sábado, 26 de fevereiro de 2011
Internet na escola: da relevância social ao letramento digital
Os desafios enfrentados ao longo dos cinco primeiros anos do EducaRede no Brasil (www.educarede.org.br) resultaram, inevitavelmente, em um conjunto de reflexões teóricas e críticas sobre a relação entre internet e aprendizagem¹. Se a internet oportuniza enriquecer o modo de aprender e ensinar, é preciso problematizar sua relação com os processos desejáveis para a aprendizagem significativa e socialmente compartilhada, assim como a produção do conhecimento em contextos educativos.
É necessário incorporar a inclusão digital ao papel social da escola, reconhecendo o caráter midiático da atual sociedade. Nesse contexto, ganha relevância a noção de letramento digital, tanto do aluno quanto do professor, entendido como o desenvolvimento do conjunto de habilidades e competências necessárias para valer-se das tecnologias digitais em seus diversos usos em nossa vida social.
Continue lendo, clique aqui...
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Site de imagens
Este site é ótimo para quem precisa de imagens grátis para publicar e ilustrar blogs, sites e etc.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
25 anos Nova Escola
Neste ano de 2011 uma das melhores revistas de educação do país completa 25 anos e na sua edição de janeiro-fevereiro para comemorar apresenta uma retrospectiva da educação nos últimos 25 anos
E ainda você poderá ser a capa da revista
Saiba o que melhorou na Educação brasileira desde 1986 e o que ainda precisa avançar.
- Acesso e qualidade
- Educação rural
- Financiamento e salário
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Carreira e formação
- Educação indígena
- Infraestrutura
- Tecnologia
- Educação Infantil
- Gestão escolar
- Inclusão
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Teclado virtual
O site Clavatown publicou uma ótima ferramenta on line para quem quiser melhorar o ritmo da digitação.
Basta digitar o texto acima do teclado e conferir a velocidade e os erros.
Clique aqui para iniciar seus treinos
Basta digitar o texto acima do teclado e conferir a velocidade e os erros.
Clique aqui para iniciar seus treinos
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Museus do mundo
Palácio de Versailles
´Esta dica do blogdogaray é para aqueles que tem interesse em museus. Para poder visitar museus do mundo inteiro sem gastar um centavo.O Google criou o Google Art Project, que oferece museus do mundo inteiro na web, ou seja conhecer acervos de museus via navegador. Aproveitei a dica eu fui "visitar" o castelo de Versailles, maravilhoso..
Acesse aqui Google Art Project
domingo, 30 de janeiro de 2011
Músicas infantis
Esta é uma página que se propõe ofertar a todas as crianças um repertório de melodias em formato midi, além de atender a pedidos de educadoras.
Seguindo cada um dos links encontram-se diversos arquivos midi, os quais podem ser copiados gratuitamente.
O autor diz que gosta de tocar, e de conhecer gente nova, e que então aceita que se mande algumas idéias de músicas para que o mesmo possa sequenciar o seu pedido.
Músicas infantis, tutoriais cifras e tablaturas escalas, tutoriais, dicionário de acordes, video-aulas, álbum playe, rafine seu violão, novidades, programa de benefícios, envie cifras/tabs, letras de músicas, cifras gospel, fórum,revista cifras, loja cifras
http://www.cifras.com.br/cifras/musicas-infantis/
Outro site muito bom também no assunto:
ACESSE AQUI
Seguindo cada um dos links encontram-se diversos arquivos midi, os quais podem ser copiados gratuitamente.
O autor diz que gosta de tocar, e de conhecer gente nova, e que então aceita que se mande algumas idéias de músicas para que o mesmo possa sequenciar o seu pedido.
Músicas infantis, tutoriais cifras e tablaturas escalas, tutoriais, dicionário de acordes, video-aulas, álbum playe, rafine seu violão, novidades, programa de benefícios, envie cifras/tabs, letras de músicas, cifras gospel, fórum,revista cifras, loja cifras
http://www.cifras.com.br/cifras/musicas-infantis/
Outro site muito bom também no assunto:
ACESSE AQUI
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Veja como conversar com seu filho sobre uso responsável de tecnologia
Responsáveis precisam deixar claros os limites, mas sem proibir o uso de alguns recursos
A primeira Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Crianças 2009), divulgada na última quinta-feira (7) pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), revela que 16% das crianças brasileiras de cinco a nove anos de idade têm celular.
