quarta-feira, 7 de julho de 2010

EDUCOMUNICAÇÃO

Você sabe o que é Educomunicação?
Pesquisando na internet encontrei este tema que me chamou muito a atenção. E achei alguns sites muito esclarecedores sobre o assunto que quero dividir com vocês.
Conceito:
“O conceito da educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, nos espaços educativos, quebrando a hierarquia na distribuição
do saber,
justamente pelo reconhecimento de que todos as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função.

Em resumo, a educomunicação tem como meta construir a cidadania, a partir do pressuposto básico do exercício do direito de todos à expressão e à comunicação.“

http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/

O  Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, publica cartilhas educativas  interessantíssimas, de grande valor educativo. Leia um pouco desse exelente trabalho aqui no blog e depois acesse o site: http://www.institutoverde.com.br/ para saber mais.

Educomunicação para Coletivos Educadores
por Rachel Trajber

Na segunda metade do século, com  a expansão dos meios de comunicação, pedagogos se preocupando com e como defender nossos filhos do impacto negativo dos meios de comunicação trabalharam na leitura crítica da mídia.
Ao mesmo tempo, a educação popular inspirada em Paulo Freire considerava a comunicação como fundamental para a co-participação dos sujeitos no ato de conhecer. É nesse sentido freireano, que a Comunicação Socioambiental se insere como uma das estratégias propostas na dimensão difusa dos Coletivos Educadores, envolvendo a universalização do direito  a comunicação , a produção
descentralizada de materiais e a campanhas educacionais como expressão dos conhecimentos locais, a gestão participativa dos meios com a finalidade educacional e de enraizamento das Políticas Públicas de EducaçãoAmbiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário