quinta-feira, 22 de julho de 2010

Uma foto - texto não verbal -A leitura da imagem

Trabalhar textos não verbais com nossos alunos para desenvolver a percepção e oralidade.

Essa foto não necessita comentários, fala por sí...
Uma aula sobre meio ambiente que evolui para um projeto multidisciplinar...
A Pelican Brown é visto na praia de East Grand Terre Island ao longo da costa da Louisiana na quinta - feira, 3 de junho de 2010 . (Foto: AP / Charlie Riedel ) #

Longe de ser uma leitura mais simples do que o texto, a imagem também é uma forma de leitura que exige o desenvolvimento de certas habilidades específicas. E com a introdução das novas tecnologias na educação a imagem sendo uma forte aliada da transmissão da mensagem não pode passar despercebida pela escola.
A Revista TV Escola do mês de maio/junho 2010 publicou um projeto pedagógico premiado, de leitura da imagem que culmina com o envolvimento de diferentes mídias.


Revista TV Escola
O ABC da arte de ler a imagem

Qual é o valor de uma imagem dentro do processo educativo? Fotos,vídeos e ilustrações podem ser usados como suporte para as aulas?Especialistas afirmam que, sem dúvida , cabe à escola se aproximar do ritmo do mundo em que vivemos hoje, repleto de imagens, como as que proliferam na internet, na TV e até em aparelhos celulares. Da região metropolitana de Reci fe (PE), salta um exemplo de como a análise da informação visual pode entusiasmar alunos e professores e desdobrar-se em um projeto multifacetado.
Acesse e conheça o projeto aqui...

2 comentários:

  1. Olá professora Maira. Também retornaremos do recesso no dia 02 de agosto e então iniciaremos o trabalho: principais cidades, relevo, clima, hidrografia e vegetação do nosso estado são aspectos que trabalharemos, quem sabe fazemos um livro digital de cada estado com esses dados? O que achas? Algum outro tema que ache pertinente?

    Vamos conversando...
    beijos

    ResponderExcluir