sábado, 31 de julho de 2010

Site da Controladoria Geral da União




                      Criança cidadã Portalzinho da CGU. Um ótimo site para trabalhar com os alunos
                         http://www.portalzinho.cgu.gov.br/

Site educativo

Este site é muito bom e tem muitas atividades para imprimir, jogos, brincadeiras e tanto mais. Vocês vão gostar!


http://www.junior.te.pt/servlets/Home

A publicidade e a criança - Cartilha para pais e professores

A mídia como elemento central de socialização de crianças e adolescentes e seus impactos positivos e negativos na formação destes, encontram-se nesta cartilha com exelentes informações para pais e professores.


"As crianças estão em fase de desenvolvimento e, por isso, não conseguem entender o
caráter persuasivo ou as conotações irônicas embutidas nas mensagens publicitárias.
E quando mais novas, sequer sabem distinguir publicidade de conteúdo midiático.
Até aproximadamente os 8 anos de idade, elas misturam fantasia e realidade. [...]
Muitos pais e responsáveis pela criança podem até nem perceber esse fato, mas o
marketing não só sabe muito bem disso, como pesquisa, continuamente, formas de se
aproveitar dessa vulnerabilidade da criança em benefício de suas vendas.
(Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana Projeto Criança e Consumo. Por que a publicidade faz mal para as crianças?)

Ed. 2009. Disponível em: http://www.alana.org.br/banco_arquivos/Arquivos/downloads/ebooks/
por-que-a-publicidade-faz-mal-para-as-criancas.pdf

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Computador ainda é subutilizado nas escolas, aponta pesquisa

Pesquisa realizada em 400 escolas públicas em 13 capitais brasileiras mostra que o tradicional problema de falta de infraestrutura está sendo superado pela falta de preparo para lidar com as novas tecnologias. As escolas possuem computadores, mas falta treinamento para melhorar o uso das máquinas.


Leia mais...

Espaço infantil da Marinha do Brasil

Vocè sabe quem foi o Almirante Tamandaré?

Conhecer os heróis "dos mares" brasileiros entre muitas brincadeiras, passatempos, histórias em quadrinhos, atividades e cartilhas para ler e trabalhar com os alunos é o que o site da Marinha do Brasil tem para nos oferecer.

Uma boa dica com certeza:
Venha navegar nesse espaço aqui...

Projeto pedagógico cidade sustentável

Foi lançada a Plataforma Cidades Sustentáveis pelo Movimento Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira Por Cidades Justas e Sustentáveis que demonstra 73 experiências bem sucedidas de cidade em vários países e a carta de compromisso foi dividida originalmente em 10 eixos na cidade dinamarquesa Aalbord, onde foi aprovado o documento base denominado de “Carta de Aalborg”. Foram acrescidos outros dois, para adaptar os temas à realidade brasileira; e já foi assinada por cerca de 2700 países. A carta considera compromissos da comunidade como:

 Governança; Bens Naturais Comuns;, Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz ; Gestão Local para a Sustentabilidade ; Planejamento e Desenho Urbano; Cultura para a Sustentabilidade ; Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Economia Local, Dinâmica e Sustentável ; Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida; Melhor Mobilidade, Menos Tráfego; Ação Local para a Saúde ; Do Local para o Global.



CARTA COMPROMISSO PLATAFORMA CIDADES SUSTENTÁVEIS

Dentre os 12 eixos temos a parte que trata da educação veja na integra:

Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida


Nós nos comprometemos a integrar na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, valores e
habilidades para um modo de vida sustentável e saudável, como descrito na Carta da Terra.

Por isso vamos trabalhar para:

11.1 Prover a todos, especialmente crianças e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam papel protagonista no desenvolvimento sustentável local e regional.

11.2 Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação formal
para a sustentabilidade.

11.3 Assegurar o papel dos meios de comunicação de massa na conscientização sobre os desafios
ecológicos e sociais.

11.4 Reconhecer a importância da educação ética, baseada em valores, para uma condição de vida
sustentável.

 Com essa proposta podemos desenvolver com nossos educando um projeto educativo que inicie atitudes sustentáveis na escola, bairro, comércio, indústrias e na comunidade toda.
Temos no item 11.3 o papel dos meios de comunicação de massa na conscientização dos desafios ecológicos o que envolve o uso das TIC´s na educação.

Os alunos podem assistir ao video o cidadão voluntário transformador comprometido com a realidade que o cerca; para sensibilização de uma ação humanitária.





