sábado, 31 de julho de 2010

Site da Controladoria Geral da União




                      Criança cidadã Portalzinho da CGU. Um ótimo site para trabalhar com os alunos
                         http://www.portalzinho.cgu.gov.br/

Site educativo

Este site é muito bom e tem muitas atividades para imprimir, jogos, brincadeiras e tanto mais. Vocês vão gostar!


http://www.junior.te.pt/servlets/Home

A publicidade e a criança - Cartilha para pais e professores

A mídia como elemento central de socialização de crianças e adolescentes e seus impactos positivos e negativos na formação destes, encontram-se nesta cartilha com exelentes informações para pais e professores.


"As crianças estão em fase de desenvolvimento e, por isso, não conseguem entender o
caráter persuasivo ou as conotações irônicas embutidas nas mensagens publicitárias.
E quando mais novas, sequer sabem distinguir publicidade de conteúdo midiático.
Até aproximadamente os 8 anos de idade, elas misturam fantasia e realidade. [...]
Muitos pais e responsáveis pela criança podem até nem perceber esse fato, mas o
marketing não só sabe muito bem disso, como pesquisa, continuamente, formas de se
aproveitar dessa vulnerabilidade da criança em benefício de suas vendas.
(Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana Projeto Criança e Consumo. Por que a publicidade faz mal para as crianças?)

Ed. 2009. Disponível em: http://www.alana.org.br/banco_arquivos/Arquivos/downloads/ebooks/
por-que-a-publicidade-faz-mal-para-as-criancas.pdf

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Computador ainda é subutilizado nas escolas, aponta pesquisa

Pesquisa realizada em 400 escolas públicas em 13 capitais brasileiras mostra que o tradicional problema de falta de infraestrutura está sendo superado pela falta de preparo para lidar com as novas tecnologias. As escolas possuem computadores, mas falta treinamento para melhorar o uso das máquinas.


Leia mais...

Espaço infantil da Marinha do Brasil

Vocè sabe quem foi o Almirante Tamandaré?

Conhecer os heróis "dos mares" brasileiros entre muitas brincadeiras, passatempos, histórias em quadrinhos, atividades e cartilhas para ler e trabalhar com os alunos é o que o site da Marinha do Brasil tem para nos oferecer.

Uma boa dica com certeza:
Venha navegar nesse espaço aqui...

Projeto pedagógico cidade sustentável

Foi lançada a Plataforma Cidades Sustentáveis pelo Movimento Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira Por Cidades Justas e Sustentáveis que demonstra 73 experiências bem sucedidas de cidade em vários países e a carta de compromisso foi dividida originalmente em 10 eixos na cidade dinamarquesa Aalbord, onde foi aprovado o documento base denominado de “Carta de Aalborg”. Foram acrescidos outros dois, para adaptar os temas à realidade brasileira; e já foi assinada por cerca de 2700 países. A carta considera compromissos da comunidade como:

 Governança; Bens Naturais Comuns;, Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz ; Gestão Local para a Sustentabilidade ; Planejamento e Desenho Urbano; Cultura para a Sustentabilidade ; Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Economia Local, Dinâmica e Sustentável ; Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida; Melhor Mobilidade, Menos Tráfego; Ação Local para a Saúde ; Do Local para o Global.



CARTA COMPROMISSO PLATAFORMA CIDADES SUSTENTÁVEIS

Dentre os 12 eixos temos a parte que trata da educação veja na integra:

Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida


Nós nos comprometemos a integrar na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, valores e
habilidades para um modo de vida sustentável e saudável, como descrito na Carta da Terra.

Por isso vamos trabalhar para:

11.1 Prover a todos, especialmente crianças e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam papel protagonista no desenvolvimento sustentável local e regional.

11.2 Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação formal
para a sustentabilidade.

11.3 Assegurar o papel dos meios de comunicação de massa na conscientização sobre os desafios
ecológicos e sociais.

11.4 Reconhecer a importância da educação ética, baseada em valores, para uma condição de vida
sustentável.

 Com essa proposta podemos desenvolver com nossos educando um projeto educativo que inicie atitudes sustentáveis na escola, bairro, comércio, indústrias e na comunidade toda.
Temos no item 11.3 o papel dos meios de comunicação de massa na conscientização dos desafios ecológicos o que envolve o uso das TIC´s na educação.

Os alunos podem assistir ao video o cidadão voluntário transformador comprometido com a realidade que o cerca; para sensibilização de uma ação humanitária.





