Olá Que o próximo ano seja um ano especial, cheio de conquistas, mas que com cada uma delas venha uma nova percepção do que realmente é ser feliz. Que você consiga uma casa maior, mas que quase todos os cômodos fiquem vazios por sua família estar unida ao redor de uma única mesa. Que você compre o carro dos seus sonhos, e descubra que ele pode ficar parado na garagem enquanto você caminha de mãos dadas por um parque. Que você realize o desejo de comprar uma TV enorme, 3D, com home theater, mas que ela permaneça desligada durante o jantar, para que você possa ouvir como foi maravilhoso o dia da sua família. Que sua conta bancária esteja satisfatoriamente recheada, mas sobretudo, que você tenha em seu bolso um ou dois reais para comprar algodão doce e saboreá-lo sujando os dedos. Que você tenha um excelente plano de saúde, mas que se esqueça que ele existe por não precisar usá-lo. Que você jante em badalados restaurantes para descobrir que a maior chef que existe, cozinha todos os dias dentro da sua casa. Que sua internet trafegue em altíssima velocidade, mas que sua melhor rede seja aquela pendurada entre duas árvores, onde você possa ouvir os pássaros cantarem. Que você tenha um smartphone de última geração, mas que não precise usá-lo para dizer às pessoas mais importantes da sua vida o quanto elas são especiais. Que você tenha um tablet, mas que use mais as pontas dos seus dedos para fazer cafunés do que para mandar e-mails. Que você possa comprar boas roupas, bolsas e relógios, mas que sua verdadeira marca seja a "inspiração" deixada pelos lugares por onde passará. E que assim, conquistando tudo o que você sempre quis, você descubra que mais importante do que aquilo que você tem, é o que você faz com tudo o que conquistou. FELIZ ANO NOVO ! DEUS OS ABENÇÕE COM MUITAS ALEGRIAS EM 2012! |
sábado, 31 de dezembro de 2011
FELIZ 2012!
Que no próximo ano...
(texto de Maurício Louzada)
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Natal tecnológico
Dê um CLIQUE DUPLO neste NATAL!
Arraste JESUS para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL.
SALVE-O em todos seus ARQUIVOS PESSOAIS.
SELECIONE-O como seu DOCUMENTO MESTRE.
Que Ele seja a FONTE da graça da sua ÁREA DE TRABALHO,
O PAINTBRUSH para colorir seu sorriso,
A CONFIGURAÇÃO da sua simpatia,
A NOVA JANELA para VISUALIZAR o tamanho do seu amor,
O PAINEL DE CONTROLE para CANCELAR seus RECUOS,
COMPARTILHAR seus RECURSOS e
ACESSAR o coração de suas amizades.
COPIE tudo que é bom, DELETE seus erros.
Não deixe À MARGEM ninguém.
Abra as BORDAS de seu coração,
REMOVA dele o VÍRUS do egoísmo.
Antes de FECHAR, coloque JESUS nos seus FAVORITOS,
Fonte: Tecnologia na Sala de Aula
sábado, 10 de dezembro de 2011
Como ensinar os estudantes digitais
a) Metodologia:
- ser mais rápido e sucinto ao transmitir a informação;
- utilizar ações paralelas;
- usar acessos aleatórios;
- organizar trabalho em grupo;
- permitir a partilha;
- estimular a criatividade.
b) Conteúdos:
* Saberes tradicionais:
- leitura e escrita;
- aritmética;
- pensamento lógico;
- compreensão dos textos e das ideias do passado.
* Novos saberes:
- mundo digital;
- tecnologia.
c) Recursos:
- Materiais adaptados à linguagem dos estudos digitais;
- Elaborar jogos de computador e outros tipos de software para qualquer conteúdo e disciplina;
- Pedir ajuda aos próprios estudantes digitais para ajudarem na invenção de novas metodologias para o ensino de qualquer matéria ou nível escolar.
(FONTE: http://www.slideshare.net/isabelcristinavale/nativos-digitais-e-imigrantes-digitais-m-prensky)
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Tribo do Guaraná
Este site com características bem brasileiras sensibiliza e ensina sobre a importância da
preservação de nossa fauna e flora.
Conheça aqui...
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Brinquedos de papel
Brinquedos de papel para imprimir, recortar, colar e brincar. Conta também com teatrinhos mágicos.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Educação virtual inclusiva
“ Uma visão sem ação é somente um sonho.
Uma ação sem visão é apenas um passa tempo.
Uma visão com ação pode transformar o mundo.
Começar já é metade de toda ação."
Uma das maiores Universidades do país a USP oferece um curso de Braille Virtual gratuito que destina-se ao ensino do código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas.
Como uma forma de auxiliar na inclusão dos deficientes visuais na sociedade.
A Universidade de São Paulo desenvolveu o Braille Virtual, baseado em animações gráficas com o qual pessoas que veêm poderão rapidamente aprender o sistema e estabelecer uma comunicação completa com os deficientes visuais.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Brinquedoteca
Adotou-se a nomenclatura LABRIMP para sua criação formal no interior da Faculdade de Educação da USP em decorrência do termo “Centro” exigir uma diretoria administrativa, financeira e executiva, estrutura que o novo setor não poderia dispor. A nomenclatura “laboratório’ equacionava-se melhor às possibilidades de ser um espaço para a formação teórico-prático dos alunos, tendo o lúdico como preocupação formativa.
A participação da Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto em projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, em diferentes cidades, “Projeto das Seis Brinquedotecas geradoras do Estado de São Paulo: Centros de Cultura Infantil”, na qual foi contemplada com uma brinquedoteca para ser instalada junto à Faculdade de Educação da USP torna possível sua implantação no espaço da universidade.
A proposta foi encaminhada pelas professoras doutoras da Faculdade de Educação Tizuko Morchida Kishimoto e Leny Magalhães Mrech. junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada.