E agora podemos criar um espaço para publicar ações praticadas pelo cidadão voluntário transformador. Criando uma corrente do bem.
E participar do movimento aqui...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Inscrições para Prêmio von Martius de Sustentabilidade estão abertas

 Sustentabilidade e tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, promovido pelos departamentos de Meio Ambiente e Comunicação Social da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O concurso tem como objetivo promover a sustentabilidade no Brasil incentivando projetos e iniciativas que se enquadram em uma das seguintes categorias: Natureza, Humanidade e Tecnologia. Podem concorrer ao prêmio projetos já concluídos ou em andamento de empresas, ONGs, indivíduos e instituições públicas sediadas no território nacional que se enquadrem nos requisitos do regulamento. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro. Todas as informações sobre prêmio estão no site www.premiovonmartius.com.br.

Fonte: Revista Eletrônica do Terceiro Setor
Foto: Vanessa Bahr

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Espaço para a sociedade opinar sobre o projeto de lei que proíbe castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes.


O Brasil tem fama de um  povo que tem "memória curta" principalmente na área da política onde assistimos tantos escandalos  de corrupção que acabam "tudo em pizza"devido a passividade do povo. Que fica sempre a margem das decisões e desmandos governamentais

E como estas questões são de ordem cultural precisamos preparar as crianças para desenvolver uma cidadania crítica e atuante desde as séries iniciais.

Encontrei no  site http://www.portalzinho.cgu.gov.br/sala-de-leitura/links-legais esse post e da Abrinq um site onde podemos levar nossos educandos à participar das decisões do Congresso Nacional, (olha que maravilha!!)

E como o assunto do momento é a lei que proíbe as "palmadinhas corretivas" será muito bom envolver as crianças que são as grandes interessadas no assunto.

Espaço para a sociedade opinar sobre o projeto de lei que proíbe castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes. No site www.votenaweb.com.br está em votação o projeto de lei PL 7672/2010 que proibirá que os pais usem castigos físicos, como beliscões e palmadas, para corrigir seus filhos.


Um site para aproximar a sociedade das decisões do Congresso Nacional, esta é a iniciativa do portal que oferece a opção para o cidadão ver e votar nas mesmas leis que os seus representantes na Câmara e no Senado votam.

Pode também acompanhar o representante em quem votou e, pode ainda, pautado em suas respostas, ver o seu grau de afinidade com os políticos, conhecendo – a partir deste ranking personalizado de afinidade – novos candidatos para votar numa próxima eleição.

Convidamos todos para participarem da votação e deixarem comentários para enriquecer a discussão sobre o tema, vote: http://votenaweb.com.br/projetos/1187

Descrição: O projeto proíbe que os pais e responsáveis usem castigos físicos, como beliscões e palmadas, para corrigir seus filhos.

Para isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é alterado, e determina que a criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar, tratar, educar ou vigiar, sem o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação, ou qualquer outro pretexto.

Conheça o projeto e vote aqui...

100 anos de arte no Brasil - uma exposição em sala de aula

Uma viagem virtual e o privilégio de conhecer as obras e as variedades de estilos de vários artistas na exposição "Um Século de Arte Brasileira" montada com o acervo da coleção de Gilberto Chateaubriand. Com as obras selecionadas em ordem cronológica  de 1910 a 2000.


Podemos trabalhar:
Navegar no site da exposição e criar uma releitura das obras dos autores que os alunos escolherem.
Depois criar uma exposição com as obras de releitura dos educandos e criar um slide show para colocar no site da escola, blog ou até publicar na net.

Professor de história: a sequência cronológica um ótimo projeto pode ser desenvolvido criando a linha do tempo.


Seja bem vindo na exposição aqui...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Uma foto - texto não verbal -A leitura da imagem

Trabalhar textos não verbais com nossos alunos para desenvolver a percepção e oralidade.

Essa foto não necessita comentários, fala por sí...
Uma aula sobre meio ambiente que evolui para um projeto multidisciplinar...
A Pelican Brown é visto na praia de East Grand Terre Island ao longo da costa da Louisiana na quinta - feira, 3 de junho de 2010 . (Foto: AP / Charlie Riedel ) #

Longe de ser uma leitura mais simples do que o texto, a imagem também é uma forma de leitura que exige o desenvolvimento de certas habilidades específicas. E com a introdução das novas tecnologias na educação a imagem sendo uma forte aliada da transmissão da mensagem não pode passar despercebida pela escola.
A Revista TV Escola do mês de maio/junho 2010 publicou um projeto pedagógico premiado, de leitura da imagem que culmina com o envolvimento de diferentes mídias.


Revista TV Escola
O ABC da arte de ler a imagem

Qual é o valor de uma imagem dentro do processo educativo? Fotos,vídeos e ilustrações podem ser usados como suporte para as aulas?Especialistas afirmam que, sem dúvida , cabe à escola se aproximar do ritmo do mundo em que vivemos hoje, repleto de imagens, como as que proliferam na internet, na TV e até em aparelhos celulares. Da região metropolitana de Reci fe (PE), salta um exemplo de como a análise da informação visual pode entusiasmar alunos e professores e desdobrar-se em um projeto multifacetado.
Acesse e conheça o projeto aqui...

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mídias na educação - O jornal do futuro

Recebi do meu filho Marcello este e-mail enviado pela Central de Comunicações de Florianópolis. E como é assunto que discutimos por aqui é: o uso das mídias e tecnologias na educação. Fica aqui registrado para reflexões e discuções!  


Jornal do futuro ou jornal sem futuro?

3 de julho de 2010

por Ethevaldo Siqueira                            

As novas gerações quase não leem jornais. A tiragem mundial dos periódicos vem caindo continuamente há mais de 20 anos. É possível que, antes de 2030, a maioria deles já tenha migrado para a internet. No futuro, toda informação tende a ser eletrônica ou virtual. O período de transição, que já começamos a viver, deverá ser conturbado sob todos os aspectos.

Essas foram algumas das conclusões que publiquei há dois anos, após um debate de que participei com um grupo de cinco jornalistas, profissionais especializados em comunicações e tecnologias digitais, durante o NAB Show, em Las Vegas. Vale a pena rever o assunto e submetê-lo aos internautas deste blog. Em geral, a mídia não discute seus problemas nem seu futuro. Não vejo problemas em fazê-lo aqui.

Vi num grande diário norte-americano um gráfico na parede da redação mostrando a queda contínua da circulação dos jornais no mundo, nos últimos 20 anos, com uma projeção da curva descendente que chega ao zero por volta de abril de 2043. Ou seja: nessa data, a circulação dos jornais impressos chegará a zero. Sobre o gráfico, uma frase declara de modo categórico: “O jornal está morrendo”. No rodapé do quadro, os jornalistas escreveram: “Mas o jornalismo, não”.

No debate que tenho mantido via internet com os mesmos jornalistas que pensam o futuro da mídia, estamos chegando ao consenso de que o jornal impresso deverá passar por transformações profundas nos próximos 20 ou 30 anos. A pergunta crucial que ninguém consegue responder e que é conhecida de todos os meus colegas: como competir no futuro com a internet, o rádio e a TV, que hoje mesmo já fazem jornalismo eletrônico noticioso em tempo real? A não ser que o jornal impresso do futuro deixe de ser um veículo de notícias, como hoje o conhecemos, e mude radicalmente suas funções.

Publicações de nicho

É provável, portanto, que o jornal, como o conhecemos, venha a desaparecer antes de 2030. O maior desafio à sua sobrevivência talvez esteja em seu modelo industrial, ainda dependente da impressão e de uma logística complicada de distribuição domiciliar de centenas de milhares de exemplares aos assinantes ou às bancas. E o mais grave é que esse modelo industrial tem pouca flexibilidade para competir com o jornalismo eletrônico.

Os teóricos e otimistas dizem que o jornal sobreviverá porque poderá optar pela mudança de enfoque e de conteúdo, podendo transformar-se em publicação de nicho, voltada para públicos específicos, com predominância de matérias e artigos de análise, de opinião, de reflexão, de debate de tendências, de teses mais especializadas. Eu mesmo leria com prazer um jornal de análise econômica. Ou de comportamento da juventude. Ou de debates sobre música. E acho que milhares de pessoas teriam prazer em ler publicações periódicas que debatam seus temas e segmentos preferidos – e que poderão ser tratados pelo jornal de 2030.

O desafio da tecnologia

Algumas mudanças tecnológicas podem postergar o fim dos jornais impressos. Assim, por volta de 2015 ou 2020, os maiores jornais do mundo talvez possam ter optado pelo formato totalmente virtual, como já sinaliza o jornalismo da internet.

Outros jornais poderão ser impressos na casa do assinante com a tecnologia do papel eletrônico. O leitor selecionará exatamente o que mais lhe interessa para imprimir de forma eletrônica, podendo depois armazenar tudo digitalmente ou apagar pura e simplesmente os textos já lidos e imagens já vistas.

Muitos perguntarão: mas que é papel eletrônico? De modo simplificado podemos definir papel eletrônico ou tinta eletrônica como tecnologias que buscam imitar o papel convencional com uma impressão eletrônica de textos e imagens, que podem ser apagadas ou alteradas a qualquer momento sem necessidade de consumir mais papel. Em inglês são utilizadas as expressões electronic paper (e-paper) ou electronic ink (e-ink).

