terça-feira, 10 de agosto de 2010

Bullyng nas escola e na sociedade

Esta palavra importada da língua inglesa agora é tema constante nas escolas. Com muitas definições e aplicável ao espaço escolar entre alunos em seu primeiro momento agora estende-se nas relações professore-alunos até entre adultos no ambiente de trabalho. Onde recebe o nome de "assédio moral".

E define-se segundo Martins (2005):

"Classifica três grandes formas de bullying. A primeira envolve comportamentos “diretos e físicos”, o que inclui atos como agredir fisicamente, roubar ou estragar objetos alheios, extorquir dinheiro, forçar comportamentos sexuais, obrigar a realização de atividades servis, ou a ameaça desses itens. A segunda forma inclui comportamentos “diretos e verbais”, como insultar, apelidar, “tirar sarro”, fazer comentários racistas, homofóbicos ou que digam respeito a qualquer diferença no outro. Por último, há os comportamentos “indiretos” de bullying, como excluir sistematicamente uma pessoa, fazer fofocas ou espalhar boatos, ameaçar excluir alguém de um grupo para obter algum favorecimento ou, de maneira geral, manipular a vida social de outrem.

Cyberbullyng
Há que se atentar, também, para uma forma mais recente de intimidação, chamada cyberbullying, que se concretiza pela utilização de tecnologias de comunicação, como computadores e celulares ligados à Internet, para a realização dessas violências4. No Brasil, o cyberbullying é muito comum nas redes de relacionamento social, nas quais mensagens injuriosas são disseminadas rapidamente. É certo que a falsa sensação de anonimato e impunidade, características da internet, estimulam muito esse tipo de comportamento.

Estas importantes definições encontram-se no artigo:
CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE O FENÔMENO DO BULLYING: DO CONCEITO AO COMBATE E À PREVENÇÃO.
 De Priscilla Linhares Albino Mestre em Saúde e Meio Ambiente pela UNIVILLE Promotora de Justiça
Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude / MPSC

Marlos Gonçalves Terêncio
Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia
Mestre e Doutorando em Psicologia pela UFSC
Psicólogo do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude / MPSC

É importante  para educadores, alunos e pais conhecerem melhor o tema
Leia aqui o artigo na sua integra. clique

E também poderá baixar material disponibilizado pelo Minitério Público de Santa Catarina para trabalhar o tema em sala de aula.


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