Os objetivos organizados que deram corpo para o Labrimp foram:
- Dinamizar os canais de contato, execução e avaliação de brinquedos e materiais pedagógicos pelos alunos e docentes da Faculdade de Educação/USP;
- Criar um acervo de material pedagógico, visando a sua classificação e utilização;
- Criar um acervo de brinquedos para a constituição de uma brinquedoteca circulante;
- Criar um acervo de materiais de sucata para a confecção de brinquedos e materiais pedagógicos;
- Desenvolver e promover o conhecimento e a análise de brinquedos e materiais pedagógicos dentro de áreas de interesse por intermédio de cursos e conferências;
- Promover atividades diversas como prestação de serviço a comunidade;
- Criar uma oficina de brinquedos e materiais pedagógicos;
- Implementar subprojetos de trabalhos vinculados ao LABRIMP que envolvam alunos e professores;
- Manter intercâmbio com diferentes instituições no sentido de promover a pesquisa, o estudo, difusão e a elaboração de brinquedos e materiais pedagógicos.
Conheça clicando aqui...
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
A história do computador
A Evolução do Computador
A Primeira Geração
J.P. Eckert e John Mauchly, da Universidade da Pensilvânia, inauguraram o novo computador em 14 de fevereiro de 1946. O ENIAC era mil vezes mais rápido do que qualquer máquina anterior, resolvendo 5 mil adições e subtrações, 350 multiplicações ou 50 divisões por segundo. E tinha o dobro do tamanho do Mark I: encheu 40 gabinetes com 100 mil componentes, incluindo cerca de 17 mil válvulas eletrônicas. Pesava 27 toneladas e media 5,50 x 24,40 m e consumia 150 kW. Apesar de seus inúmeros ventiladores, a temperatura ambiente chegava às vezes aos 67 graus centígrados. Executava 300 multiplicações por segundo, mas, como foi projetado para resolver um conjunto particular de problemas, sua reprogramação era muito lenta. Tinha cerca de 19.000 válvulas substituídas por ano. Em 1943, antes da entrada em operação do ENIAC a Inglaterra já possuía o Colossus, máquina criada por Turing para decifrar os códigos secretos alemães. Possuía 2.000 válvulas, coincidentemente o mesmo número proposto por Zuse alguns anos antes.
Foto do ENIAC
Em 1945 Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores, e que as instruções e dados fossem compilados e armazenados internamente no computador, na seqüência correta de utilização. Estas sugestões tornaram-se a base filosófica para projetos de computadores. (Atualmente pesquisam-se computadores "não Von Neumann", que funcionam com fuzzy logic, lógica confusa) A partir dessas idéias, e da lógica matemática ou álgebra de Boole, introduzida por Boole no início do século XIX, é que Mauchly e Eckert projetaram e construíram o EDVAC, Electronic Discrete Variable Automatic Computer, completado em 1952, que foi a primeira máquina comercial eletrônica de processamento de dados do mundo. Eles haviam tentado isso com o BINAC, computador automático binário, de 1949, que era compacto (1,40 x 1,60 x 0,30 m) o suficiente para ser levado a bordo de um avião, mas que nunca funcionou a contento. O EDVAC utilizava memórias baseadas em linhas de retardo de mercúrio, bem mais caras e lentas que os CRTs, mas também com maior capacidade de armazenamento. Wilkes construiu o EDSAC, Electronic Delay Storage Automatic Calculator em 1949, que funcionava segundo a técnica de programas armazenados.
sábado, 12 de novembro de 2011
Educação: mensagem para encontro pedagógico
Gostei deste artigo e recomendo à todos educadores como uma reflexão para a construção de uma escola que contribua com a formação de seres humanos verdadeiros e autênticos
Uma boa sugestão para apresentação e discusão nos encontros pedagógicos.
Uma boa sugestão para apresentação e discusão nos encontros pedagógicos.
A Síndrome do Pinóquio: Entre Gepetos e Raposões
Artigo por Monica Gardelli Franco*Está cada vez mais frequente abrirmos os jornais e nos depararmos com comentários e opiniões e até afirmações sobre o quão nossas escolas estão despreparadas para trabalhar com nossos jovens e adolescentes. E não param aí os articulistas. Nos seus argumentos eles se esmeram, mais e mais, para provar como as escolas lutam e se esforçam em tornar o aprendizado uma coisa chata e sem graça. Uma experiência nada divertida e que, por tolher a criatividade daqueles que a vivenciam, acabam por matar todo o potencial criador dessa geração.
Essas afirmações, na maioria feita por aqueles que tiveram o privilégio de frequentar a elite das instituições educacionais no mundo, caem como uma profecia do apocalipse educativo! E provocam em educadores, pais e a sociedade o sentimento profundo de que o juízo final da escola se aproxima! Eles afirmam também que, na contramão dos métodos da escola, todos verão (e sofrerão, o que é muito pior!) o poder das ferramentas digitais e da distribuição dos conhecimentos acumuladas em espaços virtuais! Livres finalmente da escola todos chegarão ao paraíso do saber fácil, livre e descomprometido!
Continue lendo...
Essas afirmações, na maioria feita por aqueles que tiveram o privilégio de frequentar a elite das instituições educacionais no mundo, caem como uma profecia do apocalipse educativo! E provocam em educadores, pais e a sociedade o sentimento profundo de que o juízo final da escola se aproxima! Eles afirmam também que, na contramão dos métodos da escola, todos verão (e sofrerão, o que é muito pior!) o poder das ferramentas digitais e da distribuição dos conhecimentos acumuladas em espaços virtuais! Livres finalmente da escola todos chegarão ao paraíso do saber fácil, livre e descomprometido!
Continue lendo...
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Frases inspiradoras
O nome e a vida de Steve Jobs hoje são vistos como um legado de lutas derrotas e acima de tudo de superação e muitas vitórias. Dono de uma ousadia em não aceitar o trivial e de uma constante busca do inovador, viveu uma vida de sucesso e conquistou o que queria: “ deixou sua marca no universo.”
