sábado, 14 de agosto de 2010

Projeto - O lúdico na educação


Bonequinhas de papel para vestir!

Gosto muito de crianças; e quando vejo estas atividades lúdicas que  lembram a minha infância ( Já faz tempo...rs rsrs) fico empolgada imaginando as potencialidades de trabalhar com o Ensino Infantil e Fundamental I. Por isso não resisti em publicar estas lindas bonequinhas para recortar. Sabemos como é importante o papel das brincadeiras no desenvolvimento das crianças.

"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (Almeida)


Declaração universal dos direitos da criança - ONU
"... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito".


E hoje em dia com o corre, corre dos pais que não tem mais tempo para seus filhos o papel da escola se torna mais relevante ainda.
O educador deve se deixar envolver pelo espaço "mágico" da criança e explorar este universo como um recurso de aproximação e de colher informações importantes da criança. E  para explorar sua trajetória lúdica e vivencial. Para assim compreender melhor suas ações e reações e também para uma avaliação diagnóstica e providenciar situações de intervenções quando necessário.

As bonecas são lindas, você não acha?
E ainda as vestimentas são referente a diversos países! Já pensou que projeto podemos desenvolver com nossos educandos???? História, geografia, culturas e outros tantos conteúdos nas diversas disciplinas...

Poderia apenas postar o link mas sei que nosso tempo é curto. E não resisto em ver as bonequinhas por aqui!!!!!

Boas brincadeiras!







Nenhum comentário:

Postar um comentário