quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DIA 15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR




Por Decreto-Lei de 13 de outubro de 1948, ficou estabelecido que no dia 15 de outubro em todo território nacional seria comemorado o Dia do Mestre

O bom mestre é aquele que aprende, já dizia Paulo Freire, ou seja, é um constante aluno.
Vive sempre procurando aumentar seus conhecimentos sobre educação e na qualidade dos conteúdos que lhe cumpre ministrar.

O bom mestre é respeitado porque respeita, amado porque ama e digno referencial como membro da sociedade. E sabendo-se membro desta sociedade atua como alicerce que sustenta, protege e forma cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Portanto, também precisa de amparo e proteção desta mesma sociedade. As suas necessidades econômicas e sociais precisam ser atendidas para que ele atue e melhor cumpra a sua função na missão que escolheu.

Pois, também come, forma família, procria, e só estando respeitado em seus direitos naturais é que poderá estar tranqüilo na função social que escolheu e poderá corresponder ao que se espera de um bom mestre.

PARA REFLETIR
Querido educador você escolheu trabalhar na educação, escolheu contribuir para a formação de seus educandos. Espero que isso tenha sido uma escolha livre e pessoal. Pense nisso seriamente, você decidiu escolher uma das mais difíceis atividades humanas. De nossa atuação e posicionamento depende o rumo que a educação seguirá.

Não apenas uma criança, um adolescente chega nos bancos escolares a cada ano, mas milhares são acrescentados anos após anos.

Mais do que informá-los é nosso dever é formá-los

Educadores são todos na escola: diretores, secretários, professores, funcionários. Ser educador implica em ser responsável, consciente, humano, tolerante e mais que tudo, corajoso. Sim, porque é preciso coragem para mudar, para superar as dificuldades, para colocar o “nós” antes ou no lugar do “eu” para ser altruísta e solidário. Ninguém exige de ninguém trabalhar em educação. Nem que permaneça nessa atividade. Quem fez essa escolha, quem manifestou o propósito de seguir educando, tem de fazê-lo com o espírito e o coração libertos de comprometimentos, de ressentimentos, de preconceitos.

O mal que pode causar a educação mal orientada é infinitamente grande e seus reflexos atingirão o comportamento de cada individuo, dentro da sociedade, pela vida a fora e aos que o rodeiam, conflitos, desajustes. Contribuir para agravar este mal chega a ser desatino.

Não permita que sua consciência a censure nem que os alunos lhe cobrem parcelas de amor, de tolerância, de verdades que lhe são devidas.

Faça educação com amor...
Vale a pena!

JOGRAL

PROFESSOR
Olhe para mim.
Eu tenho um nome
Que se perderá na sua memória
Ao longo dos anos, entre tantos outros.     

Eu tenho uma historia
Já iniciada,
Que você também ajudará
A escrever

Eu tenho sonhos
Dos quais você faz parte,
Quando eu nem o conhecia,
E dos quais você fará parte
por muito tempo!

Eu tenho muitos receios,
Alguns ligados a sua pessoa,
Pois quero mostrar-lhe
O quanto posso aprender
E como sou capaz.

Eu tenho ousadias
Que espero, você não eliminará.
Mas me ensinará a ser ousado
No momento certo.

Eu tenho o tempo da minha vida
Para aprender toda esperança da humanidade
Para realizar toda esperança da humanidade
Para realizar se você professor,
Me ensinar:
A crer
A aprender
A realizar
A acreditar em mim mesmo!
(Leda Maria)

AOS MESTRES COM CARINHO:
PARABÉNS PELO SEU DIA!

3 comentários:

  1. Olá, minha amiga!
    Linda reflexão para este dia especial.
    O ato de educar realmente não é fácil, mas quando o fazemos com muito amor, certamente deixamos em algum cantinho nossa mensagem.
    Parabéns!!!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Maira,

    Passando pra lhe deixar um alozinho pelo nosso dia! Que o seu Dia do Professor tenha sido maravilhoso!
    Adorei o post! Excelente reflexão!
    beijinhos

    ResponderExcluir