Encontrei estas frases inspiradoras ditas por Steve Jobs que servem para nos fazerem refletir sobre nossas vidas e achei que podemos divulgar mais ainda.
Leia, reflita e divulgue:
• “QUERO DEIXAR UMA MARCA NO UNIVERSO”.
• “Continue com fome, continue tolo”.
• “Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos”.
• “Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo assim: ‘Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia ele realmente será o último’. Aquilo me impressionou e, desde então, nos últimos 33 anos, eu olho para mim mesmo no espelho toda manhã e pergunto: ‘Se hoje fosse o meu último dia, eu gostaria de fazer o que farei hoje?’. E se a resposta é “não” por muitos dias seguidos, sei que preciso mudar alguma coisa”.
• “Não temos chance de fazer muitas coisas, e todas devem ser realmente excelentes. Porque essa é a nossa vida. A vida é breve, e morremos, sabe? E todos escolhemos fazer isso com a própria vida. Portanto, é melhor ser muito bom. É melhor valer a pena”.
• “Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder”.
• “Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for. Esta abordagem nunca me desapontou, e fez toda diferença na minha vida”.
• “Design não é apenas a aparência de um produto. Design é como ele funciona”.
• “Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem chegar ao paraíso não querem morrer para estar lá. Mas, apesar disso, a morte é um destino de todos nós. Ninguém nunca escapou. E deve ser assim, porque a morte é provavelmente a maior invenção da vida. É o agente de transformação da vida. Ela elimina os antigos e abre caminho para os novos. Neste momento, o novo são vocês, mas algum dia não tão longe, vocês gradualmente serão o velho e darão espaço para o novo. Desculpa eu ser tão dramático, mas é a verdade”.
• “Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso, isso importa para mim”.
• “Você não pode apenas perguntar aos clientes o que eles querem e depois tentar dar isso a eles. Eles querem ser surpreendidos, eles querem algo novo.”
• “Meu modelo de negócios são Os Beatles: foram quatro caras que mantiveram as tendências negativas de cada outro em cheque; equilibravam-se entre si. O total era maior do que a soma das partes”.
• “Este é um dos meus mantras: foco e simplicidade”.
• “Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles mal sucedidos é a pura perseverança”.
• “O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de um outro alguém. Não fique preso pelos dogmas, que é viver com o resultado do pensamento de outras pessoas. Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior. E o mais importante: tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário”.
Fonte: site Hypscience
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
O futuro das Bibliotecas na era digital
As bibliotecas públicas sobreviverão?
O avanço da tecnologia digital tem levantado muita discussão sobre o futuro dos livros impressos, CDs e DVDs. Está na hora de agregar um outro ingrediente nessa polêmica: o que vai ocorrer com as bibliotecas públicas numa sociedade em que se pode ter acesso à informação em qualquer lugar, a qualquer hora, com um computador, um smartphone ou um tablet? Apesar de importante, o tema tem sido esquecido.
A primeira biblioteca do mundo, pelo que se sabe, surgiu em Ninive, na Assíria (atual Iraque), onde eram guardadas tabuletas de barro escritas com caracteres cuneiformes. Mas teriam sido os gregos os primeiros a criar uma biblioteca pública, a de Atenas, onde eram guardados kilindros (rolos de papiros).
De maneira geral, uma biblioteca pública tem duas dimensões. A principal, até há pouco tempo, era a física: a biblioteca em si, um “depósito de livros”, como etimologicamente indica a palavra grega bibliothék, junção de biblion (obra composta por um conjunto de kilindros) com thék (armário ou depósito). Outra dimensão é a virtual, a extensão da biblioteca proporcionada pelo empréstimo de livros, pratica igualmente iniciada pelos gregos, que permitiam aos freqüentadores das bibliotecas levar os manuscritos para casa.
Continue lendo...
sábado, 29 de outubro de 2011
Cursos on line grátis
A Escol@ Virtual Bradesco oferece mais de 150 cursos nas modalidades on-line e semipresencial. Em parceria com conceituados provedores de conteúdos, com o objetivo de oferecer aos alunos grande variedade de cursos na área de TI. Com 70% de aproveitamento, o aluno poderá imprimir o Certificado de Conclusão do Curso.
Se você deseja atualizar seu currículo clique aqui e bons estudos
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Projeto de pesquisa
A PLURALIDADE DA LINGUAGEM E A INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
JUSTIFICATIVA:
Um dos maiores desafios e dificuldades do professor na época atual á trabalhar em sala de aula explorando a expressão do aluno, sua criticidade, seu pensar, agir, inclusive seu linguajar, e ainda abordar as questões tecnológicas, enfim respeitar o aluno para que seja respeitado e atualizado.
É profunda e complexa a análise da dificuldade evidenciada pelos professores; entretanto, pode-se citar como exemplo, a fobia que se tem com relação à Informática, e ramificando ainda para a Informática Educativa.
Visando abordar diferentes ângulos de leitura, conduzir um novo caminhar voltado para a utilização do computador, não como diversão, mas como uma ferramenta no processo de construção do conhecimento, tanto na escola, como em casa, enfim… no nosso dia-a-dia, e em busca da valorização do nosso patriotismo, expressão corporal, linguagem gestual, verbal, etc… despertar a sensibilidade para a música, difundir a poesia, a ilustração, a liberdade de expressão é que surgiu a idéia dessa monografia.
Continue lendo aqui:
JUSTIFICATIVA:
Um dos maiores desafios e dificuldades do professor na época atual á trabalhar em sala de aula explorando a expressão do aluno, sua criticidade, seu pensar, agir, inclusive seu linguajar, e ainda abordar as questões tecnológicas, enfim respeitar o aluno para que seja respeitado e atualizado.
É profunda e complexa a análise da dificuldade evidenciada pelos professores; entretanto, pode-se citar como exemplo, a fobia que se tem com relação à Informática, e ramificando ainda para a Informática Educativa.