E agora podemos criar um espaço para publicar ações praticadas pelo cidadão voluntário transformador. Criando uma corrente do bem.
E participar do movimento aqui...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Inscrições para Prêmio von Martius de Sustentabilidade estão abertas

 Sustentabilidade e tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, promovido pelos departamentos de Meio Ambiente e Comunicação Social da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O concurso tem como objetivo promover a sustentabilidade no Brasil incentivando projetos e iniciativas que se enquadram em uma das seguintes categorias: Natureza, Humanidade e Tecnologia. Podem concorrer ao prêmio projetos já concluídos ou em andamento de empresas, ONGs, indivíduos e instituições públicas sediadas no território nacional que se enquadrem nos requisitos do regulamento. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro. Todas as informações sobre prêmio estão no site www.premiovonmartius.com.br.

Fonte: Revista Eletrônica do Terceiro Setor
Foto: Vanessa Bahr

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Espaço para a sociedade opinar sobre o projeto de lei que proíbe castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes.


O Brasil tem fama de um  povo que tem "memória curta" principalmente na área da política onde assistimos tantos escandalos  de corrupção que acabam "tudo em pizza"devido a passividade do povo. Que fica sempre a margem das decisões e desmandos governamentais

E como estas questões são de ordem cultural precisamos preparar as crianças para desenvolver uma cidadania crítica e atuante desde as séries iniciais.

Encontrei no  site http://www.portalzinho.cgu.gov.br/sala-de-leitura/links-legais esse post e da Abrinq um site onde podemos levar nossos educandos à participar das decisões do Congresso Nacional, (olha que maravilha!!)

E como o assunto do momento é a lei que proíbe as "palmadinhas corretivas" será muito bom envolver as crianças que são as grandes interessadas no assunto.

Espaço para a sociedade opinar sobre o projeto de lei que proíbe castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes. No site www.votenaweb.com.br está em votação o projeto de lei PL 7672/2010 que proibirá que os pais usem castigos físicos, como beliscões e palmadas, para corrigir seus filhos.


Um site para aproximar a sociedade das decisões do Congresso Nacional, esta é a iniciativa do portal que oferece a opção para o cidadão ver e votar nas mesmas leis que os seus representantes na Câmara e no Senado votam.

Pode também acompanhar o representante em quem votou e, pode ainda, pautado em suas respostas, ver o seu grau de afinidade com os políticos, conhecendo – a partir deste ranking personalizado de afinidade – novos candidatos para votar numa próxima eleição.

Convidamos todos para participarem da votação e deixarem comentários para enriquecer a discussão sobre o tema, vote: http://votenaweb.com.br/projetos/1187

Descrição: O projeto proíbe que os pais e responsáveis usem castigos físicos, como beliscões e palmadas, para corrigir seus filhos.

Para isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é alterado, e determina que a criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar, tratar, educar ou vigiar, sem o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação, ou qualquer outro pretexto.

Conheça o projeto e vote aqui...

100 anos de arte no Brasil - uma exposição em sala de aula

Uma viagem virtual e o privilégio de conhecer as obras e as variedades de estilos de vários artistas na exposição "Um Século de Arte Brasileira" montada com o acervo da coleção de Gilberto Chateaubriand. Com as obras selecionadas em ordem cronológica  de 1910 a 2000.


Podemos trabalhar:
Navegar no site da exposição e criar uma releitura das obras dos autores que os alunos escolherem.
Depois criar uma exposição com as obras de releitura dos educandos e criar um slide show para colocar no site da escola, blog ou até publicar na net.

Professor de história: a sequência cronológica um ótimo projeto pode ser desenvolvido criando a linha do tempo.


Seja bem vindo na exposição aqui...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Uma foto - texto não verbal -A leitura da imagem

Trabalhar textos não verbais com nossos alunos para desenvolver a percepção e oralidade.

Essa foto não necessita comentários, fala por sí...
Uma aula sobre meio ambiente que evolui para um projeto multidisciplinar...
A Pelican Brown é visto na praia de East Grand Terre Island ao longo da costa da Louisiana na quinta - feira, 3 de junho de 2010 . (Foto: AP / Charlie Riedel ) #

Longe de ser uma leitura mais simples do que o texto, a imagem também é uma forma de leitura que exige o desenvolvimento de certas habilidades específicas. E com a introdução das novas tecnologias na educação a imagem sendo uma forte aliada da transmissão da mensagem não pode passar despercebida pela escola.
A Revista TV Escola do mês de maio/junho 2010 publicou um projeto pedagógico premiado, de leitura da imagem que culmina com o envolvimento de diferentes mídias.


Revista TV Escola
O ABC da arte de ler a imagem

Qual é o valor de uma imagem dentro do processo educativo? Fotos,vídeos e ilustrações podem ser usados como suporte para as aulas?Especialistas afirmam que, sem dúvida , cabe à escola se aproximar do ritmo do mundo em que vivemos hoje, repleto de imagens, como as que proliferam na internet, na TV e até em aparelhos celulares. Da região metropolitana de Reci fe (PE), salta um exemplo de como a análise da informação visual pode entusiasmar alunos e professores e desdobrar-se em um projeto multifacetado.
Acesse e conheça o projeto aqui...