sexta-feira, 30 de julho de 2010

Projeto pedagógico cidade sustentável

Foi lançada a Plataforma Cidades Sustentáveis pelo Movimento Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira Por Cidades Justas e Sustentáveis que demonstra 73 experiências bem sucedidas de cidade em vários países e a carta de compromisso foi dividida originalmente em 10 eixos na cidade dinamarquesa Aalbord, onde foi aprovado o documento base denominado de “Carta de Aalborg”. Foram acrescidos outros dois, para adaptar os temas à realidade brasileira; e já foi assinada por cerca de 2700 países. A carta considera compromissos da comunidade como:

 Governança; Bens Naturais Comuns;, Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz ; Gestão Local para a Sustentabilidade ; Planejamento e Desenho Urbano; Cultura para a Sustentabilidade ; Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Economia Local, Dinâmica e Sustentável ; Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida; Melhor Mobilidade, Menos Tráfego; Ação Local para a Saúde ; Do Local para o Global.



CARTA COMPROMISSO PLATAFORMA CIDADES SUSTENTÁVEIS

Dentre os 12 eixos temos a parte que trata da educação veja na integra:

Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida


Nós nos comprometemos a integrar na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, valores e
habilidades para um modo de vida sustentável e saudável, como descrito na Carta da Terra.

Por isso vamos trabalhar para:

11.1 Prover a todos, especialmente crianças e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam papel protagonista no desenvolvimento sustentável local e regional.

11.2 Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação formal
para a sustentabilidade.

11.3 Assegurar o papel dos meios de comunicação de massa na conscientização sobre os desafios
ecológicos e sociais.

11.4 Reconhecer a importância da educação ética, baseada em valores, para uma condição de vida
sustentável.

 Com essa proposta podemos desenvolver com nossos educando um projeto educativo que inicie atitudes sustentáveis na escola, bairro, comércio, indústrias e na comunidade toda.
Temos no item 11.3 o papel dos meios de comunicação de massa na conscientização dos desafios ecológicos o que envolve o uso das TIC´s na educação.

Os alunos podem assistir ao video o cidadão voluntário transformador comprometido com a realidade que o cerca; para sensibilização de uma ação humanitária.





E agora podemos criar um espaço para publicar ações praticadas pelo cidadão voluntário transformador. Criando uma corrente do bem.
E participar do movimento aqui...

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