Visando abordar diferentes ângulos de leitura, conduzir um novo caminhar voltado para a utilização do computador, não como diversão, mas como uma ferramenta no processo de construção do conhecimento, tanto na escola, como em casa, enfim… no nosso dia-a-dia, e em busca da valorização do nosso patriotismo, expressão corporal, linguagem gestual, verbal, etc… despertar a sensibilidade para a música, difundir a poesia, a ilustração, a liberdade de expressão é que surgiu a idéia dessa monografia.
Continue lendo aqui:
Marcadores:
Projeto de pesquisa da TIC´s na educação
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Portal gratuito para escolas
Recebi por e-mail, e como não conhecia quero divulgar que o site da Encyclopedia Britannica está com uma ótima novidade lançada recentemente: um novo portal de aprendizagem digital gratuito, o Britannica Escola Online, que foi desenvolvido em parceria com o Ministério de Educação (CAPES), voltado especialmente para os alunos do ensino fundamental no Brasil.
O portal apresenta materiais didáticos interativos, artigos enciclopédicos por temas, enciclopédia escolar, dicionário de pesquisa na nova ortografia, recursos multimídia, e muito mais! Todo o conteúdo foi escrito especialmente para o nível de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Estudos
Os Fronteiras do Pensamento lançaram a cartilha "Tecnologia na Escola - Como Explorar o Potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação na Aprendizagem".
O texto é de Carlos Seabra e a edição é de 2010. Apoio do Instituto Claro.
Podemos melhorar a Educação ou necessitamos transformá-la?
Estamos alcançando a inclusão da escola brasileira na cultura digital? Ela se transforma como legítima instituição da nova Sociedade do Conhecimento?
O Governo Federal propõe a mudança do modelo de laboratórios“um computador para muitos alunos” para o modelo “um computador para cada aluno” em 300 escolas, pilotos do Projeto UCA
nos 27 Estados.
Todos os alunos recebem seu laptop conectado à internet.
Foram distribuídos 150 mil equipamentos e providenciada a infraestrutura correspondente. Ao mesmo tempo, especialistas foram chamados a colaborar com governos estaduais e municipais para realizar a formação em serviço, presencial e a distância dos docentes e gestores dessas escolas, com acompanhamento de avaliação de todo o processo.
Alunos das escolas públicas e seus familiares estão confiantes e esperançosos.
Mas e seus professores? Serão os principais atores, sua responsabilidade pesa. Eles têm receio!
Pesquisas no hemisfério norte apontam sua recusa em participar dessa revolução cultural.
Vamos tentar oferecer-lhes solidariedade, compreensão e apoio?
Todas as tecnologias têm tido uso tradicional em educação, tanto na cultura oral, em que os mais idosos transmitiam aos mais novos, como no surgimento da escrita e também na revolução da
imprensa, em que o texto impresso passou a armazenar e permitir amplo acesso ao conhecimentos das gerações anteriores, até as novas mídias de ilustrações, fotos e filmes, telefone e televisão
NAVEGAÇÃO
COMUNICAÇÃO
VIDEO
SOM
IMAGENS
BLOGS
TEXTOS PLANILHAS
MAPAS
REDES SOCIAIS
JOGOS E SIMULAÇÕES
DIÁLOGO COM OS PROFESSORES
Para baixar a cartilha, clique no link abaixo. Ou visite diretamente o site do Fronteiras do Pensamento.
Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem
Site Mingau Digital
Para baixar a cartilha clique aqui:
domingo, 18 de setembro de 2011
Histórias em quadrinhos
Encontrei um ótimo tutorial sobre como criar um Stop Motion. Para quem não sabe o que é ( como eu também não sabia..)
Veja o que diz uma parte do tutorial, para ver como vale a pena conhecer e criar um com seus alunos:“...é uma técnica de animação feita quadro a quadro através de fotos. Fazendo com que desse modo um objeto inanimado ganhe vida, através de uma ilusão de movimentos providos de uma seqüência fotográfica. Em geral para fazer um segundo animação são necessários 15 a 24 quadros (fotos).”
“Para fazer um stop motion é necessário os seguintes materiais básicos: Uma câmera fotográfica digital, um tripé e uma fonte de luz. "
"Apesar de ser comum assistirmos vídeos feitos com massinhas, uma animação em stop motion pode ser obtida através de qualquer material: utensílios, lápis,alimentos, recortes de papel, brinquedos e até mesmo seres humanos!O importante é ser criativo e escolher um material que combine com a sua história!”
E como a criação de uma história tem a função importantíssima de desenvolver a escrita, a leitura, a interpretação e a criatividade Um bom filme resulta da união entre estas habilidades juntamente com o conceito e a técnica. Uma aula de escrita de texto de maneira criativa e nada enfadonha."Apesar de ser comum assistirmos vídeos feitos com massinhas, uma animação em stop motion pode ser obtida através de qualquer material: utensílios, lápis,alimentos, recortes de papel, brinquedos e até mesmo seres humanos!O importante é ser criativo e escolher um material que combine com a sua história!”
E você também pode fazer parte da Comunidade Virtual de Educadores Ambientais (Caranguejo.com). Compartilhando suas atividades e práticas pedagógicas com outros profissionais sobre educação ambiental.
Clique aqui e confira:
sábado, 17 de setembro de 2011
Curso on line
Comunidade Virtual vai abrir novas vagas para curso online
Depois de superar expectativas no final de agosto, com inscrições que se esgotaram em menos de 24 horas, a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro vai abrir novas inscrições na última semana de setembro para mais turmas do curso Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas. Realizado totalmente à distância, via internet, e voltado para professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio de escolas públicas, a proposta é que educadores vivenciem, como alunos, uma sequência didática em torno de um gênero diferente dos já trabalhados pela Olimpíada. O objetivo final é escrever a resenha de um produto cultural, compreendendo quais são os princípios do trabalho com gêneros e com sequências didáticas na sala de aula. O curso também pretende ajudar a elaborar atividades e exercícios que ensinem crianças e jovens a produzir textos na escola. Para saber mais detalhes, clique em “Cursos online”, item que está localizado no alto, à direita, da nossa página.
As novas turmas iniciam as atividades na primeira semana de outubro. O número total de vagas ainda não foi definido, mas a estrutura do curso prevê que cada turma tenha 40 alunos orientados por um mediador. Atualmente duzentos participantes, divididos em 5 turmas, fazem o curso.
Adriana Vieira, da equipe organizadora do curso, explica que a procura tem sido grande e por isso recomenda aos interessados que fiquem atentos às informações publicadas na Comunidade Virtual. “Quando abrimos as inscrições para as primeiras turmas, no dia 30 de agosto, em cerca de duas horas já tínhamos mais de 60 pessoas inscritas”, afirmou.
Além de estar vinculado a uma escola pública, o interessado deve estar cadastrado na Comunidade Virtual. O cadastramento é simples e exige apenas o número do CPF. Pode ser feito a qualquer hora. Basta entrar em "login", na barra lateral à esquerda da página da Comunidade, e seguir as orientações.
Maiores informações clique aqui...
Depois de superar expectativas no final de agosto, com inscrições que se esgotaram em menos de 24 horas, a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro vai abrir novas inscrições na última semana de setembro para mais turmas do curso Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas. Realizado totalmente à distância, via internet, e voltado para professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio de escolas públicas, a proposta é que educadores vivenciem, como alunos, uma sequência didática em torno de um gênero diferente dos já trabalhados pela Olimpíada. O objetivo final é escrever a resenha de um produto cultural, compreendendo quais são os princípios do trabalho com gêneros e com sequências didáticas na sala de aula. O curso também pretende ajudar a elaborar atividades e exercícios que ensinem crianças e jovens a produzir textos na escola. Para saber mais detalhes, clique em “Cursos online”, item que está localizado no alto, à direita, da nossa página.
As novas turmas iniciam as atividades na primeira semana de outubro. O número total de vagas ainda não foi definido, mas a estrutura do curso prevê que cada turma tenha 40 alunos orientados por um mediador. Atualmente duzentos participantes, divididos em 5 turmas, fazem o curso.
Adriana Vieira, da equipe organizadora do curso, explica que a procura tem sido grande e por isso recomenda aos interessados que fiquem atentos às informações publicadas na Comunidade Virtual. “Quando abrimos as inscrições para as primeiras turmas, no dia 30 de agosto, em cerca de duas horas já tínhamos mais de 60 pessoas inscritas”, afirmou.
Além de estar vinculado a uma escola pública, o interessado deve estar cadastrado na Comunidade Virtual. O cadastramento é simples e exige apenas o número do CPF. Pode ser feito a qualquer hora. Basta entrar em "login", na barra lateral à esquerda da página da Comunidade, e seguir as orientações.
Maiores informações clique aqui...
domingo, 11 de setembro de 2011
Saúde bucal
Encontrei esse importante post navegando por ai. Achei demais por isso reproduzi por aqui. Depois de assisti-lo garanto que todos vão cuidar bem mais da higiene dentária. Poderão perceber como isso é importante e evita muitas e sérias doenças. Não deixem de assistir é um alerta.
A Johnson & Johnson, em parceria com a empresa americana Anatomical Travelogue, produziu um vídeo com imagens inéditas da cavidade bucal, mostrando, pela primeira vez, o deslocamento das bactérias orais para o resto do organismo. A captação dessas imagens reais, macro e microscópicas, só foi possível graças a uma tecnologia de última geração e câmeras hipersensíveis capazes de demonstrar didaticamente como a saúde oral interfere na saúde global do corpo.
As informações que fundamentam o vídeo foram apuradas por pesquisadores das principais universidades americanas e por estudos epidemiológicos de pesquisadores europeus e brasileiros, que elucidaram dados recentes sobre a relação entre saúde bucal e sistêmica. Esta relação está mobilizando as mais importantes autoridades de saúde no mundo inteiro.
As cenas do vídeo, de três minutos, oferecem imagens que ilustram as evidências destes estudos (que relacionam saúde sistêmica com saúde oral), além de proporcionar momentos de deslumbramento com a visualização de processos e elementos jamais mostrados.
http://youtu.be/nLk7aLAgZbE
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Curitiba a capital ecológica do país
Curitiba é uma das capitais brasileiras conhecida por sua organização, chamada de capital ecológica e com um dos melhores índices de qualidade de vida. Curitiba é um modelo em urbanismo, educação e preservação ambiental.
Eleita Capital Americana da Cultura, em 2003, pela Organização Capital Americana da Cultura e OEA.
Importante centro cultural do país, fortemente influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, dos quais descende a maioria da população de Curitiba. Esse fato é logo percebido por quem chega e nota a arquitetura, gastronomia e costumes locais.
Uma aula de cidadania é o site Curitibinha, navegar e conhecer os maravilhosos pontos turísticos de Curitiba já vale a pena mas isso é só parte da discusão que pode ser feita com os alunos ainda tem muito mais.
Trabalhando Arte na sala de informática
Daniel Azulay
Nascido no Rio de Janeiro em 30 de maio de 1947, Daniel Azulay é desenhista autodidata, formou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes em 1969. Nessa época começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos e cartuns em revistas e jornais.Há mais de 25 anos desenvolve seu trabalho pioneiro aliando educação e entretenimento para o público infantil. Sua grande criação, a "Turma do Lambe-Lambe", cresceu em linguagem de quadrinhos e ganhou formato televisivo durante dez anos consecutivos, sendo apresentada em duas redes de televisão (Bandeirantes e Educativa
Talento brasileiro que serve de inspiração para nossos jovens, seu site é uma boa aula de Arte Brasileira com qualidade mundial.
Professor confira com seus alunos a oficina de desenhos deste mestre
que tem incentivado a leitura desde o início de sua carreira produzindo Livros,
Quadrinhos, Álbuns de Figurinhas e outras publicações voltadas para o público infantil e juvenil.
Acesse aqui:
http://www.danielazulay.com.br/
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Temas para blog wordpress com código malicioso
O site do Paulo Moraes publicou esta importante dica para quem tem blog wordpress. Achei muito sério o assunto por isso resolvi publicar por aqui também.
Paulo Moraes:
Saiba como se proteger de temas para wordpress com códigos maliciosos
Você sabia que de cada 10 temas para wordpress disponíveis na internet 8 contém código malicioso, 1 contém instruções duvidosas e apenas 1 é seguro?
Quem tem um blog wordpress hospedado em servidor próprio, é um forte candidato a estar com seu canal vulnerável a invasão de crakers por conta destes temas encontrados pela web. Para resolver esta solução é necessário realizar um procedimento fundamental, permitindo preservar a segurança do seu serviço e também a garantia que este tema está nos padrões para ser executado perfeitamente em seu blog/site.
Veja como se proteger:
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Hino Nacional Brasileiro
Estamos nos aproximando do Dia 7 De Setembro, Dia da Independência do Brasil.
Ensinar as crianças a cantar o nosso Hino Nacional na sala de informática é uma maneira divertida, diferente e estimulante para os alunos. E imagino que não veremos mais situações vergonhosas onde os jovens de hoje não sabem nem a letra do hino símbolo de seu país.O site Brasilzinho convida as crianças ( e até adultos...) a aprender cantar o Hino Nacional em seu Karaokê e você encontra muito mais brincadeiras educativas.
http://www.brasilzinho.com.br/
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Video raridade de 1950
Esta pérola da animação recebi por e-mail de uma amiga e não posso deixa de compartilhar aqui no blog.
Em época de tanta tecnologia, 3D, imagem digital, etc, vale a pena assistir o talento do gênio do desenho animado Walt Disney
DESENHO ANIMADO DE 1950: uma verdadeira raridade!
Respondendo a um pedido do governo Americano que buscava a todo custo uma aproximação com o Brasil, WALT DISNEY criou (entre outros) este curta metragem antológico.
Era o fim da 2ª grande guerra mundial e o governo americano temia que o Brasil pudesse se tornar um país comunista. Esta pequena maravilha foi criada no início dos anos 50, inteiramente à mão, sem computadores nem outro tipo de ajuda como os efeitos especiais do cinema de hoje em dia.
CLIQUE NO LINK ABAIXO, AUMENTE O SOM E MARAVILHE-SE!
http://www.youtube.com/watch_popup?v=_mQHr8bAojU&vq=small>
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Revista Pátio
Gosto demais da Revista Pátio e a edição de julho/setembro veio recheada de artigos sobre as tecnologias e a educação: "Infância e cibercultura"
Recomendo a leitura.
Capa:
Educação na era digital
Wim Veen e Bem Wrakking
Os usos das tecnologias influenciaram o modo de pensar e o comportamento do Homo zappiens. Isso tem importantes repercussões na maneira de aprender e de se relacionar.
Entrevista
Para atender os nativos digitais
Ramon M. Cosenza
Nascidas em uma época na qual as tecnologias digitais fazem parte do cotidiano, as crianças que hoje frequentam as escolas de educação infantil são muito diferentes daquelas de gerações anteriores e desafiam os educadores a interagir com elas. Para ajudar a compreender essa geração, conversamos com o pesquisador Ramon M. Cosenza, médico e doutor em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais, que atua na área de neurociências, com ênfase em neuroanatomia e neuropsicologia. Coautor do livro Neurociência e educação: como o cérebro aprende (Artmed, 2011), Cosenza explica de que modo o cérebro vem se adaptando às novidades e quais devem ser os limites de utilização das tecnologias. "Os brinquedos tradicionais não só continuam a ser importantes, como também devem ser incentivados", afirma. Leia a seguir os principais trechos da entrevista, concedida por e-mail.
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Prêmio Microsoft Educadores Inovadores - 2011
A 6ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores mais uma vez foi um sucesso.
Quero deixar aqui o endereço da publicação dos projetos selecionados como finalistas.
Para servir de motivação e enriquecimento de nossa prática pedagógica.
Motivar para que quem sabe, ano que vem participar enviando um projeto desenvolvido com nossos alunos e conhecer os projetos dos educadures aprovados para servir de inspiração em nosso dia a dia em sala de aula.
E ainda votar no que você mais gostar.
Achei muito interessante este aqui:
CATEGORIA: INOVAÇÃO EM CONTEÚDO
Nome do projeto: Louva-a-deus – Um Inseto Misterioso
Autor:Noemí de Araújo Bauer
Nome da escola: Escola Estadual de Educação Básica Amélio Fagundes
Localização: Independência – RS
O trabalho de ciência teve como objetivo a observação do inseto louva-a-deus, com o propósito de desmistificar lendas e explicar sua importância ecológica no meio ambiente. A professora da turma desenvolveu uma Web Quest com todas as dúvidas e curiosidades dos alunos encaminhadas por e-mail a um pesquisador especialista em artrópodes. Depois as informações foram discutidas via MSN e em textos no Word, os alunos descreveram o conteúdo aprendido para divulgarem no blog do projeto
Parabéns aos finalistas!
Continue lendo
http://www.educadoresinovadores.com.br/blog/
http://www.educadoresinovadores.com.br/
domingo, 31 de julho de 2011
A abelhinha escreve seu nome...
Atividades para a sala de informática
No início da alfabetização os educadores trabalham eixos temáticos com as crianças, como as suas identidades, famílias entre outros. E a escrita do nome pela criança é uma vitória que os pais comemoram junto: -"Olha, ele já sabe escrever o seu nome sozinho!" comemora a família.
