sábado, 21 de agosto de 2010

Brasileiros destinaram 40% do mês de junho ao Orkut e MSN

O tempo gasto pelos internautas do Brasil no site do Google ultrapassa o tempo de navegação de Portugal e África do Sul juntos. De acordo com Banks, de cada 10 visualizações de páginas da rede social do Google, oito têm origem no país.
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/brasileiros-destinaram-40-do-mes-de-junho-no-orkut-e-msn1.html



Depois de ler esta notícia fiquei pensando muito sobre o assunto: "para onde tudo isso nos levará?" E a comunicação na família? "Será possível que um jovem aficcionado na comunicação virtual possa dizer que posssui 100, 200 ou mais amigos? Só porque conta com esse número de seguidores nas suas redes sociais?

Igrejas já reconhecem a influência destes meios e lançam sites recorrendo ao uso das tecnologias para a evangelização de jovens e adultos. Estaremos estimulando nossos jovens a ficarem cada vez mais isolados? E agora de uma maneira muito difarçada pensando que há vivência e convivência onde há isolamento e solidão mascarada de unidade e família? Sei que não podemos deixar de lembrar dos benefícios destas comunicações globalizadas mas também não perder o foco dos riscos destes tipos de interações superficiais.

O que me moveu mais profundamente neste questionamento foi que domingo passado fiquei muito comovida com uma ministração que tive a honra de presenciar, onde falava que Jesus nos trouxe um novo mandamento que é amarmo-nos uns aos outros e o quanto o "Mestre" nos motivou à convivência e gastar o nosso tempo à fazer amigos.

Depois na mesma semana recebi um video: " A criança e a propaganda" que trata práticamente o mesmo assunto: a exposição dos pequenos frente ao "bombardeio" da publicidade na TV, internet, etc.

Também tenho aqui no blog mais uma ótima sugestão de leitura que é a cartilha: "Infância e a Comunicação"

E por último deixo aqui uma outra sugestão de leitura para refletirmos sobre todas estas questões muito sérias para o futuro de nossas crianças e até da humanidade.


- Who is your God?

Deus X Google  X Schopenhauer

http://blog.maquina.inf.br/2010/08/12/deus-x-google-x-schopenhauer/

Um comentário:

  1. Oi colega!!! Vamos dar início ao nosso trabalho colaborativo. Já falei com minhas crianças e elas estão entusiasmadas. Já temos coisas para postar. Gostaria de ter o teu e-mail para que conseguissemos conversar mais diretamente.

    Beijos da Jaqueline e dos alunos da turma B22.

    ResponderExcluir