sábado, 17 de julho de 2010

Projeto pedagógico: educação para a cidadania.

Em tempos de eleições ouvimos sempre notícias de corrupções e tantas coisas negativas contra este ou aquele candidato. Num país tão maravilhoso como o nosso Brasil  poderíamos viver de maneira diferente, com justiça social para todos e não apenas para uma minoria, como vimos assistindo até hoje.
Temos um povo trabalhador e honesto mas que ainda não conhece os seus direitos e deveres. Por isso ficamos à mercê de poucos que se aproveitam da ignorância das massas para seus próprios interesses sem se preocupar com as necessidades dos desfavorecidos desta terra. Lembrei de algumas citações como:

 "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

"Mudar é difícil, mas é possível." Paulo Freire

“Não há vida sem correção, sem retificação.” Paulo Freire


 "A leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de 'escrevê-lo' ou 'reescrevê-lo', quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente". Paulo Freire


""Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso". ( Albert Einstein )


Encontrei no site Transparência Brasil uma cartilha eletrônica muito interessante para trabalhar com alunos e comunidade ( sim, e escola pode muito bem procurar utilizar seu espaço fisíco, laboratório de informática e trabalhar com pais e outras pessoas da comunidade esse projeto de cidadania) conceitos de uma democracia plena no desenvolvimento da ética cidadã. Cidadania começa na família a escola deve aprofundá-la. Maira

A cartilha eletrônica "Educação para a Cidadania", criada pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, é destinada a professores e alunos do ensino médio e aberta a todos que quiserem entender melhor o tempo presente e buscar novas formas de participação política, nos limites da democracia. A cartilha pode ser usada livremente, tanto pelo corpo docente quanto pelos estudantes, nas diversas disciplinas.


São quatro módulos de quatro aulas, agrupadas por temas afins, nas cores Vermelha, Azul, Verde e Amarela. A estrutura de cada aula obedece a um padrão comum. No quadro abaixo há uma sugestão de mapa de navegação intra-aula, porém as partes são independentes.

Você pode fazer o download de todo o curso ou de alguns módulos.  

Módulo Verde

As aulas deste módulo têm como conteúdo a Constituição Federal; a compreensão do Estado brasileiro, como República Federativa, organizada na forma de estado democrático de direito; a importância e as formas de participação política do cidadão e a democracia como forma histórica de governo.
AULA 1 - VOCÊ FAZ POLÍTICA
AULA 2 - MINHA PÁTRIA É MINHA LEI
AULA 3 - O PODER NAS MÃOS DE TODOS
AULA 4 - O ESTADO SOMOS NÓS

Módulo Azul
A primeira aula deste módulo trata da estruturação do poder público nos três níveis da Federação (União, Estado e Município). As outras três têm como conteúdo a organização e o funcionamento dos três poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo) responsáveis pelas funções estatais de legislar, julgar conflitos e executar políticas públicas.

AULA 1 - CADA MACACO NO SEU GALHO
AULA 2 - FAÇO, MAS NÃO SOZINHO
AULA 3 - LEI É COMIGO MESMO
AULA 4 - JUSTIÇA É NOSSO LEMA


Módulo Vermelho
As aulas deste módulo tratam dos partidos políticos, das organizações não governamentais, dos direitos e deveres políticos, das eleições e campanhas eleitorais e do controle direto do Estado pelo cidadão. Você compreenderá as formas de atuação política existentes numa democracia representativa e participativa.
AULA 1 - VIM, VI E VOTEI
AULA 2 - ESCOLHA A SUA TURMA
AULA 3 - TOME PARTIDO
AULA 4 - ONDE ESTÁ O DINHEIRO?


Módulo Amarelo
As aulas deste módulo tratam do papel da mídia numa sociedade democrática, da lei como instrumento de efetivação dos valores da democracia e da cidadania, dos direitos humanos e de sua importância na vida social, bem como da prevalência dos direitos de todos sobre os privilégios de poucos.
AULA 1 - LEGAL É SER CIDADÃO!
AULA 2 - SABE COM QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO?
AULA 3 - QUEM CALA CONSENTE
AULA 4 - NÃO ENGULA GATO POR LEBRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário