz parte do dia a dia dos pais.
Leia mais...
Pais devem analisar a real necessidade e utilidade do telefone para as crianças
Tentar estabelecer limites às crianças para que usem o celular ou a internet de maneira responsável é um grande desafio para os pais, cujos filhos já nasceram em um tempo em que a tecnologia é muito presente no cotidiano das pessoas.
A primeira Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Crianças 2009), divulgada na última quinta-feira (7) pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), revela que 16% das crianças brasileiras de cinco a nove anos de idade têm celular.
O índice parece pequeno, mas entre todas as crianças dessa faixa etária,88% usam o aparelho para brincar com joguinhos, geralmente emprestado pelos próprios pais.
A psicóloga Andrea Jotta Barbosa, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, explica que é difícil e inútil proibir o uso de algum tipo de tecnologia quando isso já faz parte do dia a dia dos pais.
Leia mais...
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Computadores na pré escola
Trabalhando em grupo, as crianças do Jardim de Infância Municipal Doutor Luiz Silveira, em Piraí, a 105 quilômetros do Rio de Janeiro, aprendem a escrever seu nome digitando no computador. Para esses pequenos, com idades entre 3 e 5 anos, mexer no notebook parece uma tarefa simples.
A atividade seguinte: apreciar obras de grandes artistas, como a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). Enquanto a tela Abaporu é projetada no computador da professora, os pequenos são instigados a falar sobre cores e formas. Depois das explicações sobre as pinturas, inspiradas pela arte de Tarsila, eles se arriscam a tirar autorretratos com a máquina fotográfica embutida em cada computador. Na sequência, passaram a outra atividade: pesquisaram imagens de animais da fauna brasileira com a orientação das professoras, usando seu notebook com acesso à internet. Novamente, as crianças demonstram uma desenvoltura capaz de deixar os adultos presentes, inclusive esta repórter, bastante impressionados.
Leia mais...
13 perguntas e respostas sobre computadores na pré-escola
Por que e como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina da criançada
Confira aqui...
A atividade seguinte: apreciar obras de grandes artistas, como a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). Enquanto a tela Abaporu é projetada no computador da professora, os pequenos são instigados a falar sobre cores e formas. Depois das explicações sobre as pinturas, inspiradas pela arte de Tarsila, eles se arriscam a tirar autorretratos com a máquina fotográfica embutida em cada computador. Na sequência, passaram a outra atividade: pesquisaram imagens de animais da fauna brasileira com a orientação das professoras, usando seu notebook com acesso à internet. Novamente, as crianças demonstram uma desenvoltura capaz de deixar os adultos presentes, inclusive esta repórter, bastante impressionados.
Leia mais...
13 perguntas e respostas sobre computadores na pré-escola
Por que e como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina da criançada
Confira aqui...
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
FELIZ NATAL
É natal: o rei nasceu numa estrebaria
Mistério divino: o criador do universo, aquele que do nada tudo criou, que chamou à existência as coisas que não existiam, que lançou os fundamentos da terra e espalhou as estrelas no firmamento, fez-se carne e habitou entre nós.
Sublime mistério: o transcendente tornou-se imanente, o infinito entrou no finito, o eterno entrou no tempo, aquele que nem o céu dos céus pode contê-lo tornou-se um bebê e foi enfaixado em panos. Inescrutável mistério: o Rei dos reis, soberano Senhor dos céus e da terra, diante de quem todo joelho se dobra, nasceu não num palácio, mas numa estrebaria, não num berço de ouro, mas num berço de palha.
Que implicações têm a manjedoura? Jesus não nasceu numa estrebaria apenas porque as estalagens de Belém estavam cheias. O improviso jamais pegou Deus de surpresa. O acaso para ele não existe. A estrebaria não foi um acidente, mas um apontamento divino. Não foi apenas a indiferença e a insensibilidade dos belemitas que empurraram José e Maria para um estábulo, mas foi a mão da providência, a vontade soberana do Eterno que os guiou à manjedoura. E por quê?
Continue lendo essa maravilhosa mesagem do Pr Hernandes Dias

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Espaço Ciência viva - Cinema na sala de aula
O Espaço é o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil. Foi fundado por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.
Veja algumas das experiências interessantes para desnvolver com os alunos
Oficina de cinema girante
http://www.cienciaviva.org.br/arquivo/facavc/cineminha/01.html
Veja algumas das experiências interessantes para desnvolver com os alunos
Oficina de cinema girante
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Tecnologias à favor da aprendizagem de crianças disléxicas
Programas de computador tratam crianças com dislexia
Um programa de treinamento computadorizado para o tratamento de problemas relacionados à percepção auditiva foi desenvolvido pela fonoaudióloga Cristina Ferraz Murphy, pesquisadora da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP).
Com base na hipótese de que os transtornos de leitura podem ser causados por uma alteração no processamento temporal auditivo (PTA), o programa foi criado para ser utilizado na reabilitação de crianças com dislexia, um tipo de transtorno de aprendizagem caracterizado pela dificuldade para ler e escrever.
Continue lendo, clique aqui...
sábado, 11 de dezembro de 2010
APA: área de preservação ambiental em Campo Alegre
“As matas preservadas são de Deus e nelas estão a esperança da humanidade” Jonh Muir
Encontrei um site chamado: O defensor da natureza que é muito importante para estudos ecológicos; principalmente para nós aqui da região do Planalto Norte de Santa Catarina. E como realizei um projeto com os alunos e fizemos um passeio pela APA( Área de Preservação Ambiental Mata Atlântica de Campo Alegre) percebi que será muito produtivo interagir com os pesquisadores do site para complementar nossa aula de campo.
O Príncipe da Serra do Mar de Joinville
http://ra-bugio.blogspot.com/2010/06/o-principe-da-serra-do-mar-de-joinville.html
Esse artigo publicado no site fala do sr Carlos F. A. Schneider e sua maravilhosa ação de preservação dos Campos do Quiriri fato este que nos interessa, e muito, pois parte dos campos pertencem ao nosso município de Campo Alegre no Estado de Santa Catarina:
O sr Carlos Scheneider também tem uma escola em nossa cidade que leva o seu nome devido a sua colaboração e doações altruístas com crianças carentes. Realmente o nosso príncipe contemporâneo deixa marcas que beneficiarão gerações futuras. E devemos mostrar esses exemplos para estimular as crianças a seguirem pessoas generosas e caridosas como ele.
Gosto muito disso fico emocionada quando vejo que ainda existem pessoas boas e que amam a vida como um todo por isso vou compartilhar com meus alunos.
A Engenheira Ambiental e a palestra sobre a importância da água para a vida
Os Profissionais o Agrônomo Gilson Brunkel e Fernanda Engenheira Agrícola e a professora Maira Miranda demosntrando a hidrografia do município de Campo Alegre
Aula de campo: conhecendo a APA
APA
Conhecendo os campos onde estão as nascentes
dos rios Turvo e Vermelho
Campo de pastagens
Nascente do Rio Vermelho nasce aqui em
nosso município e percorre 2400 km de extensão
abastecendo muitos outros municípios. Olha a nossa responsabilidade, por isso devemos conscientizar as futuras gerações.
O engenheiro agrícola Gilson Brunkel explicando que apenas a extensão da estrada separa as duas nascentes uma do lado esquerdo é a nascente do Rio Turvo e do lado direito é a nascente do Rio Vermelho
Lado esquerdo da estrada apenas a poucos metros da outra nascente temos a nascente do Rio Turvo. Aumenta mais ainda a nossa responsabilidade. Esta água forma o tanque que abastece nossa cidade e forma a linda Cascata Paraíso No centro da cidade.
Com mais de 60m de altura, a cachoeira é símbolo do município e está localizada no centro, a alguns metros da Prefeitura Municipal. Subindo uma trilha ao lado da cachoeira chega-se a um mirante natural, onde pode-se avistar a primeira parte da cascata, uma represa, a cidade e uma cadeia de montanhas.
Nesta fazenda antigamente funcionava uma importante fábrica de Amido de Milho, de propriedade da Cia. Lorenz.
Atividades para realizar no local: caminhadas, banho, rapel, trilha ecológica, contemplação da paisagem. (Site-Pref Municipal)
Aqui observando que os campos do lado direito onde está a nascente do Rio Vermelho,
ainda se pratica uma agricultura que vira a terra com arado. O que pode trazer perigo para a contaminação da nascente pois as chuvas arrastam os adubos e terras
No lado esquerdo já se pratica o plantio direto
assim a nascente deste lado está mais preservada e corre menos risco de contaminação.
Poucos metros e distâncias enormes na cultura da terra. Mas estamos correndo para conscientizar e incentivar o plantio orgânico no município.
A floração da taquara branca e o fenômeno
da "ratada" nosso município possui 8% de área desta espécie que floresce de 30 em 30 anos ocasionando o fenômeno
Aluna Jaine Bahr e a secretária de educação: Angela Hubner observando a flor seca da taquara branca.
Degradação ambiental:
A estração do caulim que abastece 8% das industrias do mundo na fabricação de louças, pisos e louças sanitárias....
Escrevendo histórinha em quadrinho: "Acasa verde" Uma história de amor pela natureza
Tecnologias na educação: gravando videos de sensibilização de presevação do meio ambiente.
Queremos fazer a nossa parte.
Ao Senhor pertence a terra e tudo o que ela contém,
a órbita terrestre e todos os seres que nela habitam, pois o
próprio Senhor a assentou sobre as águas do mar
E sobre as águas dos rios a consolidou.
Salmo 23.2
Neste mundo somos apenas mordomos dos bens do Senhor.
Cuidar do que ainda resta no planeta terra
É nossa grande responsabilidade.
Nelso Figueiró
http://ciram.epagri.rct-sc/
Encontrei um site chamado: O defensor da natureza que é muito importante para estudos ecológicos; principalmente para nós aqui da região do Planalto Norte de Santa Catarina. E como realizei um projeto com os alunos e fizemos um passeio pela APA( Área de Preservação Ambiental Mata Atlântica de Campo Alegre) percebi que será muito produtivo interagir com os pesquisadores do site para complementar nossa aula de campo.
O Príncipe da Serra do Mar de Joinville
http://ra-bugio.blogspot.com/2010/06/o-principe-da-serra-do-mar-de-joinville.html
Esse artigo publicado no site fala do sr Carlos F. A. Schneider e sua maravilhosa ação de preservação dos Campos do Quiriri fato este que nos interessa, e muito, pois parte dos campos pertencem ao nosso município de Campo Alegre no Estado de Santa Catarina:
Campos do Quiriri maravilha da natureza no Planalto Norte de Santa Catarina que vale a pena conhecer!
Gosto muito disso fico emocionada quando vejo que ainda existem pessoas boas e que amam a vida como um todo por isso vou compartilhar com meus alunos.
Nosso projeto ambiental
A Engenheira Ambiental e a palestra sobre a importância da água para a vida
Os Profissionais o Agrônomo Gilson Brunkel e Fernanda Engenheira Agrícola e a professora Maira Miranda demosntrando a hidrografia do município de Campo Alegre
Aula de campo: conhecendo a APA
APA
Conhecendo os campos onde estão as nascentes
dos rios Turvo e Vermelho
Campo de pastagens
Nascente do Rio Vermelho nasce aqui em
nosso município e percorre 2400 km de extensão
abastecendo muitos outros municípios. Olha a nossa responsabilidade, por isso devemos conscientizar as futuras gerações.
O engenheiro agrícola Gilson Brunkel explicando que apenas a extensão da estrada separa as duas nascentes uma do lado esquerdo é a nascente do Rio Turvo e do lado direito é a nascente do Rio Vermelho
Lado esquerdo da estrada apenas a poucos metros da outra nascente temos a nascente do Rio Turvo. Aumenta mais ainda a nossa responsabilidade. Esta água forma o tanque que abastece nossa cidade e forma a linda Cascata Paraíso No centro da cidade.
Com mais de 60m de altura, a cachoeira é símbolo do município e está localizada no centro, a alguns metros da Prefeitura Municipal. Subindo uma trilha ao lado da cachoeira chega-se a um mirante natural, onde pode-se avistar a primeira parte da cascata, uma represa, a cidade e uma cadeia de montanhas.
Nesta fazenda antigamente funcionava uma importante fábrica de Amido de Milho, de propriedade da Cia. Lorenz.
Atividades para realizar no local: caminhadas, banho, rapel, trilha ecológica, contemplação da paisagem. (Site-Pref Municipal)
Aqui observando que os campos do lado direito onde está a nascente do Rio Vermelho,
ainda se pratica uma agricultura que vira a terra com arado. O que pode trazer perigo para a contaminação da nascente pois as chuvas arrastam os adubos e terras
No lado esquerdo já se pratica o plantio direto
assim a nascente deste lado está mais preservada e corre menos risco de contaminação.
Poucos metros e distâncias enormes na cultura da terra. Mas estamos correndo para conscientizar e incentivar o plantio orgânico no município.
A floração da taquara branca e o fenômeno
da "ratada" nosso município possui 8% de área desta espécie que floresce de 30 em 30 anos ocasionando o fenômeno
Aluna Jaine Bahr e a secretária de educação: Angela Hubner observando a flor seca da taquara branca.
Degradação ambiental:
A estração do caulim que abastece 8% das industrias do mundo na fabricação de louças, pisos e louças sanitárias....
Escrevendo histórinha em quadrinho: "Acasa verde" Uma história de amor pela natureza
Tecnologias na educação: gravando videos de sensibilização de presevação do meio ambiente.
Queremos fazer a nossa parte.
Ao Senhor pertence a terra e tudo o que ela contém,
a órbita terrestre e todos os seres que nela habitam, pois o
próprio Senhor a assentou sobre as águas do mar
E sobre as águas dos rios a consolidou.
Salmo 23.2
Neste mundo somos apenas mordomos dos bens do Senhor.
Cuidar do que ainda resta no planeta terra
É nossa grande responsabilidade.
Nelso Figueiró
http://ciram.epagri.rct-sc/
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Contos de Andersen - Leitura e escrita de textos
Contos para ler, ouvir, e explorar, realizando atividades e alguns jogos.
Também escolhendo um conto para ilustrar com desenhos e enviar, que o seu desenho será publicado.
http://nonio.eses.pt/contos/andersen.htm
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Obesidade infantil - alimentação escolar
"Há alguns anos, a desnutrição era a doença que mais assustava os pais e até mesmo os governantes. Nos últimos anos, porém, esse quadro se inverteu. Ainda existem muitas crianças desnutridas no Brasil, mas a quantidade das que estão com peso acima do indicado para sua altura e idade cresce assustadoramente. E o que mais assusta são as conseqüências que o sobrepeso pode trazer no futuro, como o aparecimento de diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, etc."
Sua escola possui uma orientadora nutricional para a merenda escolar?
Estamos assistindo um crescimento incontrolável da obesidade infantil e o aumento de hábitos alimentares incorretos nas crianças com muitos doces, bolachas, refrigerantes, etc.
"Vários fatores influenciam o aparecimento da obesidade infantil: predisposição genética, vida sedentária, hábitos alimentares pouco saudáveis (que incluem alimentos ricos em gorduras e açúcares), entre outros."
"Boa parte do estilo de vida de um adulto depende do que comeu ao longo de sua infância. A maioria dos seus hábitos alimentares e muito do desempenho de sua saúde pelos anos afora têm a ver com a qualidade de sua nutrição."
Estas e outras orientações você encontra no site sobre nutrição onde poderá entrar e pesquisar com os alunos sobre o assunto e orientá-los sobre como alimentar-se corretamente.
http://www.nutrasuavida.com/infantil.htm
Assinar:
Postagens (Atom)