O desafio da velocidade

Por sua natureza industrial, o jornal impresso de hoje não pode competir, em velocidade, com a informação eletrônica e virtual, do rádio, da TV, das novas redes sem fio e, em especial, da internet. Nem haveria sentido em repetir, no dia seguinte, tudo que o cidadão já ouviu no rádio, viu na TV e leu na internet. O espaço em que jornal continua imbatível é o da análise e da interpretação competente dos fatos, de suas causas e consequências.

Ao longo do século 20, o jornal sobreviveu mesmo com a chegada de dois grandes concorrentes: o rádio e a televisão. O terceiro e maior desafio, no entanto, veio nos anos 1990, com a internet, que representa ao mesmo tempo uma forte ameaça e uma incrível oportunidade para os jornais.

Vale lembrar, também, que o rádio não matou o jornal. Nem a TV matou o rádio. Não tenho tanta certeza em afirmar que o jornal – como o conhecemos – sobreviverá à internet. A não ser que faça profundas reformulações em seu conteúdo, no enfoque de seus textos, no seu modelo industrial e, em especial, em seu modelo de negócios.

O jornal de 2025

Que reformulações serão essas? Por volta de 2025, o jornal virtual do futuro deverá ter consolidado sete mudanças fundamentais:

1) Passar de produto físico a virtual;

2) Evoluir de conteúdo predominante noticioso para o de análises, reflexões e discussões de grandes temas de interesse geral;

3) Concentrar-se mais na defesa de valores éticos e sociais do que de posições político-ideológicas;

4) Elevar sempre os padrões de qualidade de todos os conteúdos e de credibilidade das informações;

5) Evoluir do modelo de negócio baseado na publicidade tradicional, para um novo tipo de publicidade, mais próximo do estilo do Google;

6) Estimular ao máximo a participação colaborativa do leitor, tanto do cidadão comum quanto, em particular, de especialistas de alto nível, como na Wikipédia;

7) Estar disponível, de forma ubíqua, em qualquer computador, laptop, celular, iPod, iPad, tweeter e outros dispositivos portáteis.



Convergência total

Do ponto de vista tecnológico, todos os meios de comunicação convergem: jornal, revista, rádio, TV, podcast, blog ou internet. Consequentemente, não há mais sentido em tratá-los como se fossem segmentos autônomos, estanques ou separados.

Essa convergência ou fusão de mídias decorre inexoravelmente do processo de digitalização, que reduz tudo a bits. Nas tecnologias digitais voz, sons, dados, textos, imagens e vídeo – tudo é representado por bits. A esse processo de digitalização soma-se outra tendência decorrente da própria internet: todas as formas de comunicação já adotam o protocolo IP da internet. Por outras palavras, nos últimos 20 anos o mundo transformou-se numa plataforma IP.

Janela para o mundo

Graças a essa convergência, mesmo num país emergente como Brasil, fazemos hoje coisas que eram simplesmente impensáveis em 1990, como acessar, a qualquer instante, de nosso desktop ou laptop, os maiores jornais ou revistas do Brasil e do mundo, emissoras de rádio ou de TV, bancos de dados, enciclopédias, sites de universidades, das maiores e das menores empresas ou do Vaticano.

E, com a mobilidade do celular e de outras redes sem fio, já começamos a dispor desse jornalismo eletrônico nascente, que nos traz informação, opiniões e entretenimento anytime, anywhere. Como negar a realidade e o impacto da convergência de mídias?

O maior desafio desse novo jornalismo virtual e eletrônico parece estar na participação e na interação entre a nova mídia e seu novo público. No conceito do futurólogo e visionário Alvir Toffler, vivemos a era dos prossumers, cidadãos que são produtores e consumidores ao mesmo tempo. Um bom exemplo são os repórteres virtuais.

O problema é o despreparo da maioria desses prossumers. Sua contribuição, até aqui, não é das melhores. Nossa maior frustração – tanto de jornalistas quanto de leitores – é perceber que a elevada interatividade deste jornal do futuro muitas vezes se transforma um retrocesso.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Site incentivo a leitura

   

 Emerson Fialho - ilustrações

A editora Spicione possui um site muito bom para estimular o gosto pela leitura nas crianças.
Entre e conheça vários títulos de autores famosos nas mais diversas modalidades textuais. Com possibilidades de criar sua própria história, jogos de memória, fundo de tela,  protetores de telas e vários projetos.

            Você vai encontra:
  • Fábulas
  • Literatura Brasileira
  • Fantasias
  • Mil e uma noite
  • Aventuras
  • Dramas
  • Júlio Verne
  • Shakespeare
  • Mistério e terror
Acesse aqui...

sábado, 17 de julho de 2010

Espaço pedagógico para professores

Recebi da amiga e futura mamãe Aline Friedrich uma excelente dica de site com atividades pedagógicas para educadores.