O índice parece pequeno, mas entre todas as crianças dessa faixa etária,88% usam o aparelho para brincar com joguinhos, geralmente emprestado pelos próprios pais.
A psicóloga Andrea Jotta Barbosa, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, explica que é difícil e inútil proibir o uso de algum tipo de tecnologia quando isso já faz parte do dia a dia dos pais.
Leia mais...
Pais devem analisar a real necessidade e utilidade do telefone para as crianças
Tentar estabelecer limites às crianças para que usem o celular ou a internet de maneira responsável é um grande desafio para os pais, cujos filhos já nasceram em um tempo em que a tecnologia é muito presente no cotidiano das pessoas.
A primeira Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Crianças 2009), divulgada na última quinta-feira (7) pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), revela que 16% das crianças brasileiras de cinco a nove anos de idade têm celular.
O índice parece pequeno, mas entre todas as crianças dessa faixa etária,88% usam o aparelho para brincar com joguinhos, geralmente emprestado pelos próprios pais.
A psicóloga Andrea Jotta Barbosa, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, explica que é difícil e inútil proibir o uso de algum tipo de tecnologia quando isso já faz parte do dia a dia dos pais.
Leia mais...
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Computadores na pré escola
Trabalhando em grupo, as crianças do Jardim de Infância Municipal Doutor Luiz Silveira, em Piraí, a 105 quilômetros do Rio de Janeiro, aprendem a escrever seu nome digitando no computador. Para esses pequenos, com idades entre 3 e 5 anos, mexer no notebook parece uma tarefa simples.
A atividade seguinte: apreciar obras de grandes artistas, como a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). Enquanto a tela Abaporu é projetada no computador da professora, os pequenos são instigados a falar sobre cores e formas. Depois das explicações sobre as pinturas, inspiradas pela arte de Tarsila, eles se arriscam a tirar autorretratos com a máquina fotográfica embutida em cada computador. Na sequência, passaram a outra atividade: pesquisaram imagens de animais da fauna brasileira com a orientação das professoras, usando seu notebook com acesso à internet. Novamente, as crianças demonstram uma desenvoltura capaz de deixar os adultos presentes, inclusive esta repórter, bastante impressionados.
Leia mais...
13 perguntas e respostas sobre computadores na pré-escola
Por que e como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina da criançada
Confira aqui...
A atividade seguinte: apreciar obras de grandes artistas, como a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). Enquanto a tela Abaporu é projetada no computador da professora, os pequenos são instigados a falar sobre cores e formas. Depois das explicações sobre as pinturas, inspiradas pela arte de Tarsila, eles se arriscam a tirar autorretratos com a máquina fotográfica embutida em cada computador. Na sequência, passaram a outra atividade: pesquisaram imagens de animais da fauna brasileira com a orientação das professoras, usando seu notebook com acesso à internet. Novamente, as crianças demonstram uma desenvoltura capaz de deixar os adultos presentes, inclusive esta repórter, bastante impressionados.
Leia mais...
13 perguntas e respostas sobre computadores na pré-escola
Por que e como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina da criançada
Confira aqui...
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
FELIZ NATAL
É natal: o rei nasceu numa estrebaria
Mistério divino: o criador do universo, aquele que do nada tudo criou, que chamou à existência as coisas que não existiam, que lançou os fundamentos da terra e espalhou as estrelas no firmamento, fez-se carne e habitou entre nós.
Sublime mistério: o transcendente tornou-se imanente, o infinito entrou no finito, o eterno entrou no tempo, aquele que nem o céu dos céus pode contê-lo tornou-se um bebê e foi enfaixado em panos. Inescrutável mistério: o Rei dos reis, soberano Senhor dos céus e da terra, diante de quem todo joelho se dobra, nasceu não num palácio, mas numa estrebaria, não num berço de ouro, mas num berço de palha.
Que implicações têm a manjedoura? Jesus não nasceu numa estrebaria apenas porque as estalagens de Belém estavam cheias. O improviso jamais pegou Deus de surpresa. O acaso para ele não existe. A estrebaria não foi um acidente, mas um apontamento divino. Não foi apenas a indiferença e a insensibilidade dos belemitas que empurraram José e Maria para um estábulo, mas foi a mão da providência, a vontade soberana do Eterno que os guiou à manjedoura. E por quê?
Continue lendo essa maravilhosa mesagem do Pr Hernandes Dias

Assinar:
Postagens (Atom)