Na sala de informática as crianças podem desenvolver esta aprendizagem brincando com as abelhinhas, escrevendo seus nomes, clicando na colméia delas... E as abelhinhas vão fazer a surpresa!!!!
Clique aqui e boa aula!
http://www.flashfunpages.com/bees2.swf
sábado, 30 de julho de 2011
Spyware
Spyware você pode estar sendo vigiado!
Esta e outras importantes informações para navegar protegido na internet você encontra no site da Microsoft, é só cadastrar-se e acessar um mundo de informações do uso das TIC´s na educação
Dicas como navegar protegido na internet
O que é? Esse “programa espião” é um aplicativo que recolhe informações pessoais ou altera a configuração do seu computador sem que você permita. Algumas dessas alterações podem provocar lentidão ou até mesmo bloquear o seu computador.
Normalmente as pessoas chamam o spyware pelo seu outro nome, o Adware (Um programa desenvolvido primeiramente para fazer propagandas de produtos dentro dos aplicativos que você baixou pela internet). Com o tempo eles podem se tornar mais nocivos, passando propagandas com vírus, por exemplo.
Como remover:
Antes de mais nada, sempre que for instalar algo no seu computador leia cuidadosamente todos os acordos e preste atenção a todos os aplicativos que serão instalados. Se houver algum “aplicativo estranho” procure instalar um programa anti-spyware e ative o programa da mesma forma que você ativa seu antivírus
Continue lendo aqui:
http://www.navegueprotegido.com.br/Proteja-se.aspx
sexta-feira, 29 de julho de 2011
A adição da Arte e a matemática
O site ARTE & MATEMÁTICA é uma opção para se trabalhar a matemática ligada a Arte.
Com a qualidade dos trabalhos da TV Cultura, Alô Escola e TV Escola.
Apresenta programas como;
- Músicas nas esferas
- A matemática da música
- Do zero ao infinito
- Simetrias
- O Belo
- O artista e o matemático e muito mais... com jogos, animações, videos e outros recursos multimídias
CONHEÇA AQUI:
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Educação para o trânsito
No site do projeto “Clubinho Honda – Trânsito Amigo” lançado pela Honda pais e professores poderão encontrar apostilas digitais sobre educação para o trânsito. As crianças poderão interagir com um herói que ensina lições para um trânsito seguro e brincar com personagens bem simpáticos.
No país campeão de acidentes de trânsito, educar desde cedo nossas crianças é uma necessidade, considerando-se que o comportamento humano é determinante neste caso.
Entre aqui e aprenda ser um cidadão consciente no trânsito.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Educação financeira na escola
Mais importante que dar o peixe é ensinar a pescar!
Já estamos ouvindo falar sobre a inclusão da educação financeira nas escolas coisa que é realizada nos países desenvolvidos na família. Aqui no Brasil ainda é assunto não muito discutido entre os familiares. Somados a isso temos o famoso “jeitinho brasileiro ou a lei de Gerson” que infelizmente nos projetam como um país de caloteiros, de pessoas que gastam mais do que ganham, etc..
Já estamos ouvindo falar sobre a inclusão da educação financeira nas escolas coisa que é realizada nos países desenvolvidos na família. Aqui no Brasil ainda é assunto não muito discutido entre os familiares. Somados a isso temos o famoso “jeitinho brasileiro ou a lei de Gerson” que infelizmente nos projetam como um país de caloteiros, de pessoas que gastam mais do que ganham, etc..
Não acho certo mais este papel para a escola, mas como a escola deve complementar a formação do indivíduo devemos ressaltar este importante papel da família e reforçar na escola a educação financeira para desenvolver um cidadão ajustado financeiramente para melhoria de sua qualidadida de vida pessoal e do país.
O site da educadora Cássia D´Aquino chamado de “Educação Financeira” aborda o tema e auxilia pais e professores a discutir com as crianças e adolescentes de forma saudável as relações do dia a dia com o dinheiro.
Uma aula inteligente na sala de informática que pode prosseguir na sala de aula com uma de português, matemática, a história do surgimento do dinheiro como conhecemos atualmente, etc.
Leia aqui um artigo da Folha de São Paulo sobre o assunto:
Clique aqui e boa aula:
Uma aula inteligente na sala de informática que pode prosseguir na sala de aula com uma de português, matemática, a história do surgimento do dinheiro como conhecemos atualmente, etc.
Leia aqui um artigo da Folha de São Paulo sobre o assunto:
Clique aqui e boa aula:
sábado, 23 de julho de 2011
Folha de São Paulo on line
Mapa do brincar
Projetos, brincadeiras em suas diferentes manifestações culturais, como são realizadas nos diversos Estados brasileiros. Aprendendo geografia, história, ciências e muito mais, brincando de maneira bem divertida.Com vários links interessantes como oficina de bonecos de papel, jogos antigos, dobraduras, revista eletrônica, etc.
Aprenda clicando aqui...
Projetos, brincadeiras em suas diferentes manifestações culturais, como são realizadas nos diversos Estados brasileiros. Aprendendo geografia, história, ciências e muito mais, brincando de maneira bem divertida.Com vários links interessantes como oficina de bonecos de papel, jogos antigos, dobraduras, revista eletrônica, etc.
Aprenda clicando aqui...
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Aula virtuais
Sobre as aulas:
Através de sistemas interligados e relacionados o Grupo iPED desenvolveu o mais novo conceito em acompanhamento virtual.
Estes amiguinhos vão aparecer no decorrer do curso, incentivando seu filho a praticar algumas atividades educacionais. São mais de 20 tipos de ambientes, entre sala de aula, pátio da escola, refeitório e até mesmo o quarto de uma das crianças, simulando a importância do estudo em conjunto na casa de um amiguinho.
Por falar em estudo em conjunto, seu filho pode trocar mensagens com outros coleguinhas de sala e todas as mensagens podem ser monitoradas pelos pais.
Esperamos que este projeto seja uma forma de aproximar seu filho não apenas dos estudos, mas também de um meio que se tornou o grande diferencial do futuro: O computador.
Conheça o projeto clicando aqui...
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Nova rede social
Google Plus a nova rede social
jul 082011
Conheça um pouco sobre o Google Plus
O Google acaba de lançar o GooglePlus, uma rede social para concorrer de perto com o Facebook.
Aparentemente tem tudo para dar certo, pois, esta rede está integrada com vários serviços do Google, e estão sendo anunciadas integrações futuras com outras aplicações do Google.
LEIA MAIS, AQUI
Finalidade da Sala de Informática Educativa
É de fundamental importância para que as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs possam ser utilizados como instrumentos na ação pedagógica de forma contextualizada no desenvolvimento de projetos. É necessário que professores e alunos não só aprendam a fazer uso dos recursos tecnológicos mas principalmente discutam para que finalidades devemos utilizá-los e como podem ajudar no pleno exercício da cidadania.
A finalidade da Informática Educativa é que funcione com uma Proposta Pedagógica que pressupõe o aluno como sujeito na construção do conhecimento e os equipamentos como recursos facilitadores deste processo. O professor, peça fundamental neste processo, é o auxiliador que, a partir de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores orienta as ações do aluno com uso da tecnologia, tendo em vista a construção de conhecimento e formação do pensamento crítico. Assim, a instalação da sala de Informática Educativa na escola não representa simplesmente investimento em máquinas, mas o iniciar de um processo que envolve formação continuada de professores, oferta de recursos para os alunos na ação pedagógica, inclusão digital e socilal do pessoal da escola e também das
pessoas da comunidade. Abrindo um leque de possibilidades pedagógicas e sociais.
O professor responsável pela sala de informática educativa
será o elemento de ligação entre a mesma e a comunidade escolar.
Ele deverá promover a inclusão tecnológica na escola, orientar o desenvolvimento
de projetos com uso do computador e demais mídias,
motivar professores e alunos para que utilizem
as tecnologias de informação e comunicação no processo educativo,
difundir e orientar o uso das mídias nas ações pedagógicas.
sábado, 9 de julho de 2011
Bullying
Educação contra bullying começa em casa
O bullying acontece quando uma pessoa pratica atos de violência física ou psicológica contra outra que, por algum motivo, não consegue se defender. Essa atitude frequentemente causa traumas que podem acompanhar um indivíduo durante anos. Muitas vezes, o bullying acontece entre crianças, sendo que o “valentão” pode continuar agindo dessa forma durante toda a sua vida. Uma forma de impedir que crianças desenvolvam esse comportamento é através da educação que os pais dão aos seus filhos dentro de casa e também o modo como o relacionamento entre os adultos e a criança é estabelecido.
Uma pesquisa desenvolvida nos centros médicos University of Texas Southwestern Medical Center e Children’s Medical Center (EUA) analisou a ocorrência de bullying em filhos de pais que participaram de um estudo nacional sobre saúde infantil de 2003 a 2007. De acordo com esses dados, uma em cada seis crianças entre as idades de 10 e 17 anos praticou o bullying frequentemente durante 2007. Em 2003, 23% das crianças tinham agredido colegas de alguma forma e em 2007 essa estatística aumentou para 35%.
O estudo mostrou que a maioria das crianças que agiam de forma violenta contra outras tinham problemas emocionais, comportamentais ou desenvolvimentistas. Entre as crianças que não praticavam o bullying, as chances de essas complicações ocorrerem eram três vezes menores, sendo que um em cada cinco agressores apresentava algum desses problemas.
Para evitar o bullying e promover a saúde mental da criança, os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos e manter diálogos com as crianças. Alguns fatores que podem aumentar as probabilidades de a criança começar a agredir colegas é a forma como os pais a tratam, sendo violentos ou deixando claro que ela é um incômodo. A autora da pesquisa Dra. Rashmi Shetgiri, afirma que “os pais podem encontrar formas efetivas de administrarem qualquer sentimento de raiva contra a criança e podem trabalhar com profissionais para terem certeza de que quaisquer preocupações emocionais ou comportamentais que eles tiverem com a criança, assim como com a saúde mental deles mesmos, serão abordadas”.
A pesquisa foi apresentada na reunião anual da Pediatric Academic Societies.
(Fonte: Uol – UPI) Sanepar
Uma pesquisa desenvolvida nos centros médicos University of Texas Southwestern Medical Center e Children’s Medical Center (EUA) analisou a ocorrência de bullying em filhos de pais que participaram de um estudo nacional sobre saúde infantil de 2003 a 2007. De acordo com esses dados, uma em cada seis crianças entre as idades de 10 e 17 anos praticou o bullying frequentemente durante 2007. Em 2003, 23% das crianças tinham agredido colegas de alguma forma e em 2007 essa estatística aumentou para 35%.
O estudo mostrou que a maioria das crianças que agiam de forma violenta contra outras tinham problemas emocionais, comportamentais ou desenvolvimentistas. Entre as crianças que não praticavam o bullying, as chances de essas complicações ocorrerem eram três vezes menores, sendo que um em cada cinco agressores apresentava algum desses problemas.
Para evitar o bullying e promover a saúde mental da criança, os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos e manter diálogos com as crianças. Alguns fatores que podem aumentar as probabilidades de a criança começar a agredir colegas é a forma como os pais a tratam, sendo violentos ou deixando claro que ela é um incômodo. A autora da pesquisa Dra. Rashmi Shetgiri, afirma que “os pais podem encontrar formas efetivas de administrarem qualquer sentimento de raiva contra a criança e podem trabalhar com profissionais para terem certeza de que quaisquer preocupações emocionais ou comportamentais que eles tiverem com a criança, assim como com a saúde mental deles mesmos, serão abordadas”.
A pesquisa foi apresentada na reunião anual da Pediatric Academic Societies.
(Fonte: Uol – UPI) Sanepar
Assinar:
Postagens (Atom)