O site oferece coleções completas para você baixar gratuitamente e usar em sua sala de aula.

Os professores do ensino fundamental na certa vão gostar muito.

Projeto pedagógico: educação para a cidadania.

Em tempos de eleições ouvimos sempre notícias de corrupções e tantas coisas negativas contra este ou aquele candidato. Num país tão maravilhoso como o nosso Brasil  poderíamos viver de maneira diferente, com justiça social para todos e não apenas para uma minoria, como vimos assistindo até hoje.
Temos um povo trabalhador e honesto mas que ainda não conhece os seus direitos e deveres. Por isso ficamos à mercê de poucos que se aproveitam da ignorância das massas para seus próprios interesses sem se preocupar com as necessidades dos desfavorecidos desta terra. Lembrei de algumas citações como:

 "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

"Mudar é difícil, mas é possível." Paulo Freire

“Não há vida sem correção, sem retificação.” Paulo Freire


 "A leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de 'escrevê-lo' ou 'reescrevê-lo', quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente". Paulo Freire


""Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso". ( Albert Einstein )


Encontrei no site Transparência Brasil uma cartilha eletrônica muito interessante para trabalhar com alunos e comunidade ( sim, e escola pode muito bem procurar utilizar seu espaço fisíco, laboratório de informática e trabalhar com pais e outras pessoas da comunidade esse projeto de cidadania) conceitos de uma democracia plena no desenvolvimento da ética cidadã. Cidadania começa na família a escola deve aprofundá-la. Maira

A cartilha eletrônica "Educação para a Cidadania", criada pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, é destinada a professores e alunos do ensino médio e aberta a todos que quiserem entender melhor o tempo presente e buscar novas formas de participação política, nos limites da democracia. A cartilha pode ser usada livremente, tanto pelo corpo docente quanto pelos estudantes, nas diversas disciplinas.


São quatro módulos de quatro aulas, agrupadas por temas afins, nas cores Vermelha, Azul, Verde e Amarela. A estrutura de cada aula obedece a um padrão comum. No quadro abaixo há uma sugestão de mapa de navegação intra-aula, porém as partes são independentes.

Você pode fazer o download de todo o curso ou de alguns módulos.  

Módulo Verde

As aulas deste módulo têm como conteúdo a Constituição Federal; a compreensão do Estado brasileiro, como República Federativa, organizada na forma de estado democrático de direito; a importância e as formas de participação política do cidadão e a democracia como forma histórica de governo.
AULA 1 - VOCÊ FAZ POLÍTICA
AULA 2 - MINHA PÁTRIA É MINHA LEI
AULA 3 - O PODER NAS MÃOS DE TODOS
AULA 4 - O ESTADO SOMOS NÓS

Módulo Azul
A primeira aula deste módulo trata da estruturação do poder público nos três níveis da Federação (União, Estado e Município). As outras três têm como conteúdo a organização e o funcionamento dos três poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo) responsáveis pelas funções estatais de legislar, julgar conflitos e executar políticas públicas.

AULA 1 - CADA MACACO NO SEU GALHO
AULA 2 - FAÇO, MAS NÃO SOZINHO
AULA 3 - LEI É COMIGO MESMO
AULA 4 - JUSTIÇA É NOSSO LEMA


Módulo Vermelho
As aulas deste módulo tratam dos partidos políticos, das organizações não governamentais, dos direitos e deveres políticos, das eleições e campanhas eleitorais e do controle direto do Estado pelo cidadão. Você compreenderá as formas de atuação política existentes numa democracia representativa e participativa.
AULA 1 - VIM, VI E VOTEI
AULA 2 - ESCOLHA A SUA TURMA
AULA 3 - TOME PARTIDO
AULA 4 - ONDE ESTÁ O DINHEIRO?


Módulo Amarelo
As aulas deste módulo tratam do papel da mídia numa sociedade democrática, da lei como instrumento de efetivação dos valores da democracia e da cidadania, dos direitos humanos e de sua importância na vida social, bem como da prevalência dos direitos de todos sobre os privilégios de poucos.
AULA 1 - LEGAL É SER CIDADÃO!
AULA 2 - SABE COM QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO?
AULA 3 - QUEM CALA CONSENTE
AULA 4 - NÃO ENGULA GATO POR LEBRE

sexta-feira, 16 de julho de 2010

CAPACITAÇÃO PELA WEB PARA PROFESSORES AO MUNDO VIRTUAL

As aplicações da Web2.0 cada vez mais têm colaborado para que possamos enriquecer nossas aulas, incentivando a criatividade e a autoria de nossos alunos.


Os cursos do Programa Intel® Educar fazem com que os profesores se apropriem do uso dos recursos tecnológicos em sala de aula.

Assista o video e fique certa que vai ser muito bom uma nova capacitação, totalmente grátis:
http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/pela-web-projeto-capacita-professores-ao-mundo-digital/12416/m_intel

Solicitação de informações
Se você é um professor(a) do ensino fundamental e/ou médio em exercício, tem uma atitude inovadora aberta à mudança pedagógica e com interesse em aprimorar o seu desenvolvimento profissional, visite o site www.escolavirtual.org.br/prof_Intel.asp* ou envie um e-mail para o endereço eletrônico: intel.educacao@fundacaobradesco.org.br para obter mais informações sobre o programa.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES

Para trabalhar com a integração das mídias na educação é necessário conhecer sobre a história das comunicações para que os alunos possam perceber a evolução desses meios de comunicação e para que o conhecimento se torne contextualizado, integrado e socializado com os demais do grupo.

Deixo uma sugestão para os alunos assistirem e debaterem sobre o assunto. Primeiramente um video:

http://www.youtube.com/watch?v=ZUvW7b7qIK0&feature=related

E também o site do Museu das Telecomunicação:
O museu possui um acervo de multimídia ao lado de objetos que fizeram a história das telecomunicações no Brasil e no Mundo com peças únicas com registro de todas as épocas e recursos usados historicamente nas comunicações – do pombo correio ao celular.

Há também no museu seções explicativas sobre a forma de comunicação até mesmo entre as células do corpo humano.(Wikipédia)
http://www.oifuturo.org.br/museu/site.html#/museu/

Seleção de fotos do interior do Museu das Telecomunicações:
: www.flickr.com/photos/22551294@N08/4112869659/

terça-feira, 13 de julho de 2010

DESCOBRIMENTO DO BRASIL - ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

MUSEU DO DESCOBRIMENTO



Terra à vista!!!!!
Vamos realizar uma viagem virtual com nossos alunos cinco séculos atrás, e explorar os aspectos históricos do descobrimento do nosso país como:

Carta de Caminha: certidão de nascimento do Brasil

• A descoberta: acaso ou intenção?
• Porto Seguro vira capitania hereditária
• Os Tupiniquins
• Referência do passado e estímulo ao futuro
• Cronograma da Descoberta
• Diário de Bordo
• Referência do passado e estímulo ao futuro
• Cronograma da Descoberta
• Diário de Bordo

E muito mais...
Acesse aqui e embarque nesse descoberta...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Atividades virtuais para professores de história

A BRASILIANA USP é um projeto da Reitoria da Universidade de São Paulo que permitirá o acesso para a pesquisa e para o ensino a maior Brasiliana (coleção de livros e documentos de e sobre o Brasil) custodiada por uma universidade em escala mundial, tornando-a disponível na rede mundial de computadores (internet). Concebido pelo prof. István Janscó (in memoriam), sob a coordenação do prof. Pedro Puntoni, o projeto BRASILIANA USP implica, portanto, a permanente interface entre as atividades fins da USP - formação de quadros, pesquisa e divulgação de resultados – articulados por um vetor estratégico de alcance nacional.

Este site da USP é um verdadeiro potencial para atividades em sala de aula para os alunos pesquisar e desenvolver atividades na disciplina de história. Com mapas, livro, documentos e muito mais.
Você não vai se arrepender!


NOVA LUSITÂNIA: HISTÓRIA DA GUERRA BRASÍLICA




Esta é uma cópia digital de um documento (ou parte dele) que pertence a um dos acervos que participam do projeto BRASILIANA USP. Trata‐se de uma referência, a mais fiel possível, a um documento original. Neste sentido, procuramos manter a integridade e a autenticidade da fonte, não realizando alterações no ambiente digital – com exceção de ajustes de cor, contraste e definição.
Acesse...

sábado, 10 de julho de 2010

Alunos com deficiência terão computadores à sua disposição

Escolas públicas da educação básica que têm alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação receberão este ano 24.200 laptops. Até junho, o Ministério da Educação entregou 51% dos computadores que, nas escolas, integram as salas de recursos multifuncionais.~
Leia mais  

O CINEMA NA SALA DE AULA

                                                               http://www.telabr.com.br/em-sala-de-aula

Navegando no blog Utilizando as  Mìdias na Educação da amiga Fernanda Tardin. Encontrei este site que achei muito interessante. Desenvolvido especialmente para ser trabalhado em sala de aula com o cinema.Apresenta a produção cinematográfica como recurso pedagógico que motiva e possibilita diversos temas curriculares a serem debatidos. Com material de apoio e sugestões de atividades nas disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.

  EXEMPLO DE ALGUMAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA COM FILMES:

Indicado para trabalhar em aulas de Ensinos
Fundamental I, Fundamental II e Médio.
Com piadas bem construídas e sátiras
inteligentes, a animação possibilita um debate
sobre estrutura familiar, relações de amizade,
anti-heroísmo e eras geológicas.
Veja algumas atividades que podem ser
propostas para os estudantes nas aulas de
Português e Literatura, Geografia, História
e Educação Artística, além de exercícios
integrados de reflexão e cidadania.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

A era do gelo 3 tem como cenário um período de glaciação da Terra.
A última glaciação ocorreu ainda na pré-história e foi vivida por
nossos ancestrais.

Tendo como base a linha do tempo geológica, peça para que eles
elaborem uma linha do tempo histórica, indicando o surgimento do
homem e sua evolução tecnológica em cada período.
Alguns cientistas defendem a ideia de que a América foi povoada
por povos que vinham pelas ilhas do Oceano Pacífico,
outros dizem que uma glaciação possibilitou o povoamento.
Organize um debate e discuta as duas teorias de povoamento
da América.

Esta e muitas outras aulas você encontra no site; para desenvolver na sua classe com seus alunos.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

VIDEO MINI HORTA

Gosto muito do site da Conceição Trucom, que é química (UFRJ/RJ), cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, qualidade de vida e bem-estar. Que possui o site http://www.docelimão.com.br/ onde encontrei este video sobre a construção de uma mini horta com garrafas pet. E achei muito interessante para trabalhar com os alunos onde poderão construir a mini horta e até videos sobre o plantio orgânico para a sensibilização de uma agricultura orgânica.




SHREK: A TECNOLOGIA POR TRÁS DO FILME 3D

Shrek está de volta nas telas dos cinemas e é claro que logo será assunto na sala de aula. Então porque não aproveitar para discutir com os alunos os avanços das novas tecnologias empregadas nas modernas produções em 3D?

Segundo o "Olhar Digital:"
 É que este filme utilizou muita tecnologia até chegar às telas do cinema. E se há pouco tempo a Dreamworks demorava 5 anos para produzir um filme de animação, em 2010 ela deverá lançar 3 títulos. Além da rapidez, o processo também ganhou qualidade. Filmes têm suas versões também em 3D, e saltam da tela.

Vamos assistir esse video que vale a pena e conhecer como são feitas as criações dos desenhos virtuais que encantam crianças e adultos:
http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/shrek-a-tecnologia-por-tras-do-filme-3d/12715

PACOTES DE EMOTIONS DÃO VIDA NOVA AO SEU MESSENGER

http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/pacotes-de-emoticons-dao-vida-nova-ao-seu-messenger/12634

Os Emoticons para o Windows Messenger sempre dão uma graça a mais nas conversas com os amigos, não é mesmo? Eles caem bem para os que gostam de se expressar além das palavras. Mas se você cansou das carinhas padrões do MSN, dá uma olhada nessas dicas aqui.



Para começar a brincadeira é simples. Basta fazer o download e instalar o aplicativo no seu MSN. Aí, vá na seção onde ficam os emoticons e todos os novos estarão lá à sua espera. Agora, é so selecionar se você quer a animação com o menino levando uma bolada na cara, o garoto tropeçando na rua ou diversos outros que aparecem para você.



Esse outro aqui é perfeito para quem gosta daquelas carinhas amarelas... mas em 3D. O processo é o mesmo: basta baixar e instalar o aplicativo no seu mensageiro. Aí é só começar a conversar com seus amigos e disparar os novos emoticons para eles. Fácil, não é mesmo?



Gostou da brincadeira? Então já sabe: acesse agora os links que estão acima desse texto, baixe os emoticons e boa diversão. E para você não fazer feio, separamos também uma matéria sobre como manter os bons modos no MSN sem incomodar os seus amigos. Corre lá!
http://olhardigital.uol.com.br/

quarta-feira, 7 de julho de 2010

EDUCOMUNICAÇÃO

Você sabe o que é Educomunicação?
Pesquisando na internet encontrei este tema que me chamou muito a atenção. E achei alguns sites muito esclarecedores sobre o assunto que quero dividir com vocês.
Conceito:
“O conceito da educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, nos espaços educativos, quebrando a hierarquia na distribuição
do saber,
justamente pelo reconhecimento de que todos as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função.

Em resumo, a educomunicação tem como meta construir a cidadania, a partir do pressuposto básico do exercício do direito de todos à expressão e à comunicação.“

http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/

O  Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, publica cartilhas educativas  interessantíssimas, de grande valor educativo. Leia um pouco desse exelente trabalho aqui no blog e depois acesse o site: http://www.institutoverde.com.br/ para saber mais.

Educomunicação para Coletivos Educadores
por Rachel Trajber

Na segunda metade do século, com  a expansão dos meios de comunicação, pedagogos se preocupando com e como defender nossos filhos do impacto negativo dos meios de comunicação trabalharam na leitura crítica da mídia.
Ao mesmo tempo, a educação popular inspirada em Paulo Freire considerava a comunicação como fundamental para a co-participação dos sujeitos no ato de conhecer. É nesse sentido freireano, que a Comunicação Socioambiental se insere como uma das estratégias propostas na dimensão difusa dos Coletivos Educadores, envolvendo a universalização do direito  a comunicação , a produção
descentralizada de materiais e a campanhas educacionais como expressão dos conhecimentos locais, a gestão participativa dos meios com a finalidade educacional e de enraizamento das Políticas Públicas de EducaçãoAmbiental.

terça-feira, 6 de julho de 2010

O USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS NO APRENDIZADO VIRTUAL


Celulares e smartphones com acesso à internet já são uma base importante para o ensino a distância. O fato de estarem à mão é uma vantagem muito grande para não ser aproveitada

Por que dispositivos móveis para a aprendizagem?


Hoje os dispositivos móveis são úteis para a educação, administração, organização e material didático e também como ferramentas de apoio à aprendizagem.

Alguns benefícios que podemos destacar do m-learning:
Os alunos podem interagir uns com os outros;
Conforto: facilidade de acomodação para o aprendiz e para o tutor em qualquer ambiente, deixando de lado pesos como papéis, apostilas e notebooks;
Segundo estudos, a utilização de canetas ou touchs otimiza as leituras;
O compartilhamento quase instantâneo através de redes sem fio (Bluetooth) ou até PDA, de trabalhos entre os envolvidos – estudantes, profissionais e tutores – através de envio de e-mail ou edição de conteúdos (cortar, copiar e colar texto).
Estes dispositivos trazem interatividade para estudantes menos interessados em estudar, pois os conteúdos podem ser vistos em consoles de games com Playstation ou mesmo Nintendo DS (e podem até ser formato de games);
Possibilidade de consultas de informações e relatórios diversos de forma online ou offline
 
http://webinsider.uol.com.br/2010/06/24/o-uso-de-tecnologias-moveis-no-aprendizado-virtual/

JOGOS PEDAGÓGICOS




Importante site com jogos pedagógicos muito interessantes para desenvolver o conhecimento dos alunos nas diversas disciplinas


"Constelações" [ Pontuações ]
"Raças de Cães"
"Parques Nacionais de Angola" [ Pontuações ]
"Energias alternativas" [ Pontuações ]
"Mudança climática e efeito estufa" [ Pontuações ]
"Ordem dos seres vivos" [ Pontuações ]
"Frutas" [ Pontuações ]
"Animais" [ Pontuações ]
"Tubarões" [ Pontuações ]
"Árvores Galegas e as suas Folhas" [ Pontuações ]
Todas as Pontuações Natureza
Ainda o(s) Jogo(s) : (20 Perguntas ao acaso)

Jogo Iniciantes
Jogo Experientes
Jogo Especialistas
http://www.agal-gz.org/planeta/front/?step=2&univers=16

sexta-feira, 2 de julho de 2010

BIBLIOTECAS VIRTUAIS




As Bibliotecas Virtuais são coleções organizadas de documentos eletrônicos, onde cada fonte de informação possui dois atributos relacionados: os relativos ao seu conteúdo e os que identificam de forma descritiva o documento.


A Biblioteca Virtual é uma ferramenta de pesquisa de sites educacionais, do Brasil e do exterior. É voltada a pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos. (Avantis)


Busque livros na maior rede de sebos do Brasil.
Reunindo virtualmente os acervos de 1.749 sebos e livreiros, de 312 cidades, a Estante Virtual é a sua chance de encontrar sempre o livro que você procura. E por um preço que você pode pagar! Chega de bater pernas atrás de livros que você nunca acha, chega de levar para casa um livro que não era exatamente aquele que você queria. E não é só! Todos os leitores cadastrados têm à disposição sua própria estante virtual, para vender livros do seu acervo pessoal para uma comunidade com milhares de leitores de todo o Brasil e de diversos outros países.
http://www.estantevirtual.com.br/


Portal CAPES:
Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 15.475 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.
http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp

CURSO DE INGLÊS

Você acredita que em apenas um minuto poderá aprender até 400 palavras em inglês? Eu duvidei e fui conferir...

Faça como eu certifique-se, clique aqui: http://www.limeirajovem.com.br/home/cursos-gratis/59-cursos-gratis/13-aprenda-400-palavras-em-ingles-em-1-minuto.html